3 passos para iniciar o gerenciamento remoto de obras
Saiba por onde começar e a importância de aplicar métodos inteligentes na documentação e acompanhamento das suas obras.
Isis Gonzaga
Escrito em 8 de abr. de 2021
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Gerenciar um projeto de obra é saber administrar todas as atividades e etapas da construção para que tudo ocorra de acordo com o que foi programado e para que as falhas sejam evitadas.
Por isso, desde o planejamento até a execução é preciso muita organização para que as tomadas de decisão sejam mais precisas e eficientes.
O processo de transformação digital traz mais possibilidades para as empresas do setor que necessitam de ferramentas que agilizem os trabalhos, principalmente voltadas para gestão de projetos e sistemas especializados nisso.
Plataformas de gerenciamento remoto surgem com o objetivo de aumentar a produtividade na construção a partir de soluções inteligentes.
A Construct IN, plataforma de documentação e acompanhamento remoto de obras, oferece um gerenciamento baseado em imagens 360° capaz de potencializar os resultados.
Além de tornar as visitas de obra à distância mais realistas e instantâneas, proporciona vantagens como histórico das obras, apontamentos integrados com a equipe, integrações com modelo BIM e muito mais.
A seguir, vamos mostrar as etapas essenciais para dar início aos processos de acompanhamento remoto de obras com a plataforma Construct IN.
Passo 1 - Fazer o cadastro
Por onde começar? Para aplicar o gerenciamento de projetos à distância com a plataforma Construct IN, é preciso alinhar os dados do usuário e, após a realização do cadastro no sistema, seguir para os próximos passos de configuração dos projetos e captura de imagens 360°
O setup inicial consiste em recolher informações como nome do projeto, área, imagem de capa, endereço, nome do responsável, enfim, dados básicos que ficam disponíveis na configuração de um projeto de obra. Esse formulário não interfere na usabilidade do sistema, mas garante que as características de cada projeto fiquem salvas para uma melhor identificação.
*Configuração do projeto*
Passo 2 - Inserir Projetos e/ou Implantação
Ao adicionar os projetos de uma obra, a Construct IN oferece algumas possibilidades de organizá-los no sistema. Vale lembrar que um projeto nada mais é do que um simples arquivo em PDF, o qual tem um papel fundamental para os processos de construção.
Quando se trata de obras menores, são usadas as plantas baixas. Já em casos de grandes obras, com muitos blocos ou subdivisões de áreas, é possível fazer implantação de setores, que está um nível acima e é o diferencial da plataforma.
Ao trabalhar em um grande empreendimento, com muitos setores envolvidos, o usuário da ferramenta consegue ter uma visualização dos seus projetos de uma forma muito mais organizada e eficiente a partir da delimitação dos setores e da precisão nos detalhes.
Dessa forma, dentro de cada setor se cria uma estrutura de plantas, de pavimentos ou conforme determinado projeto exigir.
Obras industriais são os principais focos para esse tipo de implantação. As obras da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por exemplo, exigem a organização por setores devido às áreas extensas e os diversos prédios. Assim como os projetos do Minha Casa Minha Vida, compostos por uma grande quantidade de torres.
Outro ponto a ser destacado quanto à funcionalidade de implantação é a possibilidade de ter pontos externos selecionados para a visualização e marcação para captura das imagens 360°. Com isso, também é possível criar os pontos para documentar a área externa e não apenas de dentro dos pavimentos.
De uma maneira geral, o processo é simples. O ponto forte da Construct IN está em atender obras de grande porte e conseguir organizá-las por setores dentro da plataforma, facilitando o acesso às plantas e permitindo mais possibilidades quanto à documentação e implantação.
*Implantação por setores*
Passo 3 - Captura das imagens
Após a configuração dos projetos e a determinação dos pontos a serem capturados, é possível começar o acompanhamento remoto das obras via imagens 360°. Certamente, a etapa de captura é mais fácil e rápida do que você imagina, podendo registrar até 350m² em apenas cinco minutos.
A captura dos ambientes no canteiro de obras é feita por meio de um smartphone com o aplicativo Construct IN Capture instalado e uma câmera 360º compatível, sem a necessidade de infraestrutura específica ou de conexão com a internet.
A câmera é posicionada sobre um bastão ou capacete onde o responsável pelas imagens vai caminhando pela obra e realiza as capturas conforme os pontos de captura no projeto. Vale destacar que, se for necessário, é possível inserir mais pontos durante a captura.
Ao final do percurso, as imagens são enviadas para a plataforma diretamente pelo app com suas respectivas localizações. Assim, possibilitando o acesso ao canteiro de obras no celular, notebook, tablet ou computador de qualquer lugar a qualquer hora.
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