5 desafios e soluções na padronização de lojas e cozinhas do Grupo Alife Nino
Diretora de engenharia do Grupo Alife Nino, revela como o grupo transforma os desafios em oportunidades na expansão de lojas com personalização e eficiência
Samy Queiroz
Escrito em 10 de mai. de 2024
•
Compartilhe nas redes
A gestão eficiente de Capex e o desafio de expansão constante são cruciais para empresas de varejo como a Alife Nino, que combina restaurantes e entretenimento para criar experiências únicas para seus clientes. A Diretora de Engenharia, Beatriz Mariane de Paula, revela em sua palestra na 9º Edição do Retail Expansion by Construct IN, como o grupo transforma desafios em oportunidades, equilibrando expansão rápida com personalização e eficiência.
Beatriz, que começou como coordenadora e agora é diretora de engenharia do grupo, falou sobre as estratégias para a gestão das obras de expansão e os obstáculos superados desde a fusão dos grupos Alife e Família Nino em 2021.
Crescimento e Expansão
O Grupo Alife Nino tem expandido, nos últimos 3 anos, passaram de 25 para 47 lojas. Com novos planos e aquisições em vista, eles querem acelerar esse processo chegando a 87 unidades até o final de 2024.
No setor de bares, o grupo se destaca por possuir marcas conhecidas como Tatu Bola, Eu Tu Eles, Boa Praça, A Toca do Tatu e Tatuzinho e de restaurantes, reúne marcas premiadas na gastronomia brasileira, como o Nino, Da Marino, Giulietta, Ninetto Cuccina, dentre muitos outros.
Focando em projetos altamente personalizados para cada loja, o grupo vinha enfrentando desafios para conseguir escalar o volume de obras para abertura de novas unidades. Esta estratégia permitia que cada espaço refletisse uma identidade única, mas também resultava em custos significativamente mais altos por unidade devido à falta de padronização de construção e design.
Agora, com planos de expansão mais arrojados, a empresa está reestruturando sua área de engenharia para dar conta da demanda dos novos projetos.
Desafios da Padronização
Um dos principais desafios enfrentados pelo Grupo Alife Nino na sua jornada de expansão, tem sido a padronização das lojas sem comprometer a autenticidade e a singularidade que cada restaurante oferece. A essência da marca reside em garantir que, apesar do crescimento e da replicação em várias localidades, cada estabelecimento mantenha um caráter distinto que reflita a cultura e o ambiente local.
Para abordar esse desafio, foi implementada uma estratégia de padronização flexível, que permite variações controladas na decoração e layout, de acordo com as particularidades de cada região.
Com esse objetivo, foram adotados critérios mais rigorosos para padronizar as lojas sem perder a essência de cada local. Definiram três tamanhos de lojas - pequeno, médio e grande - com especificações claras para metragem e capacidade de assentos, adaptadas às expectativas de vendas de cada unidade.
Uma outra mudança, inclui a padronização da lista de equipamentos e materiais utilizados, garantindo consistência e qualidade em toda a rede. Isso não apenas facilitou uma expansão mais rápida e eficiente, mas também reduziu os custos operacionais.
A nova abordagem assegura que todos os restaurantes sigam um padrão de qualidade e eficiência, enquanto retêm elementos únicos que os diferenciam. A colaboração contínua com designers e arquitetos é crucial para que cada novo espaço seja tanto uma representação da marca quanto um reflexo do seu entorno.
Por fim, o equilíbrio entre uniformidade e individualidade é fundamental para preservar a identidade da Alife Nino enquanto a rede continua a se expandir. Por meio dessa metodologia, o grupo consegue não só manter a autenticidade dos seus restaurantes, mas também fortalecer sua presença no mercado, oferecendo aos clientes uma experiência diferenciada em cada visita.
Inovação Tecnológica e Gestão Estratégica
Com as soluções da Construct IN, o grupo Alife Nino aprimorou significativamente o gerenciamento remoto. As ferramentas da plataforma facilitaram o acompanhamento das obras à distância, permitindo uma comparação efetiva entre as diversas fases do projeto, o que resultou em uma otimização dos recursos e na redução de custos.
Ela também melhorou a transparência na relação com os construtores terceirizados em diversas regiões, pois permite a documentação da execução da obra em 360º. Dessa forma, a equipe da engenharia do grupo que é responsável por fiscalizar e acompanhar o trabalho das construtoras, consegue ter uma visão real do estágio da obra à distância, reduzindo o número de viagens necessárias para o gerenciamento, além de reduções em retrabalhos e a identificação de problemas em fases iniciais.
“A Construct IN é um grande ganho para a gente. O gerenciamento remoto faz com que o nosso custo com passagem e deslocamento e até mesmo hora-homem seja muito menor. Conseguimos acompanhar a obra sem ter necessidade de viajar toda semana para o campo. É uma ferramenta que vem ajudando bastante na gestão como um todo.” destaca a Beatriz, diretora de engenharia do Grupo.
Visão de Futuro
Ao final, a executiva destaca a importância de uma visão inovadora e adaptativa para a expansão contínua, ressaltando o dinamismo do mercado de varejo. A Alife Nino, embora ainda em crescimento, almeja uma posição de destaque no mercado, valorizando cada etapa de sua evolução.
O case da Alife Nino ilustra como uma gestão eficaz, alinhada com a inovação e a sustentabilidade, pode transformar desafios em oportunidades de expansão e consolidação no mercado.
Assista ao bate-papo da Beatriz com o nosso CEO, Tales SIlva, e entenda um pouco mais sobre os desafios enfrentados e como do Grupo Alife Nivo resolvem de forma prática.
O evento Retail Expansion
O Retail Expansion é mais do que um evento, é uma rede colaborativa que tem como propósito impulsionar a eficiência, inovação, redução do Capex e a excelência nos setores de engenharia, manutenção e expansão de empresas de varejo e serviços.
Ao reunir executivos do ramo, buscamos discutir desafios, compartilhar boas práticas e explorar tendências, tudo em um ambiente propício para networking e troca de experiências.
A 9ª edição do Retail Expansion by Construct IN aconteceu no dia 20 de março, no State Innovation - São Paulo, reunindo diversos profissionais e executivos do setor de obras de empresas do varejo e em expansão.
Além da palestra do Grupo Alife Nino, o evento levou mais inovações com a participação da Proptech More.co, empresa que oferece planos de assinatura de imóveis modulares, eliminando a necessidade de capital para empreendedores e simplificando o processo de construção.
Como participar das próximas edições
Acesse o nosso site para participar! Clique aqui
Assine também a nossa Newsletter para receber informações dos eventos da Construct IN.
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases
Escrito por Samy Queiroz
Compartilhe nas redes
Mais posts como este
Categorias
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases