Como surgiram as imagens 360° e seus impactos na construção civil

Já parou para pensar na evolução das tecnologias e em como elas podem ser importantes para o mercado? Confira um breve histórico sobre as câmeras 360º.
Já parou para pensar na evolução das tecnologias e em como elas podem ser importantes para o mercado? Confira um breve histórico sobre as câmeras 360º.
Já parou para pensar na evolução das tecnologias e em como elas podem ser importantes para o mercado? Confira um breve histórico sobre as câmeras 360º.
Já parou para pensar na evolução das tecnologias e em como elas podem ser importantes para o mercado? Confira um breve histórico sobre as câmeras 360º.

Escrito por Isis Gonzaga

26 de out. de 2020

Não é de hoje que o hábito de capturar imagens faz parte do cotidiano das pessoas. Da mesma forma, a necessidade e a inquietude de tornar as técnicas ou os aparelhos cada vez mais modernos e multifuncionais também sempre estiveram presentes.

Se pararmos para pensar, a possibilidade de registrar algo ou um retrato de alguém vem desde o tempo da pintura, já que muitos termos e recursos que conhecemos nos dias atuais se originaram a partir da história de grandes pintores.

Pois bem, quando falamos de imagens 360º - principal ferramenta utilizada pela Construct IN -, nem imaginamos de onde surgiu tudo isso e qual a importância dessas transformações para a sociedade.

Ainda no século 18, o pintor inglês Robert Barker, em busca de uma reinvenção em suas representações visuais, inovou ao apresentar suas artes em uma superfície cilíndrica, possível de ser vista de dentro.

Foi assim um dos primeiros contatos com o termo ‘panorama’, que tornou as obras de arte ainda mais reais e semelhantes à capacidade do olho humano com uma visão em 360 graus. 

*O panorama de Londres - Robert Barker*

Ao longo do tempo, houve muitos avanços na questão de imagens panorâmicas até chegar ao que vemos hoje. A fotografia panorâmica pode ser definida como o  conjunto de inúmeras imagens tiradas de uma mesma câmera.

Parece simples, pois hoje em dia temos acesso de maneira muito mais fácil, tanto acopladas em dispositivos móveis, como também em câmeras exclusivas para este tipo de imagem, as quais estão se atualizando cada vez mais para apresentar uma tecnologia de ponta.  

*Primeira máquina capaz de tirar fotografias 360 graus*


Surgimento das câmeras 360°

O que não se sabe, muitas vezes, é que para alcançar a performance atual dessa técnica foi preciso diversas transformações, já que inicialmente eram realizadas a partir de versões impressas do próprio filme.

Baseado em alguns registros sobre a história da fotografia, pode-se dizer que o surgimento da câmera 360º aconteceu através do fotógrafo brasileiro Sebastião Carvalho Leme, em 1957. A ideia teria surgido da necessidade de registrar prédios localizados em três pontos distintos, logo, só uma imagem em 360 graus poderia abranger tudo.

Comprovada a possibilidade de fotografias que registrassem em um ângulo total, foi a partir da digitalização, da criação dos computadores e das otimizações de software que foi possível facilitar esse trabalho e torná-lo mais preciso e qualificado.


Avanços da tecnologia

Atualmente, existem diversas tecnologias capazes de integrar o mundo digital ao real, além de gerar oportunidades aos diferentes segmentos do mercado.

Na tentativa de criar uma comunicação mais assertiva, imersiva e conectada, ferramentas como as câmeras 360º aparecem como uma ótima opção de crescimento das empresas que buscam inovação, assim como uma alternativa nova e moderna de gravar e compartilhar informações.

Pode-se dizer que a digitalização e o aprimoramento de recursos tecnológicos passaram a fazer parte não só do mundo da arte ou do entretenimento, mas também dos negócios, ampliando as possibilidades de trabalho e a produtividade. 


Uso de câmeras 360° na construção civil

Depois de um breve histórico sobre imagens em 360º, conseguimos enxergar que a evolução tecnológica é importante em inúmeros aspectos. E é aí que começamos a falar da aplicação dessa tecnologia na indústria da construção civil, já que a otimização do tempo e o aumento da produtividade se faz muito necessária nos dias de hoje. 

E onde entra a Construct IN nisso? A plataforma permite um acompanhamento remoto das obras através da captação de imagens 360º.

Logo, ao aplicarmos as câmeras no mercado da construção civil, possibilitamos a imersão em determinados ambientes, integrando engenheiros, arquitetos, projetistas e todos profissionais envolvidos no projeto.

Mas nada disso flui sozinho. A comunicação eficaz acontece a partir da documentação por meio de imagens 360º conectadas a outras tecnologias e ferramentas, como a metodologia do BIM (Building Information Modeling).

Vale recapitular o real objetivo e poder das câmeras fotográficas, e até mesmo das próprias pinturas, de conseguir registrar determinadas situações ou informações importantes e possíveis de serem acessadas a qualquer momento.

Quando se trata de imagens 360º, a qualidade e os benefícios desses arquivos são ainda maiores, já que proporcionam uma visão muito mais ampla e detalhada, principalmente quando utilizadas em áreas até então isentas de tecnologias do tipo. 

Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia de captura em 360° da Construct IN.