Construção inteligente: 6 novidades da FEICON 2022

Formas de isopor, big data e realidade aumentada são algumas das soluções e sistemas construtivos que prometem revolucionar a construção civil.
Formas de isopor, big data e realidade aumentada são algumas das soluções e sistemas construtivos que prometem revolucionar a construção civil.
Formas de isopor, big data e realidade aumentada são algumas das soluções e sistemas construtivos que prometem revolucionar a construção civil.
Formas de isopor, big data e realidade aumentada são algumas das soluções e sistemas construtivos que prometem revolucionar a construção civil.

Escrito por Isis Gonzaga

12 de abr. de 2022

A FEICON 2022 foi a maior da história, reunindo cerca de 80 mil visitantes entre varejistas, atacadistas, distribuidores de materiais de construção, engenheiros, construtores, arquitetos e muito mais.

Foram mais de 700 marcas que trouxeram seus produtos, soluções e diversas oportunidades que possibilitam projetos cada vez mais eficientes, sustentáveis e econômicos.

Neste blog destacamos algumas novidades trazidas na feira que estão revolucionando a construção civil, como sistemas construtivos inovadores e soluções inteligentes para gestão de obras.

Boa leitura!

Formas plásticas para concreto

A Metro Modular Engenharia desenvolveu o sistema de formas plásticas Metro Modular para concreto, aplicada a qualquer tipologia construtiva.

O sistema de formas plásticas é produzido com resina plástica estrutural, de elevada resistência mecânica, com capacidade de suportar intempéries e o manuseio no canteiro de obra. O conjunto é enrijecido por componentes metálicos, o que lhe confere estabilidade e garante excelentes resultados quanto à precisão geométrica da estrutura e qualidade de superfície do concreto.

Segundo a empresa, o uso das formas plásticas é capaz de reduzir cerca de 80% do acúmulo de resíduos construtivos, evitando impactos ambientais, e gerando uma redução de cerca de 20% do custo final da obra.

Saiba mais no site oficial.


Formas de EPS para a construção

O sistema iForms proporciona inovação para a construção civil por meio de um design de formas inteligentes.

De acordo com a empresa, o ICF (Insulated Concret Forms), sistema que utiliza formas de EPS para a construção, torna a execução das obras mais sustentável, rápida e econômica, além de trazer outros benefícios como: alta eficiência térmica e acústica, redução de até 80% de madeiras e resíduos no canteiro, maior resistência estrutural e muito mais.

Trata-se de um sistema construtivo que permite maior agilidade, desempenho e redução no custo final de uma edificação e, conforme a iForms, pensando no mercado do Brasil.

Saiba mais no site oficial.


Plataforma para orçamento de obras

OrçaFascio é uma plataforma para o orçamento de obras que está transformando o mercado de orçamentação e acompanhamento de obras públicas e privadas.

A empresa afirma que essa solução foi desenvolvida para seguir os padrões e as normas do TCU (Tribunal de Contas da União), com detalhamento e precisão nos cálculos, e é considerado, pelos especialistas da área, um dos melhores softwares para concorrer a licitações públicas no Brasil.

Além de ser rápido e fácil de usar, o sistema conta com + de 20 bases de composição, incluindo SINAPI, SICRO e SBC, todas atualizadas de forma automática e sem custo adicional para o usuário. Dados da OrçaFascio indicam que mais de 3.000 usuários já economizaram 80% do tempo, tornando a engenharia de custos mais ágil e precisa.

Saiba mais no site oficial.


Aplicativo de realidade aumentada

Inbuilt é uma startup que tem como objetivo aumentar a percepção de valor do cliente sobre o produto imobiliário, trazendo a Realidade Aumentada como ferramenta de informação e aproximação do usuário com o imóvel.

Ela busca inserir construtoras e incorporadoras em novos patamares tecnológicos, implementando soluções inovadoras e com propósito para as equipes de obra, venda e compradores.

A partir disso, a empresa oferece soluções para cada área específica como:

  • Aplicativo Inbuilt GO para vendas;

  • Aplicativo Inbuilt VS para obras;

  • Aplicativo Inbuilt X e Entrega e Pós-venda.

Saiba mais no site oficial.


Big Data

Obra.ai foi fundada em 2019, com o nome de Urbanplan, combinando conhecimentos de tecnologia, arquitetura e construção civil. A solução oferece informações estratégicas para a equipe de inteligência e vendas, utilizando Big Data e Inteligência Artificial.

Seu sistema faz a mineração de atividades precedentes a projetos arquitetônicos, além de dados de projetos e acompanhamento de execuções de engenharia e construção civil.

Segundo a empresa, por meio de uma inteligência analítica aplicada nas informações coletadas, é possível filtrar os dados de acordo com os filtros mais importantes para o negócio de cada empresa.

Saiba mais no site oficial.


Soluções da Trutec

O ecossistema de inovação da Trutec fez sua primeira presença na Feicon 2022, apresentando as melhores soluções tecnológicas para gestão de obras. Foram elas:

Construct IN: Solução de documentação e gestão remota de obras por meio de imagens 360° que permite o acompanhamento do canteiro de obras a qualquer hora e lugar.

ConstruCode: Plataforma de inteligência integrada de obras que ajuda na redução de processos manuais nos canteiros com uso de QR Codes.

Agilean: Aplicativo de Gestão Integrada Lean que busca alavancar a produtividade e eficiência operacional de construtoras e incorporadoras.

Constrruflow: Plataforma de coordenação e inteligência de projetos que integra as equipes durante as fases de elaboração e compatibilização.

A Trutec tem como objetivo levar soluções tecnológicas para todas as etapas de obra, garantindo a eficiência e produtividade do início ao fim das edificações.

Saiba mais no site oficial.