Gestão remota: como os apontamentos auxiliam na comunicação das obras

Plataforma de gestão e documentação de obras garante mais transparência entre as equipes e evita retrabalhos durante a execução
Plataforma de gestão e documentação de obras garante mais transparência entre as equipes e evita retrabalhos durante a execução
Plataforma de gestão e documentação de obras garante mais transparência entre as equipes e evita retrabalhos durante a execução
Plataforma de gestão e documentação de obras garante mais transparência entre as equipes e evita retrabalhos durante a execução

Escrito por Isis Gonzaga

18 de mai. de 2021

Na construção civil, podemos observar uma quantidade significativa de informações geradas durante uma obra. Com isso, também é possível dizer que a troca dessas informações, dentro e fora dos canteiros de obra, tem um papel fundamental para a produtividade dos processos de planejamento e execução.

Ainda assim, uma das principais dificuldades de uma obra é a comunicação que, na maioria das vezes, apresenta falhas devido à falta de clareza e à descentralização dos dados.

O grande desafio está em garantir que os profissionais envolvidos no projeto tenham acesso aos dados cabíveis a cada um deles, pois influencia diretamente nos resultados, eficiência e segurança da construção.

Poucas coisas geram mais desperdício e custos desnecessários do que ter que refazer um trabalho que já havia sido concluído. No setor construtivo, por exemplo, isso acaba sendo um reflexo da falta de comunicação e sincronia entre o canteiro de obras e o escritório de projetos.

Diante desses desafios, muitas plataformas de gerenciamento remoto ganharam mais visibilidade no setor. Melhorar esse processo é um desafio que as empresas precisam ter como prioridade, pois garante mais produtividade e qualidade do serviço.

A Construct IN, portanto, garante mais transparência nas obras e uma melhor comunicação por meio de apontamentos dentro da própria plataforma. Através de imagens em 360º, a ferramenta permite visitas remotas às obras e o envio de instruções de forma clara e precisa.

Veja agora como a criação de apontamentos pode ajudar na produtividade das obras.

Como otimizar a comunicação nas obras

Um dos principais objetivos da Construct IN é solucionar problemas ligados à descentralização de informações e falta de transparência nas obras.

Além de otimizar a comunicação entre as áreas envolvidas, ela é capaz de conectar o escritório e o canteiro de obras por meio da documentação 360°, oferecendo diversas funcionalidades que garantem a eficiência do processo.

A possibilidade de fazer apontamentos dentro da própria plataforma, por exemplo, colabora para que a gestão e a troca de informações nas obras ocorram de forma mais ágil e eficaz. Essa funcionalidade permite anexar documentos, fazer comentários nas imagens, delegar tarefas e gerar relatórios de todas alterações e avanços de obra.

Na construção civil, é de extrema importância garantir que as informações cheguem de forma clara e objetiva para todos, evitando erros e possíveis retrabalhos. Por isso, necessita de processos e fluxos bem definidos.

As funções oferecidas pela Construct IN, portanto, fazem com que todos stakeholders tenham acesso aos apontamentos de forma integrada com a equipe, gerando colaboração entre engenheiros, projetistas, clientes e demais profissionais.

A plataforma, que tem como foco principal o acompanhamento de obra à distância com câmeras 360°, centraliza as informações e detalhes do projeto ao longo de todo o progresso da construção, além de disponibilizar relatórios de apontamentos.

Dessa forma, é possível agilizar a comunicação, acabar com a falta de transparência nos processos de obra e diminuir a necessidade de visitas presenciais, o que traz uma economia de tempo e dinheiro.

De acordo com Tales Silva, CEO da Construct IN, além de visualizar o local que foi feito o apontamento e as equipes responsáveis que foram marcadas naquele ponto, também há a possibilidade de classificar por prioridade e descrição do apontamento:

“Acaba virando como um task manager, onde a pessoa coloca uma data que aquele apontamento vai vencer, uma causa, a tipificação e uma disciplina envolvida no projeto”.

Como adicionar apontamentos


Benefícios dos apontamentos Construct IN

O potencial da plataforma em realizar apontamentos ganhou destaque entre os profissionais da LD Consulting, empresa de consultorias nas mais diversas áreas de Projeto, Planejamento, Pré-construção e Gestão de Obras.

Na visão de Fabrício Berger de Vargas, Engenheiro Civil e Consultor Lean da LD, a ferramenta funciona como grande aliada para o planejamento de médio prazo e controle de atividades, visto que é possível definir a pessoa responsável, uma data de término, as prioridades ou ainda apontar restrições que sejam vinculadas ao local e à imagem e outras marcações.

“Além disso, auxilia na questão de checklist de entrega final de obra, já que podemos criar apontamentos em todas pendências finais e vincular às pessoas que são responsáveis por realizar essa verificação”, acrescenta Fabrício.

Outra empresa que tem visto benefícios dessa funcionalidade foi a Timenow, especializada em consultoria e gestão de projetos. De acordo com Octávio Amaranto Magalhães, Head de Inovação e Comunicação na empresa, a transparência na comunicação e o fácil acesso às informações é um grande ganho para o time e para o bom funcionamento das atividades:

“As informações são transmitidas de forma mais clara e transparente, integradas ao software de gerenciamento de projetos da Timenow, o Time Connect, e conectando projetistas, clientes e equipes ao canteiro de obras, além de poder acessá-las pelo celular ou tablet a qualquer momento e lugar”.

Segundo ele, a possibilidade de realizar um acompanhamento remoto está entre os principais benefícios da plataforma. Para saber mais sobre como as soluções da Construct IN estão otimizando os processos da Timenow, baixe o case completo aqui.