Gestão remota: como os apontamentos auxiliam na comunicação das obras
Plataforma de gestão e documentação de obras garante mais transparência entre as equipes e evita retrabalhos durante a execução
Isis Gonzaga
Escrito em 18 de mai. de 2021
•
Compartilhe nas redes
Na construção civil, podemos observar uma quantidade significativa de informações geradas durante uma obra. Com isso, também é possível dizer que a troca dessas informações, dentro e fora dos canteiros de obra, tem um papel fundamental para a produtividade dos processos de planejamento e execução.
Ainda assim, uma das principais dificuldades de uma obra é a comunicação que, na maioria das vezes, apresenta falhas devido à falta de clareza e à descentralização dos dados.
O grande desafio está em garantir que os profissionais envolvidos no projeto tenham acesso aos dados cabíveis a cada um deles, pois influencia diretamente nos resultados, eficiência e segurança da construção.
Poucas coisas geram mais desperdício e custos desnecessários do que ter que refazer um trabalho que já havia sido concluído. No setor construtivo, por exemplo, isso acaba sendo um reflexo da falta de comunicação e sincronia entre o canteiro de obras e o escritório de projetos.
Diante desses desafios, muitas plataformas de gerenciamento remoto ganharam mais visibilidade no setor. Melhorar esse processo é um desafio que as empresas precisam ter como prioridade, pois garante mais produtividade e qualidade do serviço.
A Construct IN, portanto, garante mais transparência nas obras e uma melhor comunicação por meio de apontamentos dentro da própria plataforma. Através de imagens em 360º, a ferramenta permite visitas remotas às obras e o envio de instruções de forma clara e precisa.
Veja agora como a criação de apontamentos pode ajudar na produtividade das obras.
Como otimizar a comunicação nas obras
Um dos principais objetivos da Construct IN é solucionar problemas ligados à descentralização de informações e falta de transparência nas obras.
Além de otimizar a comunicação entre as áreas envolvidas, ela é capaz de conectar o escritório e o canteiro de obras por meio da documentação 360°, oferecendo diversas funcionalidades que garantem a eficiência do processo.
A possibilidade de fazer apontamentos dentro da própria plataforma, por exemplo, colabora para que a gestão e a troca de informações nas obras ocorram de forma mais ágil e eficaz. Essa funcionalidade permite anexar documentos, fazer comentários nas imagens, delegar tarefas e gerar relatórios de todas alterações e avanços de obra.
Na construção civil, é de extrema importância garantir que as informações cheguem de forma clara e objetiva para todos, evitando erros e possíveis retrabalhos. Por isso, necessita de processos e fluxos bem definidos.
As funções oferecidas pela Construct IN, portanto, fazem com que todos stakeholders tenham acesso aos apontamentos de forma integrada com a equipe, gerando colaboração entre engenheiros, projetistas, clientes e demais profissionais.
A plataforma, que tem como foco principal o acompanhamento de obra à distância com câmeras 360°, centraliza as informações e detalhes do projeto ao longo de todo o progresso da construção, além de disponibilizar relatórios de apontamentos.
Dessa forma, é possível agilizar a comunicação, acabar com a falta de transparência nos processos de obra e diminuir a necessidade de visitas presenciais, o que traz uma economia de tempo e dinheiro.
De acordo com Tales Silva, CEO da Construct IN, além de visualizar o local que foi feito o apontamento e as equipes responsáveis que foram marcadas naquele ponto, também há a possibilidade de classificar por prioridade e descrição do apontamento:
“Acaba virando como um task manager, onde a pessoa coloca uma data que aquele apontamento vai vencer, uma causa, a tipificação e uma disciplina envolvida no projeto”.
Como adicionar apontamentos
Benefícios dos apontamentos Construct IN
O potencial da plataforma em realizar apontamentos ganhou destaque entre os profissionais da LD Consulting, empresa de consultorias nas mais diversas áreas de Projeto, Planejamento, Pré-construção e Gestão de Obras.
Na visão de Fabrício Berger de Vargas, Engenheiro Civil e Consultor Lean da LD, a ferramenta funciona como grande aliada para o planejamento de médio prazo e controle de atividades, visto que é possível definir a pessoa responsável, uma data de término, as prioridades ou ainda apontar restrições que sejam vinculadas ao local e à imagem e outras marcações.
“Além disso, auxilia na questão de checklist de entrega final de obra, já que podemos criar apontamentos em todas pendências finais e vincular às pessoas que são responsáveis por realizar essa verificação”, acrescenta Fabrício.
Outra empresa que tem visto benefícios dessa funcionalidade foi a Timenow, especializada em consultoria e gestão de projetos. De acordo com Octávio Amaranto Magalhães, Head de Inovação e Comunicação na empresa, a transparência na comunicação e o fácil acesso às informações é um grande ganho para o time e para o bom funcionamento das atividades:
“As informações são transmitidas de forma mais clara e transparente, integradas ao software de gerenciamento de projetos da Timenow, o Time Connect, e conectando projetistas, clientes e equipes ao canteiro de obras, além de poder acessá-las pelo celular ou tablet a qualquer momento e lugar”.
Segundo ele, a possibilidade de realizar um acompanhamento remoto está entre os principais benefícios da plataforma. Para saber mais sobre como as soluções da Construct IN estão otimizando os processos da Timenow, baixe o case completo aqui.
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases
Escrito por Isis Gonzaga
Compartilhe nas redes
Mais posts como este
Categorias
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases