Nova funcionalidade: acompanhe os cronogramas de obra com a Construct IN

Agora você pode inserir o cronograma das obras dentro da plataforma, centralizando as informações mais relevantes em um único lugar.
Agora você pode inserir o cronograma das obras dentro da plataforma, centralizando as informações mais relevantes em um único lugar.
Agora você pode inserir o cronograma das obras dentro da plataforma, centralizando as informações mais relevantes em um único lugar.
Agora você pode inserir o cronograma das obras dentro da plataforma, centralizando as informações mais relevantes em um único lugar.

Escrito por Isis Gonzaga

16 de out. de 2023

A nova funcionalidade da Construct IN, lançada em outubro de 2023, é uma ferramenta de visualização e acompanhamento de cronograma, que promete facilitar ainda mais a gestão remota de obras em 360°.

Assim, é possível centralizar em uma única plataforma as informações mais relevantes do projeto, mantendo o controle sobre a obra a qualquer hora e lugar.

Com ela, os usuários podem visualizar o cronograma de obra, fazer medições, visualizar a Curva S do projeto, verificar quais atividades estão atrasadas, identificar as tarefas mais relevantes da semana e muito mais.

Como funciona o cronograma da Construct IN

Para inserir o cronograma na plataforma, é preciso gerar um arquivo em “.csv” compatível com o formato solicitado.

Mas não se preocupe! Caso o usuário trabalhe com o MS Project, é muito fácil exportar mapeando as colunas do arquivo no Project, para as colunas necessárias em um arquivo Excel. Confira aqui o passo a passo para exportar seu cronograma do MS Project.

Quando os cronogramas já são criados direto no Excel, basta fazer alguns ajustes para se adaptar ao modelo de envio da Construct IN. Clique aqui para saber mais detalhes de como configurar seu documento no Excel para importar na Construct IN.

Após finalizar esse processo, é só subir o cronograma na Construct IN e começar o acompanhamento da execução da obra direto na plataforma.

Outro destaque da funcionalidade é que, ao inserir o documento, o próprio sistema já calcula a Curva S do planejamento, que será exibida na tela de Resumo do Cronograma, conforme mostra a imagem abaixo.

Nessa tela, também encontram-se outras informações relevantes, como um resumo de quantas atividades estão Adiantadas, Em dia ou Atrasadas e quantas atividades já iniciaram, ainda estão para iniciar ou já foram finalizadas.

Na seção da Tabela, é possível visualizar a lista com todas as atividades do cronograma e realizar a medição dos avanços físicos da obra.

A porcentagem de avanço de cada atividade e as datas de início e fim de um atividade também podem ser inseridas. Veja o exemplo a seguir.

O sistema permite ainda filtrar o período que deseja visualizar, além de dar destaque somente às atividades de uma semana ou dias específicos. Isso facilita na hora de encontrar as informações que realmente importam na semana em questão.

Benefícios da integração com o cronograma

A funcionalidade de cronograma foi pensada para otimizar ainda mais a rotina dos profissionais envolvidos na gestão de obras. A seguir, confira as principais vantagens da ferramenta para a sua rotina e da sua empresa.

Centralização das informações

Com o cronograma integrado na própria plataforma Construct IN, é possível garantir que as informações mais relevantes do projeto estarão em uma única plataforma.

Assim, você economiza tempo ao procurar as informações que necessita sobre o andamento de sua obra. Ao consultar suas imagens na Construct IN, consegue, facilmente, identificar quais atividades estão atrasadas e necessitam de atenção.

Integração com o Viewer 360°

O grande diferencial dessa novidade é poder acompanhar o cronograma dentro do Viewer 360º da Construct IN, lado a lado com as imagens 360° da obra. No Viewer, estão as mesmas informações da tabela, com a possibilidade ainda de adicionar filtros pela data ou semana da imagem.

Dessa forma, você consegue, de maneira fácil e rápida, identificar as atividades mais críticas da semana e conferir se elas realmente avançaram de acordo com o que está registrado na medição ou se estão atrasadas.

Outra possibilidade é filtrar para encontrar rapidamente somente as atividades que estão previstas para acabar naquela semana, por exemplo. Tudo isso no mesmo ambiente, sem precisar alternar entre ferramentas.

Mais controle do andamento das atividades

Com a possibilidade de filtrar as atividades e poder visualizar a Curva S do projeto, fica mais fácil controlar a execução das obras e garantir que elas estejam sendo realizadas no tempo previsto e da forma correta.

Além de melhorar a visualização das tarefas que estão atrasadas, em andamento ou finalizadas, a ferramenta ajuda a tomar decisões de forma mais ágil e evitar atrasos no planejamento.

A plataforma Construct IN

A Construct IN é uma plataforma específica para o acompanhamento remoto de obras. Ela possibilita documentar a execução por meio de imagens 360º, de forma simples e organizada, além de outras funcionalidades que facilitam o dia a dia.

Além das construtoras e demais empresas de construção, a tecnologia 360º tem auxiliado redes de varejo com suas obras rápidas e de expansão, garantindo prazos apertados e orçamento previsto.

A funcionalidade do cronograma chegou para otimizar ainda mais esse processo de gerenciamento de obras à distância, dando mais transparência e agilidade.

Faça o teste gratuito da ferramenta de gestão e documentação de obras em 360° e descubra como ter mais produtividade em seus projetos.