Segurança do trabalho na construção: como otimizar em 80% por meio de fotos 360°

Empresa da construção civil aposta na tecnologia para engajar os trabalhadores no cumprimento das normas de segurança.
Empresa da construção civil aposta na tecnologia para engajar os trabalhadores no cumprimento das normas de segurança.
Empresa da construção civil aposta na tecnologia para engajar os trabalhadores no cumprimento das normas de segurança.
Empresa da construção civil aposta na tecnologia para engajar os trabalhadores no cumprimento das normas de segurança.

Escrito por Isis Gonzaga

18 de ago. de 2022

A construção de edifícios está entre os 5 setores econômicos com mais comunicações de acidente do Brasil, de acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Só em 2021, foram registradas 8,9 mil comunicações de acidentes de trabalho na área. Para reverter esse cenário, as construtoras têm apostado na tecnologia.

O que é segurança do trabalho em obras?

A segurança no trabalho na construção civil é um trabalho constante que exige o olhar atento e treinamentos recorrentes pela equipe responsável.

Algumas das principais medidas de segurança que devem ser tomadas nas obras, são:

  • Utilizar EPIs e EPCs no canteiro de obras da forma correta;

  • Seguir as Normas Regulamentadoras de segurança no trabalho;

  • Conscientizar toda equipe de trabalho, desde o profissional do campo até o responsável por fazer vistorias, sobre a importância do tema;

  • Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado;

  • Planejar estratégias de prevenção e controle das saúde e segurança nas obras;

  • Criar iniciativas dentro da empresa que motive funcionários a manter a segurança;

  • Apostar em tecnologias que ofereçam mais agilidade no controle de segurança do canteiro de obras.

Para que normas sejam cumpridas e novas soluções sejam usadas para auxiliar no controle de segurança, é preciso contar com a presença de profissionais especializados para fazerem as fiscalizações necessárias ou validarem qualquer nova medida aplicada.

Como usar tecnologia para a segurança das obras

Em paralelo às visitas técnicas dos profissionais de segurança do trabalho, algumas soluções inovadoras podem complementar as práticas já utilizadas e, assim, evitar possíveis problemas ou acidentes.

Neste blog, trouxemos um case real de como as câmeras 360° podem ser aplicadas na construção civil como suporte às medidas de segurança.

Case de sucesso LK2

A empresa LK2 utiliza a plataforma Construct IN para documentar e gerenciar suas obras em 360°, podendo acompanhar à distância cada evolução do projeto em execução.

Além de outros benefícios que a construtora obteve utilizando a ferramenta, ela também viu valor na possibilidade de utilizar as imagens 360° para monitorar a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras. Veja como.

Desafio

A LK2 tem como foco a realização de projetos com prazos especiais, de 30 a 90 dias, e possui muitas obras em andamento ao mesmo tempo. Por isso, uma das dificuldades é conseguir gerenciar a evolução de cada uma dessas obras com qualidade e segurança.

Além disso, a empresa tem um quadro de funcionários pequeno, contando com apenas um técnico de segurança, o que dificultava as visitas diárias em todos os canteiros com obras ativas.

Solução

Para aumentar o engajamento dos profissionais para manter a ordem no local de trabalho, foi criada uma metodologia em que as imagens 360° passaram a fazer parte do processo de controle de segurança.

“Já que tudo está sendo registrado, qualquer fator ao alcance das fotos podem servir como medida de segurança e alerta para melhorar determinadas questões”, ressalta Luciano.

A solução da Construct IN, portanto, começou a ser utilizada no “ranking de segurança” das obras da empresa, no qual as obras são avaliadas com base na visita presencial e nas imagens 360°.

Como funciona

Dessa forma, as obras da LK2 passaram a ganhar notas de acordo com seus desempenhos referente às normas de segurança e saúde.

O técnico de segurança do trabalho responsável pelas obras da LK2, Filipe Trindade, utiliza as imagens 360° como suporte, somando as notas da vistoria presencial com a da vistoria virtual, realizada na plataforma.

Ele visita cada obra uma vez por semana para fazer sua avaliação presencial. Nela, o técnico consegue fazer uma análise mais criteriosa como verificar a documentação de todos profissionais em campo, a área de vivência em que trabalham, entre outras.

No Construct IN, as vistorias também são feitas uma vez por semana, focando mais na avaliação de montagem de andaime, uso de EPIs, organização e limpeza das obras, trabalhos em altura, entre outros pontos itens de segurança.

“Na plataforma a gente consegue, por exemplo, ver que tem um funcionário descumprindo alguma norma ou que realizou a montagem do andaime de forma inadequada. Além disso, é possível conferir a questão de organização e limpeza da obra, que é um dos fatores que causam acidentes”, comenta Filipe.

Resultados

Na visão de Filipe, o ranking está possibilitando um engajamento maior das equipes. Com o uso da Construct IN, as obras melhoraram em 80% na questão de organização, de limpeza, de uso de EPIs e uniformes.

“Como as fotos chegam diariamente, quando tem alguma coisa mais gritante, a gente já toma as providências e orientações necessárias. Isso tem garantido uma melhora de 80% no cumprimento das normas relacionadas à questão de organização, limpeza, uso de EPIs e uniformes”, complementa.

Assim como na segurança das obras, essa tecnologia auxilia na comunicação entre as equipes, na redução de custos com retrabalhos, na otimização do tempo de trabalho e muito mais.

Conheça a Construct IN na prática e veja todos os benefícios e funcionalidades da plataforma de documentação e gestão de obras em 360°.

Clique aqui e teste gratuitamente!