5 fatores de sucesso do Grupo Nós para abertura de lojas da Oxxo e Shell Select

Durante a 3ª edição do Retail Expansion by Construct IN, time de engenharia fala sobre as boas práticas aplicadas no plano de expansão de centenas de obras..
Durante a 3ª edição do Retail Expansion by Construct IN, time de engenharia fala sobre as boas práticas aplicadas no plano de expansão de centenas de obras..
Durante a 3ª edição do Retail Expansion by Construct IN, time de engenharia fala sobre as boas práticas aplicadas no plano de expansão de centenas de obras..
Durante a 3ª edição do Retail Expansion by Construct IN, time de engenharia fala sobre as boas práticas aplicadas no plano de expansão de centenas de obras..

Escrito por Isis Gonzaga

13 de jul. de 2023

Entregar mais de 100 lojas em 3 meses é um desafio gigantesco que poucas empresas decidem enfrentar.

Com um plano de expansão competitivo e acelerado, o Grupo Nós, dono das marcas OXXO e Shell Select, vem encarando esse desafio e prova que é possível entregar um grande volume de obras dentro dos prazos estabelecidos com organização e dedicação, aliadas a novas tecnologias.

E foi sobre isso que a equipe de engenharia do Grupo Nós falou na 3ª edição do Retail Expansion by Construct IN, um evento exclusivo para profissionais do setor de obras e expansão, que aconteceu no dia 13 de junho, em São Paulo.

Durante o bate-papo, o time compartilhou os 5 fatores chave para o sucesso na entrega de suas obras.

Fatores chave para o sucesso das obras do Grupo Nós

Apesar dos desafios de ter muitas obras em andamento ao mesmo tempo, o Grupo Nós tem conseguido bons resultados em seus projetos de expansão, garantindo a qualidade e os prazos de centenas de lojas.

Além das tecnologias utilizadas em suas obras, existem outros fatores fundamentais para o bom andamento dos projetos. Descubra quais são eles e como auxiliaram na execução das obras da rede OXXO e da Shell Select.

Segurança psicológica:

Criar um ambiente colaborativo e seguro, onde todos colaboradores possam compartilhar opiniões, ideias, inovações, novos processos ou experiências distintas. É sobre deixar a equipe o mais confortável possível para que temas críticos sejam discutidos, as soluções encontradas e os avanços necessários aconteçam.

Investigação e Análise de ocorrência:

A empresa criou um processo que registra todos os incidentes de obra em uma ficha de Investigação e Análise de Ocorrência. Nela, qualquer incidente na obra é levantado e investigado por outras áreas parceiras com o intuito de entender quais fatores aconteceram para que chegasse em determinada situação. Depois de registrados e analisados, a equipe implementa novos processos e ou soluciona o problema encontrado.

Replicabilidade:

Outro fator um pouco mais técnico é a criação de cadernos, um documento de fácil aprendizado e interação que auxilia na hora de executar as obras no mesmo padrão. É como se fosse uma receita para que os novos fornecedores e as pessoas que estão se integrando no time possam ter na mão o que precisam para fazer uma loja Oxxo. O caderno é disseminado no momento que inicia uma obra e todas as construtoras têm acesso, podendo ser consultado a qualquer momento em caso de dúvidas.

Relação com fornecedores:

Um dos diferenciais do Grupo Nós é sua relação com os fornecedores, pois, na visão da companhia, eles também fazem parte da execução, contribuindo ativamente com todos os processos listados anteriormente e com o próximo tópico sobre o pacote de contratação. Além disso, a equipe de engenharia do grupo leva esse fornecedor para dentro da companhia, realiza conversas para alinhar processos e replicar as boas práticas em todas as obras.

Organização do pacote de obras:

Para ter maior previsibilidade e organização, a empresa passou a realizar a contratação de um pacote de obras mais ampliado com cada fornecedor. O contrato é fechado no início do ano e dá uma previsão mais clara para os fornecedores do número de obras que serão feitas durante o período, além de diminuir os processos de cotação e contratação ao longo do ano.


O evento Retail Expansion by Construct IN

A 3ª edição do Retail Expansion by Construct IN aconteceu no dia 13 de junho, no WeWork Nações Unidas - São Paulo (SP), com apoio da Trutec. Mais um encontro exclusivo para diretores, coordenadores e gestores do setor de obras de empresas em expansão de lojas.

Além da palestra com o Grupo Nós sobre sobre os desafios e as boas práticas da empresa para abrir centenas de novas lojas da OXXO e Shell Select, também teve a participação de startups parceiras, como a ConstruCode, que oferece um software de gestão e digitalização de documentos de obra.

Outros profissionais e empresas renomadas já passaram pelo Retail Expansion. Na edição anterior, o evento contou com a palestra de Lucas Carassato, Engenheiro Civil e Product Owner da Leroy Merlin, que falou sobre a implementação de novas tecnologias nos processos de manutenção e construção da rede varejista.

Para mais informações sobre as edições do Retail Expansion by Construct IN e outras novidades do setor de obras e expansão, assine nossa newsletter clicando aqui.