Agendamento de Captura: como otimizar a gestão interna da obra

Nova funcionalidade da Construct IN permite agendar e controlar quando e onde as capturas devem ocorrer no projeto de obra
Nova funcionalidade da Construct IN permite agendar e controlar quando e onde as capturas devem ocorrer no projeto de obra
Nova funcionalidade da Construct IN permite agendar e controlar quando e onde as capturas devem ocorrer no projeto de obra
Nova funcionalidade da Construct IN permite agendar e controlar quando e onde as capturas devem ocorrer no projeto de obra

Escrito por Isis Gonzaga

13 de mai. de 2021

Você já deve conhecer a Tecnologia de Captura 360°, suas vantagens para a construção civil e como a plataforma Construct IN se apropria desse recurso para realizar as capturas de obra por meio de câmeras 360°, de forma simples e rápida.

Mas vamos relembrar. Essa é uma solução inovadora que tem revolucionado a gestão de obras, permitindo o acompanhamento remoto dos projetos e, assim, reduzindo custos com deslocamentos até o canteiro e otimizando o tempo dos profissionais envolvidos.

Para melhorar ainda mais a experiência dos usuários da plataforma e tornar as capturas de imagens 360° mais recorrentes e organizadas no sistema, foi criada uma nova funcionalidade: agendamento de captura.

Agora, é possível marcar com antecedência quando, onde e por quem serão realizadas as capturas das imagens 360°. A seguir, veja como é fácil utilizar e os benefícios para a gestão interna de um projeto de obra.

Como funciona o agendamento de captura

Para iniciar o uso do agendamento de captura é muito simples. Após acessar a plataforma web e fazer login com usuário e senha, basta selecionar o projeto desejado na lista de projetos da plataforma e acompanhar os seguintes passos:

  1. Clicar no ícone de calendário, localizado na barra lateral esquerda;

  2. Selecionar o botão “Criar agendamento” no canto superior direito;

  3. Preencher o formulário que irá aparecer em popup com as informações do seu agendamento;

  4. No formulário, marcar os dias em que as capturas precisam ser realizadas, de forma recorrente ou única. Também é possível indicar um responsável, um horário e os locais que devem ser capturados;

  5. Após concluir essas etapas, as datas escolhidas irão aparecer marcadas no calendário e na lista localizada no lado esquerdo da tela.

Depois de ter o agendamento criado, a mágica passa acontecer para o profissional indicado, por meio do aplicativo Construct IN Capture. O responsável pelas capturas receberá notificações quando um agendamento estiver próximo, o que também pode ser configurado no próprio aplicativo.

As capturas agendadas aparecerão como pendentes no App, sinalizando que precisam ser realizadas em determinada data. Ao iniciar uma captura agendada, o aplicativo vai guiar a pessoa pelos locais a serem capturados.

Quando uma captura não puder ser realizada, o responsável pode enviar uma justificativa com todas as informações e motivos pelos quais não foi ou não será possível realizar a captura.

Por fim, as fotos são enviadas diretamente do aplicativo para a plataforma web ou mobile, podendo ser visualizadas a qualquer momento ou por qualquer membro da equipe que tenha acesso ao sistema. Cria-se, portanto, a base para a fiscalização e o acompanhamento de obras à distância.

É importante ressaltar que existe a possibilidade de editar um agendamento específico ou recorrente sempre que necessário.

Outro ponto a ser destacado é que ainda é possível realizar capturas sem a necessidade de um agendamento prévio. Para isso, o usuário do aplicativo Construct IN Capture precisa acessar o projeto e clicar em “Realizar uma captura livre”.

Vantagens

A nova funcionalidade pode ser aplicada em qualquer tipo de obra, mas tem uma usabilidade ainda maior quando se trata de projetos localizados em regiões distantes - pois exige um planejamento maior para deslocamento - e, principalmente, em obras maiores, que contêm muitos pontos de captura.

Dessa forma, a programação do calendário otimiza o trabalho do responsável pelas capturas e torna o processo mais produtivo.

O principal ganho, não só para o profissional que realiza as capturas como para a obra como um todo, é poder organizar essa atividade que é tão importante para o gerenciamento remoto das obras.

Além de auxiliar na coordenação, tendo em vista a possibilidade de acompanhar o que já foi capturado ou ainda está atrasado, ajuda a ter mais constância nas capturas.

Diante do grande número de pontos que, geralmente, uma obra apresenta, vale destacar também a capacidade da ferramenta de priorizar a captura daqueles que são mais relevantes para o andamento da obra ou para determinada etapa da execução.

Portanto, a nova função da plataforma surge para garantir uma gestão interna de obra mais organizada e eficiente.

E aí, gostou da novidade? Aproveite para se inscrever na nossa Newsletter e ficar por dentro de todas as funcionalidades e atualizações da Construct IN, além de receber as últimas notícias sobre construção civil.

Clique aqui para assinar a Newsletter!