Tecnologia de captura: o que é e quais as vantagens para a construção civil

Entenda como a plataforma Construct IN tem potencializado os resultados das obras por meio de imagens 360°.
Entenda como a plataforma Construct IN tem potencializado os resultados das obras por meio de imagens 360°.
Entenda como a plataforma Construct IN tem potencializado os resultados das obras por meio de imagens 360°.
Entenda como a plataforma Construct IN tem potencializado os resultados das obras por meio de imagens 360°.

Escrito por Isis Gonzaga

20 de abr. de 2021

Você já deve saber que o diferencial da plataforma Construct IN é proporcionar um acompanhamento remoto por meio de imagens 360°. No post 3 passos para iniciar o gerenciamento remoto de obras explicamos um pouco sobre como é feito o processo de configuração dos projetos e como são realizadas as capturas dos ambientes de obra com câmeras 360°.

Se ainda ficou alguma dúvida, fique ligado nesse post para que entenda os ganhos reais que a tecnologia de captura de imagens pode trazer para os processos de construção. Vamos mostrar como essa ferramenta da Construct IN pode otimizar o acompanhamento da sua obra de maneira simples e rápida.  

Sobre a tecnologia 

Com o avanço tecnológico, as possibilidades de capturar imagens, registrar momentos ou documentar alguma história vêm sendo otimizadas, trazendo cada vez mais qualidade e agilidade aos processos.

Além disso, devido ao desenvolvimento das tecnologias de captura, elas passaram a ser utilizadas como meios de informação, histórico e, principalmente, para fins profissionais, tornando-se essencial para ampliar as possibilidades de atuação e melhoria dos diversos setores do mercado, inclusive na construção civil.

Algumas ferramentas como drones, laser scanner 3D, câmeras 360°, realidade aumentada e outras capazes de capturar a realidade,  digitalizar e gerar dados, têm sido muito utilizadas para intensificar os trabalhos no canteiro de obra, facilitando a visualização e a documentação das etapas de execução. 

Isso mostra que, quando pensamos na captura de imagens para o setor da construção, as expectativas podem ir muito além do que as fotografias tiradas com câmeras tradicionais. Como é o caso da Construct IN, que utiliza câmeras 360° para gerar uma experiência melhor e mais produtiva.

A seguir você vai entender as vantagens e  como é muito simples realizar as capturas das imagens 360° com a plataforma.


Captura de imagens 360° nas obras

A tecnologia de captura está entre as principais funcionalidades da Construct IN, garantindo praticidade e eficiência na hora de realizar o processo. 

Para começar a captura, o primeiro passo é fazer o download do projeto que será capturado dentro do Construct IN Capture, ou como gostamos de chamá-lo: apenas Capture. Apesar de  não ser uma etapa obrigatória, isso agiliza muito visto que, geralmente, não há conexão de Internet nos locais de captura. 

Em seguida, basta conectar a câmera 360º compatível com o smartphone via wifi, o que torna a conexão rápida e fácil. Tendo os equipamentos conectados, é o momento de caminhar pelo canteiro para realizar as capturas nos pontos pré-definidos, as quais podem ser feitas sem a necessidade de estar conectado em alguma rede de Internet.

É importante lembrar ainda que, caso for necessário adicionar novos pontos durante a captura, também é possível adicioná-los diretamente pelo Capture. 

Após o término da captura, é só desconectar a câmera e enviar os arquivos  diretamente do aplicativo para o sistema da plataforma Construct IN, onde ficam armazenadas de maneira organizada. Nesse processo, é indicado que o upload das imagens seja feito com conexão a uma rede wi-fi, mas nada impede que seja realizado com uma rede 4G.

Por fim, todos os registros ficam disponíveis na plataforma, possibilitando que todos os agentes do projeto de obra tenham acesso às imagens capturadas do canteiro. Isso nada mais é do que a tecnologia de captura, junto com outros sistemas e funcionalidades, proporcionando uma nova forma de realizar o gerenciamento remoto das obras.

Vantagens da tecnologia 360° na construção

Em resumo, vimos que é preciso apenas um celular, uma câmera e alguns minutos do seu dia para ter o canteiro de obras digitalizado. E é aí que está a grande vantagem da Construct IN com a aplicação da tecnologia de captura, pois garante ótimos resultados de maneira muito ágil, podendo documentar até 350 m² em apenas 5 minutos.

O método utilizado na Construct IN possibilita um fácil acesso aos registros e uma imersão muito maior ao local de obra. A partir da captura de imagens em 360°, é possível verificar e comparar diferentes pontos da obra de forma detalhada e como se estivesse presente no ambiente da construção. 

Além da rapidez e da sensação de imersão, outro ponto que ganha destaque é a possibilidade de operar com essa tecnologia no modo offline, exigindo internet apenas na conexão dos dispositivos e no upload das imagens. A praticidade na operação tem como consequência  gerar mais produtividade e precisão para o acompanhamento das etapas construtivas.

Sistemas e equipamentos de captura e processamento de imagens já se tornaram alguns dos principais aliados durante os processos de construção, pois garantem uma abordagem muito mais atrativa dos apontamentos de obra.

Com a extração de dados em tempo real e por meio de algoritmos inteligentes é possível otimizar o trabalho e trazer mais produtividade e eficiência nas tomadas de decisão dos projetos de obra.

Continue acompanhando nosso blog para conhecer todas as funcionalidades Construct IN e conferir conteúdos sobre o universo de tecnologias para a construção civil. Clique aqui para assinar a nossa Newsletter e receber semanalmente as principais notícias do setor e as novidades da plataforma.

Quer conhecer outras tecnologias que estão impactando a construção? Não deixe de conferir o e-book "O Real Poder das Construtechs no Brasil".

Clique aqui para baixar!