Apontamentos Construct IN: otimize a comunicação nas obras com a nova versão

Atualização da funcionalidade permite integrar com Whatsapp, fazer comentários em áudio, inserir PDFs e imagens da obra rapidamente.
Atualização da funcionalidade permite integrar com Whatsapp, fazer comentários em áudio, inserir PDFs e imagens da obra rapidamente.
Atualização da funcionalidade permite integrar com Whatsapp, fazer comentários em áudio, inserir PDFs e imagens da obra rapidamente.
Atualização da funcionalidade permite integrar com Whatsapp, fazer comentários em áudio, inserir PDFs e imagens da obra rapidamente.

Escrito por Isis Gonzaga

21 de jul. de 2022

Uma das principais dificuldades encontradas durante a gestão de um projeto de obra é a comunicação e o acesso às informações.

Com os apontamentos , o software da Construct IN busca resolver esses problemas permitindo uma comunicação clara entre o canteiro de obras e os responsáveis pelo projeto.

A nova versão desse recurso, lançada em 20 de julho de 2022, promete oferecer uma experiência ainda melhor para os usuários.

Confira aqui a gravação do webinar de lançamento oficial dos Novos Apontamentos Construct IN!


O que são apontamentos?

Os apontamentos são anotações que podem ser feitas no sistema da Construct IN sobre o andamento da obra.

Com eles você facilita a criação de relatórios rápidos, podendo incluir fotos e comentários em áudio. Você pode usá-los para criar checklists de obra, fazer conferência de erros de execução, fiscalizar itens de segurança do trabalho e muito mais.

Nossa plataforma mantém o registro de todas as situações apontadas, facilitando o gerenciamento da obra e a criação de relatórios.

O que mudou?

Para otimizar a experiência dos usuários e, principalmente, dos profissionais do canteiro de obras, foram feitas melhorias que facilitam o uso, tornam mais rápida a criação de um apontamento e permitem a integração com outros canais de comunicação que já fazem parte da rotina.

Além de uma interface nova, está mais fácil e rápido de comunicar o que precisa com o uso de outros recursos como fotos, áudio e PDF.

A seguir, confira as principais funções que foram atualizadas.

Criação de apontamentos

A atualização permite aos usuários criar um apontamento sem estar dentro do 360° Viewer, direto da tela home do aplicativo, o que agiliza a experiência de quem está no campo.

Sempre que observar qualquer situação na obra, a pessoa que está caminhando no canteiro de obras já pode criar o apontamento.

“Ficou mais simples, a pessoa viu o problema, tira a foto, aponta em qual ambiente está e pronto. O que a gente fez foi elevar um pouco o nível e, a partir de agora, a funcionalidade permite criar um apontamento referenciado a um ponto e não a uma data específica de uma foto 360°”, explica Emilio Bier da área de Produto da Construct IN.

Para o time da Êxito Construtora, os apontamentos fazem parte da rotina, pois possibilita fazer checklists de obra, conferência de erros de execução e lembretes para trabalhos futuros.

Segundo a engenheira da empresa, Kêmely Macedo, com a nova versão ficou muito mais fácil criar apontamentos andando pela obra. “Agora mantemos todas essas informações centralizadas na plataforma Construct IN e temos o registro completo do andamento da obra”, afirma.

Áudio, PDF e fotos de celular

Outra grande novidade é que agora é possível anexar alguns tipos de documentos na hora de criar ou responder algum apontamento, como: áudios, fotos 2D e arquivos em PDF.

Na visão de Emilio, essa opção foi pensada de acordo com a necessidade em facilitar a criação de apontamentos.

“Quando o pessoal do campo estiver caminhando pela obra, por exemplo, vai poder mandar áudio como descrição ou como comentário do apontamento, sem precisar parar para escrever”, complementa.

Segundo a equipe da Nine Engenharia, a possibilidade de fazer descrições em áudio foi uma das atualizações que chamou a atenção.

“Também testamos fazer as descrições em áudio, o que agiliza o trabalho de quem está no canteiro”, destaca Julia Schmitz, sócia proprietária da empresa.

O mesmo serve para as outras novidades da atualização, como anexar imagens e documentos, que também colaboram para uma comunicação mais objetiva e assertiva.

Compartilhamento no WhatsApp

Agora, ficou ainda mais fácil compartilhar as informações da Construct IN com seus contatos e grupos do Whatsapp.

Os apontamentos ganharam um botão nativo para o compartilhamento das informações diretamente no aplicativo de mensagens.

Ao compartilhar, serão enviados os seguintes dados: o título, o local onde foi criado o apontamento, uma breve descrição e o link para a pessoa visualizar a mensagem completa no Construct IN.

Melhor visualização

Também foram feitas algumas alterações na apresentação dos apontamentos para simplificar e melhorar a visualização.

A nova versão se aproxima ao visual de um gestor de tarefas, trazendo as informações de forma mais organizada.

Primeiro é exibida uma lista e, ao clicar em um apontamento, ele é exibido em detalhes, como mostra a imagem acima.

Dessa forma, ficou ainda mais fácil acessar e encontrar as informações necessárias para uma gestão de obra ágil e eficiente.

Para a arquiteta Luísa Praun, da Mattos Arquitetura, essa atualização melhorou a gestão e visualização dos apontamentos. “Agora eles aparecem todos em uma mesma lista, separados por status, e isso deixou mais prático e interativo administrar e gerar relatórios semanais”, complementa.

Veja na imagem a seguir como ficou a interface no Construct IN Web.

De uma maneira geral, as novas operações vieram para contribuir no processo de documentação e gestão remota de obras em 360° que a plataforma oferece.

Conheça agora outras funcionalidades que estão transformando a construção civil.

Clique aqui para conferir!