Case Engeform: iniciativas de inovação para otimizar a gestão de obras

Especialista em BIM revela os desafios e as estratégias para implementar tecnologias na construção no Construct IN Talks
Especialista em BIM revela os desafios e as estratégias para implementar tecnologias na construção no Construct IN Talks
Especialista em BIM revela os desafios e as estratégias para implementar tecnologias na construção no Construct IN Talks
Especialista em BIM revela os desafios e as estratégias para implementar tecnologias na construção no Construct IN Talks

Escrito por Isis Gonzaga

12 de dez. de 2023

A implementação de novas tecnologias na construção civil é um desafio complexo e crucial para empresas como a Engeform Engenharia, uma das maiores construtoras do Brasil.

Durante a 3ª edição do evento Construct IN Talks, Gabriela Pierozan, Especialista em BIM da Engeform, compartilhou suas experiências sobre a jornada da empresa na gestão do conhecimento e implementação de novas tecnologias no canteiro de obras.

A arquiteta destacou ainda os desafios enfrentados e as estratégias adotadas para tornar o uso de ferramentas mais tangível e eficaz nos canteiros de obras. Confira a seguir os principais destaques da palestra.

Desafios e soluções da implementação de tecnologias 

Sabe-se que inovar em grandes empresas de engenharia é um processo longo, que exige muito planejamento, engajamento dos profissionais envolvidos e, acima de tudo, tempo para adaptação às mudanças culturais. 

Na Engeform não foi diferente, tendo em vista os diversos desafios enfrentados ao incorporar o BIM e outras tecnologias nos canteiros de obras. 

Durante sua palestra no Construct IN Talks, Gabriela Pierozan, destacou as principais barreiras durante esse processo de inovação e as medidas tomadas para solucioná-los:

Integração das ferramentas e sobreposição de recursos

São diversas ferramentas disponíveis no mercado e a própria Engeform já utilizava algumas em suas obras. Por isso, foi necessário fazer um mapeamento de processos e necessidades para entender quais soluções aplicar, as dores que atendem e como elas poderiam ser trabalhadas em conjunto. 

Além disso, foram feitas Provas de Conceito (POC) para validar as tecnologias e alinhamento entre as iniciativas internas para evitar conflitos de interesse entre as áreas envolvidas.

Engajamento do time

O engajamento dos times com as tecnologias aplicadas é um fator crucial para que todas as potencialidades dessas ferramentas sejam exploradas. 

Algumas rotinas foram aplicadas, portanto, com o objetivo de otimizar esse cenário e aumentar a usabilidade pelo time, como:

  • Agendas mensais: reúnem todas as obras que estão utilizando as ferramentas, e as pessoas que ficam dedicadas à gestão delas para fazer um report sobre resultados e usos dessas plataformas. 

  • Visitas às obras: ver como elas estão sendo aplicadas no canteiro de obras e como os profissionais envolvidos estão se adaptando.

Integração das partes envolvidas nos processos

Cada obra é um cenário distinto de projeto e procedimentos por parte do cliente e essa integração acaba sendo um desafio, visto que a Engeform possui suas boas práticas e precisa resguardar esses processos.

Uma ação que ajudou nisso foi o alinhamento com os clientes, projetistas e gerenciadores no início de cada obra para apresentar as rotinas, processos e ferramentas da empresa e, assim, validar a necessidade da participação de todos. 

Fomento da inovação 

Na busca por novas formas de fazer as coisas e de forma mais eficiente, a Engeform tem uma área totalmente voltada para inovação, investindo em diversas iniciativas internas para fomentar isso. Alguns exemplos são:  

  • Projeto Engenheirar

  • Embaixadores da Gestão do Conhecimento e Inovação

  • Transformação Digital

  • ProjectaBIM Engeform

  • Ranking de Inovação nas Obras

Essas ações têm como objetivo trazer inovações e melhorias aos processos de obra da empresa, incentivando a transformação digital e valorizando as iniciativas e projetos de sucesso.


Iniciativas de inovação da Engeform

Ao falar sobre as iniciativas da Engeform no Construct IN Talks, Gabriela destacou o processo de implementação da metodologia BIM nas obras, trazendo as experiências do fluxo do trabalho colaborativo e a integração entre plataformas.

Outra solução tecnológica apresentada foi a Construct IN, uma das plataformas utilizadas pela Engeform para gerenciar e documentar suas obras por meio de imagens 360°.

Essa tecnologia, que possibilita o acompanhamento remoto dos projetos, entrou para a empresa com o projeto Engenheirar, uma iniciativa interna que busca inovação para solucionar uma oportunidade de melhoria mapeada. 

Atualmente, a Construct IN é considerada uma ferramenta corporativa dentro da empresa, com cinco obras em andamento no sistema, além de outras já finalizadas. 


Case de sucesso Construct IN

Um dos cases de sucesso da empresa com o uso da plataforma para gerenciamento remoto das suas obras foi no projeto do Hospital Unimed Sorocaba, que rodou com todas as potencialidades da Construct IN, além da integração com outros softwares. 

Os principais resultados nessa obra com o uso da ferramenta foram:

  • Colaboração entre o parceiro de modelagem e o time de obra na 2ª etapa de desenvolvimento dos modelos as-built 

  • Conferência visual da execução dos escopos e extração de medidas 

  • Criação de apontamentos para registro e controle das informações validadas 

  • Registro do histórico da obra (administração contratual)

De acordo com Raquel Nishi, Gestora do Negócio na Engeform Engenharia na obra do Hospital Unimed Sorocaba, um exemplo claro dos benefícios da plataforma foi que a PAYERAS, escritório parceiro, nunca precisou visitar o local das obras para acompanhar o projeto.

“Todo acompanhamento da evolução física da obra foi feito pelo Construct IN, além de usarem para reportar os problemas ou dúvidas durante o processo”, complementa a gestora.

De uma maneira geral, essa tecnologia tem gerado uma economia significativa de tempo em atividades como medição de subempreiteiros e o acompanhamento do avanço físico das obras.

As idas aos canteiros de obras ficaram menos frequentes, reduzindo os custos com deslocamento e permitindo que todos os times, incluindo a diretoria, pudessem visualizar a evolução de forma remota. 

*Guilherme Losekann, Head de Relacionamento e Expansão da Prevision

Sobre o evento Construct IN Talks

A terceira edição do Construct IN Talks aconteceu no dia 08 de novembro, em São Paulo, reunindo diversos profissionais da construção civil que buscam por inovação e networking. 

Além da palestra da Engeform, teve apresentação de outras soluções tecnológicas que estão transformando o setor, trazendo mais agilidade e produtividade. 

A Prevision by Softplan, patrocinadora do evento, também esteve presente com uma palestra sobre Lean Construction. Guilherme Losekann, Head de Relacionamento e Expansão, abordou os impactos dessa metodologia na construção brasileira, seus benefícios e desafios.

Inscreva-se aqui na CIN News para receber no seu e-mail as principais novidades do setor e mais informações das próximas edições do evento.