Case ProjetaBIM: tecnologia 360° auxilia na comunicação e gestão à distância
Veja como a Construct IN foi capaz de otimizar o acompanhamento, a comunicação e os custos previstos no projeto realizado pela ProjetaBIM, em Sinop/MT.
Isis Gonzaga
Escrito em 30 de out. de 2020
•
Compartilhe nas redes
O cliente
A ProjetaBIM é uma empresa que busca reduzir as alterações onerosas e os atrasos imprevistos no cronograma de obras, possibilitando a antecipação de erros por meio da tecnologia BIM. Seus serviços incluem compatibilização BIM, planejamento 4D, modelagem BIM Executiva, extração de quantitativos, coordenação de projetos e medição 5D.
O desafio
A ProjetaBIM foi contratada para realizar o projeto e a coordenação de uma obra na cidade de Sinop/MT - a mais de 3000km de sua sede em Porto Alegre. Assim, o primeiro desafio do projeto foi a integração da comunicação entre equipes de projetistas, arquitetos e executores de obra.
Além disso, o alto custo envolvido no deslocamento e hospedagem dos arquitetos e engenheiros também se tornou um desafio frente ao orçamento previsto. Outra questão enfrentada era a capacidade de aprovar frentes de execução de trabalho com base na qualidade exigida em projeto.
Papel da Construct IN
A partir da comparação dos modelos BIM com as imagens registradas na obra, a Construct IN auxiliou em uma maior assertividade na execução dos projetos.
A ProjetaBIM também colocou todas as equipes envolvidas no projeto (arquitetura, engenharia, planejamento) dentro da nossa plataforma, possibilitando o acompanhamento da evolução da obra por meio de um tour virtual de onde estivessem.
Com isso, foi possível melhorar a comunicação entre as equipes e encaixar os custos de viagens e deslocamento dentro do orçamento previsto.
*Comparativo de projeto em BIM com a realidade da obra*
Resultados alcançados
Com a utilização da plataforma da Construct IN, os principais ganhos que a ProjetaBIM conseguiu em sua obra, realizada em Sinop, foram:
Melhor acompanhamento da obra pelas suas equipes;
Mais agilidade em mudanças de estratégias do cronograma e priorização de zonas de trabalho;
Relatórios mais precisos;
Redução dos custos de viagem e deslocamento;
Melhor comunicação entre as equipes.
“O principal ganho foi a comunicação com o escritório de Porto Alegre, tendo em vista que a obra estava locada em Mato Grosso. A partir dessa comunicação rápida, foi possível realizar tomadas de ação de maneira mais assertiva e efetiva”, afirma Guilherme Konzen, Engenheiro Civil da ProjetaBIM
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases
Escrito por Isis Gonzaga
Compartilhe nas redes
Mais posts como este
Categorias
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases