Digitalização do canteiro: como câmeras 360° podem auxiliar na gestão das obras

Tecnologia de captura da realidade torna as vistorias de obras mais práticas e eficientes, reduzindo em 50% os custos com deslocamentos.
Tecnologia de captura da realidade torna as vistorias de obras mais práticas e eficientes, reduzindo em 50% os custos com deslocamentos.
Tecnologia de captura da realidade torna as vistorias de obras mais práticas e eficientes, reduzindo em 50% os custos com deslocamentos.
Tecnologia de captura da realidade torna as vistorias de obras mais práticas e eficientes, reduzindo em 50% os custos com deslocamentos.

Escrito por Isis Gonzaga

19 de abr. de 2022

Você sabia que o sucesso de um projeto de Construção Civil depende de uma boa gestão do canteiro de obras?

Ele é um dos locais mais importantes de uma obra e precisa ser acompanhado de perto. Quando o seu planejamento é negligenciado, todo o modelo construtivo fica prejudicado.

O impacto é nítido: desperdício de materiais, atrasos na entrega, uso indevido de equipamentos, falhas na detecção de erros que geram retrabalho, custos elevados e fora do orçamento, acidentes de trabalho, perda de produtividade, entre outros.

Ninguém gostaria de passar por esses transtornos. Por isso, investir no planejamento do local da obra, tornando a gestão mais eficiente, reduzindo erros e aumentando a produtividade é fundamental. Mas como isso é possível?

É aí que entra o uso de câmeras para fazer registros fotográficos do canteiro de obras. Para saber como isso é possível e os benefícios dessa solução para otimizar a gestão de obras, confira o post a seguir.

Boa leitura!

Como melhorar a gestão do canteiro de obras

Um dos maiores desafios nas obras é fazer um planejamento com o objetivo de realizar as tarefas da melhor maneira possível, utilizando recursos (materiais e humanos) de forma consciente, garantindo que não se perca tempo e dinheiro com falhas nos processos.

Por isso, algumas medidas devem ser tomadas para que, durante a execução de um projeto, a gestão das atividades e evolução das obras ocorra de forma organizada e produtiva.

A tecnologia surge como aliada nesse processo, pois sua constante evolução permite que o setor da construção civil tenha ferramentas para garantir a eficiência do projeto na prática. Entre elas, está o uso de câmeras 360° para a documentação e gerenciamento remoto das obras.

Tornando sua obra mais eficiente com a Construct IN

A tecnologia utilizada pela Construct IN torna a gestão das obras muito mais eficiente e produtiva, além de trazer mais transparência ao canteiro de obras.

Por meio de imagens 360°, essa plataforma permite documentar e gerenciar o canteiro de obras remotamente.

Sua obra, a um clique de distância

A Construct IN é uma ferramenta única no mercado brasileiro que possibilita o acompanhamento de uma obra a qualquer hora e lugar, por meio de um celular, tablet ou computador.

A plataforma utiliza câmeras 360º para fazer os registros fotográficos do canteiro de obras e, assim, facilitar a visualização e o gerenciamento das obras à distância.

Dessa forma, todos os profissionais envolvidos em uma obra, quando autorizados, podem visitar virtualmente o canteiro de obras para fazer consultas e inspeções, otimizando a comunicação entre as equipes e reduzindo os custos com viagens e retrabalhos em obra.

Tecnologia 360°

Além de serem mais práticas e eficientes, quando comparadas aos equipamentos tradicionais, as câmeras 360° são capazes de capturar uma visão geral dos ambientes de obra, com mais qualidade e precisão das informações.

Ao registrar todos os pontos e direções ao mesmo tempo, é possível ter uma fotografia de um ângulo total do canteiro de obras, bastante similar à visão humana. Todas essas imagens ficam disponíveis na plataforma da Construct IN.

Para acessá-las, basta abrir a plataforma em um navegador ou aplicativo e clicar no ponto que deseja visualizar da planta baixa e, assim, começar a “andar” pelo local, como se fosse o Google Stret View das obras.

Qualquer apontamento ou comentário podem ser inseridos diretamente na imagem 360°, os quais são compartilhados com os envolvidos ou responsáveis por determinada atividade. Essa funcionalidade otimiza a comunicação e o fluxo de informações durante a execução do projeto.

Mas afinal, como são feitas as capturas das imagens 360°? O processo é muito simples. Basta abrir o aplicativo Construct IN Capture, conectar a câmera 360º ao smartphone e ir andando pela obra para fazer os registros dos pontos selecionados na planta. É possível registrar 350m² em 5 minutos e, ao final do percurso, as imagens são enviadas automaticamente para a plataforma.

Essa tecnologia de captura, portanto, quando pensada e integrada a outros sistemas e funcionalidades, proporciona uma nova forma de fazer o acompanhamento das obras à distância, muito mais imersiva e transparente.

Principais benefícios da gestão remota para a Construção Civil

Aplicar essa tecnologia no dia a dia do canteiro de obras gera benefícios diretos para o setor, garantindo o sucesso na gestão de múltiplos projetos. Aqui estão alguns deles:

  • Mais transparência na gestão das obras;

  • Melhor visualização do canteiro de obras por meio de imagens 360°;

  • Aumento da segurança para gestores e profissionais da construção;

  • Redução de 50% dos custos com deslocamentos e retrabalhos;

  • Informações centralizadas em um único lugar e comunicação otimizada;

  • Integração de todos stakeholders;

  • Redução no tempo das vistorias de obra em até 80%;

  • Resultados potencializados pelo aumento da produtividade e redução de erros.

Conclusão

O uso de câmeras 360° no canteiro de obras colabora para que um projeto seja executado de forma mais clara e objetiva, dentro do prazo e orçamento previstos no planejamento.

O gerenciamento remoto da Construct IN auxilia na gestão de ativos, trazendo mais produtividade nas atividades e rastreabilidade das informações, além de reduzir erros de execução e os custos com deslocamentos.

Empresas que utilizam a plataforma para documentar e gerenciar suas obras conseguem não só economizar, como também tornar o processo de construção mais produtivo.

Preencha o formulário e veja como funciona!