O papel do Estudo de Viabilidade Técnica e Legal (EVTL) para obras de expansão

Essencial para minimizar riscos no fechamento de contratos de imóveis para obras de expansão, o documento nem sempre é bem visto. Entenda o impacto do estudo

Bianca Mariani

Escrito em 25 de set. de 2024

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A construção de um empreendimento começa muito antes do primeiro tijolo no canteiro de obras. Antes da execução existe a etapa de planejamento, da qual fazem parte os processos de mapeamento de obtenção de alvarás e licenças, que precisam ser bem gerenciados para evitar multas, atrasos e interdições no projeto.

Entre eles está o Estudo de Viabilidade Técnica e Legal - ou EVTL - crucial para minimizar os riscos durante o projeto.

Neste artigo, você verá a importância da gestão estratégica de permits e os impactos que o EVTL têm dentro do processo de construção de lojas de varejo e expansão.

O que é o EVTL

Tema da 13ª edição do Retail Expansion by Construct IN, o painel sobre Gestão Estratégica de Permits trouxe um merecido enfoque ao EVTL, documento que visa garantir a viabilidade técnica, econômica e financeira de um projeto de construção. Na análise, são considerados aspectos como localização, características do terreno, infraestrutura, exigências legais, entre outros atributos que determinam o sucesso da execução.

O estudo assegura que o empreendimento está em conformidade com as normas e regulamentos de zoneamento antes de tomar a ação de iniciar a construção de fato, antecipando possíveis problemas e evitando riscos de embargos, atrasos, interdições e multas de valores exorbitantes.

De acordo com Leticia Lopes, Gerente de Legalizações do Grupo Pão de Açúcar, o documento é o “coração” de qualquer empresa em expansão: “Não dá para fechar um negócio se eu não tiver clareza do que tem naquele imóvel, do que eu posso fazer lá.”

Custo x Benefício

Outras áreas envolvidas no projeto podem não ver a elaboração de um documento extenso e complexo com bons olhos, principalmente pelo tempo de elaboração e exigir um custo alto para manter um responsável por cuidar dessa documentação. No entanto, a economia a longo prazo é muito maior, e é por isso que Letícia Lopes fala com Anelise Campoi, Especialista em Permits e Diretora da Acampoi Arquitetura e Consultoria, sobre como conscientizar as outras áreas da empresa sobre a importância de implementar o EVTL.

Um grande aliado na obtenção de credibilidade com outras áreas é coletar, analisar e exibir dados que reflitam a importância de se implementar o EVTL no seu projeto de expansão. “Quando levantamos as situações das lojas no GPA e analisamos as licenças que não eram mapeadas, tínhamos 54% das lojas com risco de interdição por não estarem com os alvarás regularizados. Em 2024, conseguimos reduzir para 0,9%, mostrando a economia através dos dados”, afirma Letícia. 

E se não implementar o EVTL? Entenda o que pode acontecer

O EVTL auxilia a dar clareza para as áreas da empresa, mas também para os parceiros estratégicos. Caso precise do serviço de uma construtora para executar a obra, esse estudo também é muito importante. Eduardo Aguiar, diretor da Fast Construtora, menciona que a falta do EVTL acarreta em retrabalhos e atrasos na entrega das obras.

“Isso gera um desgaste generalizado, tempo perdido e custo elevado que poderia ser evitado com a obtenção do EVTL”, analisa Eduardo. 

Caso as obras iniciem antes da obtenção do alvará,  pode acarretar em multa, atrasos por alterações não mapeadas e embargos dos empreendimentos, atrasando todo o planejamento de inauguração da loja e também o projeto de expansão da rede como um todo.

Como iniciar uma gestão estratégica de permits

Fazer uma gestão estratégica de permits no varejo envolve planejamento de alvarás e licenças, otimização de processos e mapeamento de riscos, tornando-se fundamental para que o projeto de expansão funcione dentro dos trâmites legais. 

A Gerente de Legalizações do GPA destaca que o mais importante é começar o quanto antes a fazer um mapeamento dos processos e iniciar a gestão estratégica dos permits. Assista ao vídeo sobre quais softwares podem ser utilizados para gerir todo esse processo.

Ao final, Anelise Campoi reforça: “quando entrei na área de alvarás, via muito excel, mas é bom hoje contar com o apoio de softwares para automatização, já que nessa área de permits as multas de acessibilidade, funcionamento são altas, além do risco de fechar o seu estabelecimento. Contar com o apoio de ferramentas gera uma economia de milhões em multas a longo prazo.”

O Retail Expansion

O Retail Expansion não é só um evento, mas sim uma comunidade que tem como objetivo colaborar para melhorar a eficiência e trazer inovação e excelência nos setores de engenharia, manutenção e expansão de empresas de varejo e serviços. 

Ao reunir executivos do ramo em eventos, criamos um ambiente de troca de experiências, cases de sucesso e uma oportunidade de networking para aqueles que participam.

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Escrito por Bianca Mariani

Escrito em 25 de set. de 2024

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