O que é gerenciamento remoto de obras

Conheça a tecnologia que está revolucionando a documentação e gestão das obras, permitindo o acompanhamento remoto dos projetos.
Conheça a tecnologia que está revolucionando a documentação e gestão das obras, permitindo o acompanhamento remoto dos projetos.
Conheça a tecnologia que está revolucionando a documentação e gestão das obras, permitindo o acompanhamento remoto dos projetos.
Conheça a tecnologia que está revolucionando a documentação e gestão das obras, permitindo o acompanhamento remoto dos projetos.

Escrito por Isis Gonzaga

7 de jul. de 2021

A transformação digital está avançando cada vez mais, atingindo setores tradicionais e culturalmente convencionais em seus processos, como a construção civil. Essa evolução tecnológica acelerou o surgimento de novas possibilidades de trabalho, muito mais produtivas e econômicas.

O gerenciamento remoto de obras é uma dessas inovações que está revolucionando o setor. Esse modelo de gestão diminui a necessidade de visitas presenciais aos canteiros, acelerando a identificação de erros e melhorando a eficiência das equipes.

Gerenciar uma obra nada mais é do que administrar todas as atividades e etapas da construção para que tudo ocorra de acordo com cronograma e dentro do orçamento, evitando falhas e garantindo tomadas de decisões mais precisas.

Tendo isso como uma prática necessária para a construção, essa nova funcionalidade surge para otimizar o processo e reduzir custos, além de proporcionar o acesso ao canteiro de obras em um clique.

Pode-se dizer que a tecnologia é uma forte aliada para tornar o acompanhamento de obras ainda mais eficiente. Tecnologias de captura de realidade, tem permitido que os resultados sejam potencializados e que, assim, seja possível fazer uma gestão remota de obras.

O gerenciamento remoto de obras

O gerenciamento remoto de obras permite acompanhar e fiscalizar a execução de obras a qualquer hora e lugar, sem precisar realizar todas as visitas ao canteiro de obras presencialmente.

Isso é possível a partir do uso de tecnologias que permitem uma visualização completa e totalmente digital. Um exemplo são as câmeras 360° utilizadas pela Construct IN, que possibilitam a captura de todos os ângulos da obra.

Com o uso dessa plataforma, todas as atividades e a evolução física da execução de obra podem ser acompanhadas virtualmente por meio de fotografias 360º e outras funcionalidades disponíveis na ferramenta. Dessa forma, ela garante mais transparência e agilidade nos processos de gestão e construção.

Recentemente, a startup ganhou destaque em uma matéria do Geração E do Jornal do Comércio por ser uma solução inovadora e que vem conquistando grandes clientes, como Gerdau, Braskem, Petz, Ambev, entre outras.


Uso de câmeras 360° no canteiro de obras

Por meio das imagens 360°, a plataforma proporciona uma experiência muito mais imersiva das obras, quando comparadas a fotografias tradicionais. Isso porque as câmeras 360° fornecem um ângulo e uma precisão maior nos detalhes da obra que auxiliam na hora de identificar problemas e definir soluções.

Com isso, as informações ficam muito mais visuais e fáceis de serem compartilhadas com todos agentes envolvidos em uma obra, centralizando a comunicação e tornando o processo mais transparente e produtivo.

Por consequência, a conexão entre o escritório e o canteiro de obras acontece de forma prática e ágil. As diversas funcionalidades que a ferramenta oferece, como apontamentos, geração de relatórios, integração com BIM, entre outras, também ajudam a otimizar a gestão.

Para conhecer mais sobre gerenciamento remoto de obras e as novas possibilidades para a indústria, baixe aqui um material completo sobre inovação e soluções que estão transformando o ecossistema da construção.

Aproveite também para assinar gratuitamente a nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades do setor e conteúdos exclusivos.

Clique aqui para assinar!