O que a construção civil pode aprender com as Metodologias Ágeis?

Veja como os princípios da cultura ágil podem ser adaptados para os processos e produtos da indústria construtiva.

Isis Gonzaga

Escrito em 9 de dez. de 2021

Compartilhe nas redes

O que é Metodologia Ágil

As metodologias ágeis são modelos de trabalho que surgiram no início do século XXI para garantir maior agilidade na entrega de valor aos clientes e stakeholders no desenvolvimento de softwares.

Uma de suas maiores contribuições foi fugir dos modelos tradicionais de gestão de projetos, como o cascata, muito aplicado, até hoje, na construção civil e em projetos de engenharia.

Dessa forma, adotando estratégias e frameworks de trabalho capazes de entregar as funcionalidades de um software aos poucos, para serem testadas, validadas e aperfeiçoadas o mais rápido possível, garantindo um fluxo contínuo de entregas ao cliente.

E é dessa maneira que a Construct IN tem desenvolvido seu software.

Cultura ágil e construção civil

Sabemos que esse setor da construção possui métodos e processos bem convencionais, o que acaba, muitas vezes, afastando essa área das metodologias ágeis e outras iniciativas inovadoras.

Porém, essa realidade vem mudando, empresas e profissionais da construção estão buscando novas formas de trabalhar e, assim, tornar o setor mais ágil e produtivo.

Em uma conversa com Pablo Acosta, Product Owner da Laçador Digital, foi possível entender mais sobre as metodologias de uma cultura ágil e qual a importância para uma empresa e o desenvolvimento de projetos.

Além de inspirar todo o time da Construct IN, o treinamento com Pablo fez refletir sobre o que a Construção Civil tem a aprender com as metodologias ágeis.

O que aprendemos

Identificamos que existem alguns princípios que podem ser adaptados aos projetos de arquitetura e engenharia, assim como outros produtos e serviços da indústria construtiva. Confira abaixo:

  • Converse com seus clientes. Quer melhorar seus resultados e ou vendas? Fale com seus clientes, entenda sua jornada, expectativas e no que vê valor. Dessa forma, é possível mapear e realizar as melhorias necessárias nos processos de sua organização.

  • Entrega de valor. Depois de entender o que seu cliente entende por valor, tenha em mente que tudo que não está focado em entregar isso a ele é desperdício e deve ser eliminado ou otimizado. Esse inclusive é um dos princípios do Lean Construction - metodologia de trabalho que vem ganhando espaço na construção civil brasileira.

  • Privilegie os Indivíduos e interações. Ficar preso aos processos e ferramentas, muitas vezes, atrapalham a comunicação e geram ruídos. Por esse motivo, privilegiar o contato e conversas com as pessoas para compreender suas demandas facilita o entendimento e a entrega de resultados. Isso não significa abandonar processos e ferramentas, mas garantir que o fluxo de informação não será quebrado por eles.

Logo, esses fundamentos, quando adaptados para a nossa realidade, podem fazer a diferença na construção civil.

Para receber mais conteúdos sobre construção civil e novidades da Construct IN, assine a nossa newsletter.

Clique aqui para assinar!

Escrito por Isis Gonzaga

Escrito em 9 de dez. de 2021

Escrito em 9 de dez. de 2021

Escrito em 9 de dez. de 2021

Escrito em 9 de dez. de 2021

Jornalista com expertise em Marketing de Conteúdo e Produto, transformando conhecimentos de copywriting em estratégias e lançamentos de sucesso.

Jornalista com expertise em Marketing de Conteúdo e Produto, transformando conhecimentos de copywriting em estratégias e lançamentos de sucesso.

Jornalista com expertise em Marketing de Conteúdo e Produto, transformando conhecimentos de copywriting em estratégias e lançamentos de sucesso.

Compartilhe nas redes

Mais posts como este