Construct IN Talks: processos e tecnologias inovadoras para gestão de obras

Evento promovido pela Construct IN reúne profissionais de construtoras e gerenciadoras para discutirem sobre inovação nas obras.
Evento promovido pela Construct IN reúne profissionais de construtoras e gerenciadoras para discutirem sobre inovação nas obras.
Evento promovido pela Construct IN reúne profissionais de construtoras e gerenciadoras para discutirem sobre inovação nas obras.
Evento promovido pela Construct IN reúne profissionais de construtoras e gerenciadoras para discutirem sobre inovação nas obras.

Escrito por Isis Gonzaga

22 de ago. de 2023

A indústria da construção civil está em constante transformação, impulsionada pela tecnologia e pela busca por processos mais eficientes.

No cenário de obras comerciais, industriais, institucionais e corporativas, inovações e otimizações desempenham um papel crucial na gestão e execução bem-sucedidas. Ainda assim, o setor tem muito o que evoluir quando o assunto é tecnologia nas obras.

E foi pensando em como fomentar a inovação na construção civil que a Construct IN, startup que oferece um software para gestão de obras em 360°, promoveu a primeira edição do Construct IN Talks, um evento exclusivo para gerenciadoras, construtoras e fornecedores de obras não residenciais.

A seguir, confira os principais destaques da primeira edição do encontro, que aconteceu no dia 16 de agosto de 2023, em São Paulo.

Construct IN Talks: conectando profissionais e ideias inovadoras

O Construct IN Talks é voltado para construtoras, gerenciadoras e fornecedores que trabalham com obras comerciais, industriais, institucionais ou corporativas, e que buscam por inovação em seus projetos.

Com o objetivo de auxiliar na evolução do setor, reúne profissionais que trabalham com obras não residenciais para compartilharem experiências, inovações e aprendizados.

Para tornar isso possível, busca trazer palestras de startups e empresas da construção civil com conteúdos e soluções exclusivas, além de proporcionar um momento de networking entre os participantes.

Case Tools Engenharia: tecnologia no gerenciamento de obras

A primeira edição do Construct IN Talks contou com a palestra principal do time da Tools Gerenciamento e Engenharia sobre tecnologia no gerenciamento de obras de ponta a ponta.

A fundadora da empresa, Fernanda Rossi, juntamente com os Sócios-Diretores Flavio Graziano e Rafael Trevisan, compartilharam os principais insights sobre iniciativas que têm gerado resultados positivos para a Tools.

O time apresentou as soluções inovadoras que utilizam em diferentes etapas da construção, tanto no pré-obra como na gestão da execução, e como fazem a integração e centralização dessas informações e tecnologias.

Para mostrar seus processos de organização na prática, compartilharam estratégias de gerenciamento de projeto e de obra que se dividem em 3 pilares fundamentais para cada fase:

Gerenciamento de projeto

  • Contratação assertiva: por meio de um vendor list com a classificação dos fornecedores, da emissão de cartas convite com objetivos e requisitos BIM e de um sistema de medição vinculado, considerando parâmetros BIM.

  • Planejamento estratégico: realização de reuniões de Kickoff, emissão de plano de execução BIM, elaboração de um cronograma detalhado de projetos e de um orçamento preliminar.

  • Uso de tecnologia: desenvolvimento de projetos em BIM, compatibilização 3D e comunicação colaborativa, além da digitalização da obra.

Gerenciamento de obra

  • Contratação assertiva: por meio de um vendor list com a classificação dos fornecedores, da emissão de cartas convite e personalização da EAP do projeto, além da equalização técnica-comercial.

  • Monitoramento e gestão: uso de ferramentas de gestão e suporte na tomada de decisão, e um trabalho colaborativo entre projetista, construtora e gerenciadora.

  • Uso tecnologia: o BIM também é aplicado na obra, digitalização dos canteiros de obras, Big Data e Power BI.

*Rafael Trevisan, Fernanda Rossi, Flavio Graziano e Tales Silva (CEO da Construct IN)


Case SuperViz: aumentando a produtividade no trabalho remoto

Buscando trazer ainda mais tecnologia e produtividade, Marcelo Franco, Diretor de Novos Negócios da SuperViz, foi o convidado para falar sobre processos e ferramentas que otimizam o trabalho remoto.

Sua palestra trouxe cases reais de como a solução da SuperViz viabiliza a colaboração e aumenta a produtividade nesse modelo, facilitando a comunicação e a coordenação entre equipes dispersas geograficamente.

Dessa forma, ela permite que projetos avancem de maneira eficiente de forma assíncrona e síncrona, auxiliando também na gestão remota de obras.

Construct IN: gestão remota de obras

O Diretor de Operações da Construct IN, Arthur Netto, também falou sobre a plataforma, que permite o gerenciamento de obras por meio de imagens 360° e a importância da centralização de informações durante a execução de um projeto.

Arthur apresentou ainda o protótipo da Inteligência Artificial da Construct IN capaz de transformar os dados imputados sobre a obra no sistema e nos apontamentos da plataforma em respostas de textos, como uma conversa em um aplicativo de mensagem.

O modelo estará disponível em breve para todos usuários, assim como outras novidades da plataforma que vão melhorar ainda mais na gestão e documentação das obras.

Para conhecer mais sobre a tecnologia e todas suas funcionalidades acesse aqui.

*Arthur Netto, Diretor de Operações da Construct IN

Faça parte da transformação

Sabemos que o futuro da construção civil está ligado à adoção contínua de tecnologias e práticas inovadoras. O evento, portanto, proporcionou muito networking, aprendizado e troca de ideias entre os participantes, buscando fomentar ainda mais a evolução do setor.

Se você é um profissional da área e trabalha com obras comerciais, industriais, institucionais ou corporativas, o Construct IN Talks é uma ótima oportunidade para expandir suas conexões e conhecimentos.

Faça parte dessa transformação e junte-se às gerenciadoras e construtoras mais inovadoras do Brasil. Clique aqui e garanta seu nome na lista de espera do próximo Construct IN Talks.