Atraso nas obras: principais causas e como evitar

Descubra como a tecnologia pode ajudar no cumprimento de prazos, evitando retrabalhos e demais problemas que afetam o cronograma das obras.
Descubra como a tecnologia pode ajudar no cumprimento de prazos, evitando retrabalhos e demais problemas que afetam o cronograma das obras.
Descubra como a tecnologia pode ajudar no cumprimento de prazos, evitando retrabalhos e demais problemas que afetam o cronograma das obras.
Descubra como a tecnologia pode ajudar no cumprimento de prazos, evitando retrabalhos e demais problemas que afetam o cronograma das obras.

Escrito por Arthur Netto

15 de set. de 2023

Atrasos em projetos de construção são uma realidade comum no Brasil. De acordo com algumas pesquisas, cerca de 95% dos empreendimentos imobiliários são entregues com atrasos no país.

Diversas tecnologias têm auxiliado na redução desse número. Esse, ainda assim, é um problema que exige atenção em todos os tipos de obra.

Para saber como solucionar esse desafio, ou ao menos amenizar, é preciso entender os fatores que causam os tão temidos atrasos na entrega dos projetos de obra. A seguir, listamos algumas causas desse problema.

Principais causas dos atrasos em obras

  • Falta de Planejamento: Muitos atrasos são causados pela falta de um planejamento adequado. Isso pode incluir a falta de um cronograma detalhado, a falta de coordenação entre diferentes equipes e a falta de um plano de contingência para lidar com imprevistos.

  • Problemas de comunicação: A comunicação ineficiente entre as equipes pode levar a mal-entendidos e atrasos. É importante garantir que todas as partes envolvidas estejam na mesma página em relação ao cronograma e às expectativas do projeto.

  • Retrabalhos: O retrabalho requer tempo adicional para corrigir erros ou defeitos, resultando em atrasos e custos extras de materiais e mão-de-obra. A falta de planejamento e uma comunicação eficiente entre os profissionais envolvidos podem causar ainda mais retrabalhos e falhas no cronograma da obra.

  • Falta de mão de obra: A falta de mão de obra adequada pode resultar em atrasos significativos. Isso pode ser causado por uma série de fatores, incluindo a falta de trabalhadores qualificados e a alta rotatividade de funcionários.

  • Problemas com fornecedores: Atrasos na entrega de materiais ou equipamentos podem ter um impacto significativo no cronograma de um projeto. É importante ter um plano de contingência para lidar com esses tipos de problemas.

  • Condições climáticas: Condições climáticas adversas podem causar atrasos significativos em projetos de construção. Embora não possamos controlar o clima, podemos planejar adequadamente para minimizar seu impacto.

A construção civil evoluiu muito com robôs capazes de ajudar nas obras e construções inteiras sendo feitas de forma industrial e pré-moldada. Mesmo assim, atrasos são constantes.

Com a evolução do setor houve também um aumento exponencial de dados, informações, regras e procedimentos que precisam ser seguidos. E hoje cada um deles fica em um software ou planilha diferente. Essa descentralização afeta o planejamento, a comunicação e a relação com os fornecedores.

A tecnologia, portanto, ainda é uma das soluções mais eficazes para diminuir atrasos indesejados, principalmente quando aplicada de forma estratégica, com base em planejamento e processos de organização bem estruturados.

Soluções para manter as obras dentro do prazo

O primeiro passo para garantir os prazos de uma obra é planejamento. Estabelecer um cronograma realista, que leve em consideração todos os aspectos do projeto, assim como contingências para possíveis atrasos, é parte fundamental do processo.

A comunicação entre as áreas envolvidas e o monitoramento constante do progresso da obra também são fatores essenciais para evitar possíveis atrasos, pois ajudam a resolver problemas com mais agilidade, antes que se tornem algo maior ou gere mais retrabalhos.

A Construct IN, plataforma de gestão e documentação de obras em 360°, tem auxiliado empresas de construção e varejo no acompanhamento da execução de projetos, na organização das informações, assim como na comunicação entre diferentes setores.

Essa tecnologia permite acompanhar o canteiro de obras de forma remota, centralizando os principais dados da obra em um único lugar, como as imagens 360° do canteiro, Relatórios Diários de Obra (RDO), checklists, apontamentos e muito mais.

Além de reduzir o número de viagens ao local da obra, a documentação 360° ajuda a identificar e solucionar problemas de forma rápida, sem ter que esperar visitas presenciais para encontrar erros ou tomar alguma decisão.

Dessa forma, é possível otimizar a troca de informações entre as equipes e com fornecedores, reduzir tempo e custos adicionais com retrabalhos, além tornar os processos mais ágeis, o que contribui para manter as obras dentro do cronograma estabelecido.

Preencha o formulário a seguir ganhe um teste gratuito da plataforma que está transformando o gerenciamento de obras.