Atraso nas obras: principais causas e como evitar
Descubra como a tecnologia pode ajudar no cumprimento de prazos, evitando retrabalhos e demais problemas que afetam o cronograma das obras.
Arthur Netto
Escrito em 15 de set. de 2023
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Atrasos em projetos de construção são uma realidade comum no Brasil. De acordo com algumas pesquisas, cerca de 95% dos empreendimentos imobiliários são entregues com atrasos no país.
Diversas tecnologias têm auxiliado na redução desse número. Esse, ainda assim, é um problema que exige atenção em todos os tipos de obra.
Para saber como solucionar esse desafio, ou ao menos amenizar, é preciso entender os fatores que causam os tão temidos atrasos na entrega dos projetos de obra. A seguir, listamos algumas causas desse problema.
Principais causas dos atrasos em obras
Falta de Planejamento: Muitos atrasos são causados pela falta de um planejamento adequado. Isso pode incluir a falta de um cronograma detalhado, a falta de coordenação entre diferentes equipes e a falta de um plano de contingência para lidar com imprevistos.
Problemas de comunicação: A comunicação ineficiente entre as equipes pode levar a mal-entendidos e atrasos. É importante garantir que todas as partes envolvidas estejam na mesma página em relação ao cronograma e às expectativas do projeto.
Retrabalhos: O retrabalho requer tempo adicional para corrigir erros ou defeitos, resultando em atrasos e custos extras de materiais e mão-de-obra. A falta de planejamento e uma comunicação eficiente entre os profissionais envolvidos podem causar ainda mais retrabalhos e falhas no cronograma da obra.
Falta de mão de obra: A falta de mão de obra adequada pode resultar em atrasos significativos. Isso pode ser causado por uma série de fatores, incluindo a falta de trabalhadores qualificados e a alta rotatividade de funcionários.
Problemas com fornecedores: Atrasos na entrega de materiais ou equipamentos podem ter um impacto significativo no cronograma de um projeto. É importante ter um plano de contingência para lidar com esses tipos de problemas.
Condições climáticas: Condições climáticas adversas podem causar atrasos significativos em projetos de construção. Embora não possamos controlar o clima, podemos planejar adequadamente para minimizar seu impacto.
A construção civil evoluiu muito com robôs capazes de ajudar nas obras e construções inteiras sendo feitas de forma industrial e pré-moldada. Mesmo assim, atrasos são constantes.
Com a evolução do setor houve também um aumento exponencial de dados, informações, regras e procedimentos que precisam ser seguidos. E hoje cada um deles fica em um software ou planilha diferente. Essa descentralização afeta o planejamento, a comunicação e a relação com os fornecedores.
A tecnologia, portanto, ainda é uma das soluções mais eficazes para diminuir atrasos indesejados, principalmente quando aplicada de forma estratégica, com base em planejamento e processos de organização bem estruturados.
Soluções para manter as obras dentro do prazo
O primeiro passo para garantir os prazos de uma obra é planejamento. Estabelecer um cronograma realista, que leve em consideração todos os aspectos do projeto, assim como contingências para possíveis atrasos, é parte fundamental do processo.
A comunicação entre as áreas envolvidas e o monitoramento constante do progresso da obra também são fatores essenciais para evitar possíveis atrasos, pois ajudam a resolver problemas com mais agilidade, antes que se tornem algo maior ou gere mais retrabalhos.
A Construct IN, plataforma de gestão e documentação de obras em 360°, tem auxiliado empresas de construção e varejo no acompanhamento da execução de projetos, na organização das informações, assim como na comunicação entre diferentes setores.
Essa tecnologia permite acompanhar o canteiro de obras de forma remota, centralizando os principais dados da obra em um único lugar, como as imagens 360° do canteiro, Relatórios Diários de Obra (RDO), checklists, apontamentos e muito mais.
Além de reduzir o número de viagens ao local da obra, a documentação 360° ajuda a identificar e solucionar problemas de forma rápida, sem ter que esperar visitas presenciais para encontrar erros ou tomar alguma decisão.
Dessa forma, é possível otimizar a troca de informações entre as equipes e com fornecedores, reduzir tempo e custos adicionais com retrabalhos, além tornar os processos mais ágeis, o que contribui para manter as obras dentro do cronograma estabelecido.
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