Gestão remota: o segredo da Petz para visitar obras diariamente

Petz revoluciona gestão de obras rápidas com plataforma digital e consegue gerenciar mais de 50 projetos por ano em diferentes regiões do Brasil.
Petz revoluciona gestão de obras rápidas com plataforma digital e consegue gerenciar mais de 50 projetos por ano em diferentes regiões do Brasil.
Petz revoluciona gestão de obras rápidas com plataforma digital e consegue gerenciar mais de 50 projetos por ano em diferentes regiões do Brasil.
Petz revoluciona gestão de obras rápidas com plataforma digital e consegue gerenciar mais de 50 projetos por ano em diferentes regiões do Brasil.

Escrito por Isis Gonzaga

6 de abr. de 2023

A Petz é a maior rede varejista do mercado pet no Brasil e, com seu projeto de expansão, tem como objetivo ser o melhor ecossistema do segmento até 2025.

Para atingir essa meta, a empresa enfrenta o desafio de gerenciar mais de 50 obras por ano, muitas delas feitas de forma simultânea, e em diferentes localidades do país, com prazos curtos e inegociáveis.

Os desafios da Petz para gerenciar as obras de suas lojas

As obras de varejo, em sua maioria, são complexas pela rapidez que evoluem e pela quantidade de itens ou processos padronizados, por isso, exigem muita atenção e agilidade na execução e gestão desses projetos.

Na Petz, essa realidade não é diferente, pois o tempo médio de suas obras é de 30 a 90 dias, sendo necessária a entrega das lojas dentro do prazo e orçamento previstos.

A rede varejista trabalha diretamente com as construtoras, sem nenhum intermediário, ou seja, sem contratar uma gerenciadora. Assim, a gestão é feita pela própria equipe, formada com pouco mais de 10 pessoas entre gerentes, analistas de obra, setor de qualidade, administração, entre outros.

Com uma equipe enxuta e centralizada em São Paulo, precisam acompanhar o andamento de dezenas de obras espalhadas pelo Brasil. Cerca de 47% das obras são fora do estado, impactando a produtividade dos profissionais que precisam se deslocar, além de gerar custos com viagens para outras regiões.

Diante dessa realidade, é possível afirmar que os principais desafios da Petz para gerenciar as obras de suas lojas são:

  • Descentralização da informação com dados e fotos de whatsapp ou email;

  • Relatórios e fotos da obra enviadas pelas construtoras que mostram apenas o que está bom;

  • Ter que esperar as visitas presenciais para identificar algum problema ou tomar alguma decisão;

  • Baixa produtividade da equipe devido ao tempo gasto pelos profissionais que visitam as obras presencialmente;

  • Muitos projetos em andamento para serem gerenciados por um time pequeno;

  • Custos adicionais com deslocamentos e retrabalhos;

  • Aditivos contratuais.

Como a tecnologia 360° auxiliou a Petz na gestão de obras

Para superar os obstáculos, a equipe de engenharia da Petz passou a utilizar a Construct IN, a plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360°.

Além de digitalizar seus processos e criar indicadores que garantem eficiência na gestão das obras, essa tecnologia permite ter uma visão completa do canteiro de forma remota, trazendo mais transparência e agilidade ao fazer as vistorias à distância.

Como funciona

A construtora contratada para executar os projetos da Petz fica responsável pelas capturas do canteiro de obras, as quais são feitas por meio de uma câmera 360° e o aplicativo da Construct IN específico para captura.

Após conectar à uma rede de internet, as imagens são enviadas automaticamente para o sistema, permitindo a visualização completa e organizada de todas as etapas da execução.

Além disso, a ferramenta possibilita que todos os envolvidos nos projetos da Petz, quando permitido, tenham acesso a essas imagens, podendo acompanhar a evolução física das obras ou até fazer apontamentos. Com isso, ela facilita a comunicação e o fluxo de informações dentro de uma única plataforma.

Resultados da Petz

Antes da implementação da Construct IN, a equipe de engenharia da Petz visitava algumas obras toda semana, outras a cada 10 ou 15 dias.

Com a plataforma, eles passaram a visitar as obras a cada 20 dias. Isso porque a tecnologia 360° para a gestão e documentação de suas obras tornou possível acompanhar remotamente e, assim, diminuir a periodicidade.

Outras áreas da empresa também utilizam a plataforma, como a equipe de Project Management Office (PMO) - setor responsável por garantir a manutenção dos padrões e gerenciamento dos projetos -, que organiza checklists de todas as áreas da empresa e consegue reduzir as visitas em 50%.

A Petz começou a usar a Construct IN em 2019, sendo o primeiro cliente no segmento de varejo da plataforma. Durante a pandemia, a plataforma foi fundamental para a gestão remota das obras, permitindo que a empresa gerenciasse as obras à distância sem perder a qualidade.

Os benefícios da gestão remota de obras em 360°

Além de reduzir o número de visitas ao canteiro de obras, a Construct IN trouxe diversos outros benefícios para o sucesso nos projetos de expansão da rede varejista, como:

Agilidade e eficiência

Com a possibilidade de acompanhar o que acontece nas obras à distância, a equipe de engenharia consegue ser mais eficaz na gestão dos projetos, podendo gerenciar mais obras simultâneas. Também permite tomar decisões de forma mais prática e ágil em determinadas situações.

“O engenheiro senta na frente do computador e consegue ter uma visão geral das 5 obras e tomar uma ação para qualquer desvio de percurso, porque tem informação praticamente todo dia. Diferente de antes, que precisava esperar o momento da visita para tomar qualquer decisão”, ressalta o gerente de obras da Petz, André Ortega.

Visão 360° da obra

Poder visualizar a obra de forma completa e organizada de tudo que acontece na obra, sem depender de fotos de whatsapp ou relatórios que não mostram a real situação da obra ou de determinada atividade.

“Antigamente as empresas só registravam aquilo que estava bom. Hoje, como tem que tirar foto de todos os pontos, a gente consegue ter uma visão 360° e acompanhar tudo que acontece”, relembra.

Redução de custos

Além de diminuir os custos com deslocamentos das visitas presenciais, ter o histórico completo das obras auxilia na análise de aditivos contratuais ao final da obra, ou até mesmo durante a execução para evitar algum erro e retrabalho.

“A gente consegue fazer a visita remota na plataforma, verificar o andamento da obra, se os materiais chegaram e também nos adicionais, a gente volta para ver como foi feito ou conferir alguma coisa. Então pra gente é importante e a gente exige das construtoras que as fotos sejam de todos ambientes e diárias”, afirma o gerente de obras.

Segundo André, a Construct IN tem sido uma ferramenta importante para a gestão das obras de expansão da Petz pelo Brasil e, por isso, já está sendo utilizada em 100% dos seus projetos:

“Muitas vezes, a gestão é praticamente toda remota e tem dado certo, temos entregado as obras dentro do prazo, custo e com qualidade e a ferramenta tem auxiliado bastante nisso”.

Para descobrir mais benefícios que a plataforma trouxe para a Petz, assista o vídeo case completo aqui.