Inovação na construção: desafios, soluções e resultados da HTB

Descubra como melhorar processos de gestão e execução de obras através de cases reais do Grupo HTB com a implementação de tecnologias e iniciativas inovadoras.
Descubra como melhorar processos de gestão e execução de obras através de cases reais do Grupo HTB com a implementação de tecnologias e iniciativas inovadoras.
Descubra como melhorar processos de gestão e execução de obras através de cases reais do Grupo HTB com a implementação de tecnologias e iniciativas inovadoras.
Descubra como melhorar processos de gestão e execução de obras através de cases reais do Grupo HTB com a implementação de tecnologias e iniciativas inovadoras.

Escrito por Isis Gonzaga

23 de out. de 2023

A inovação é uma peça fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Na construção civil, esse ainda é um desafio, mas já é possível encontrar bons exemplos de iniciativas inovadoras que estão transformando as atividades e a cultura do setor.

E esse foi o tema principal da 2ª edição do Construct IN Talks, que aconteceu no dia 14 de setembro, em São Paulo, proporcionando muito aprendizado e networking entre profissionais da indústria.

Para isso, o evento contou com a participação da Head de Inovação da HTB, Shirlei D’Amico, que apresentou cases reais da empresa de como melhorar os processos de gestão e execução de obras através da implementação eficaz de novas tecnologias.

A seguir, conheça as estratégias e ações implementadas pela área de inovação do Grupo HTB em seus processos e nas obras.

Estratégia de inovação no Grupo HTB

Com mais de 50 anos de atuação no mercado brasileiro, o Grupo HTB, de origem alemã, acumula vasta experiência nos mercados privados de edificações, industrial e infraestrutura e com atuação também nos demais países da América Latina.

A inovação está no DNA da empresa e, mais do que adotar tecnologias avançadas, é uma parte indispensável de sua cultura e estratégia de negócios.

Inovar é um processo longo e delicado, que exige muitas mudanças culturais e estratégicas. Mesmo com todos os desafios, o Grupo HTB estabeleceu uma área de inovação dedicada a promover essa transformação.

A estratégia envolve a integração da inovação em todas as etapas do processo de negócios da empresa, desde a prospecção de clientes até a fidelização deles.

Os quatro pilares da inovação no Grupo HTB

Para haver, de fato, uma transformação do setor ou de uma empresa específica, é preciso atuar de ponta a ponta com inovação.

No Grupo HTB, existe uma base estratégica que auxilia nesse processo e garante que os resultados sejam alcançados. A inovação, portanto, é sustentada por quatro pilares:

1. Cultura da inovação

A empresa reconhece que a inovação é impulsionada pelas pessoas, pois de nada adianta trazer toda tecnologia se elas não estiverem preparadas para isso. Por esse motivo, é importante preparar os colaboradores para haver a transformação.

São diversas ações que são trabalhadas nesse pilar para trazer a inovação e ela estar no dia a dia das equipes, acontecendo de forma orgânica dentro da empresa.

2. Gestão do conhecimento

Em um ambiente com tantas informações e atividades acontecendo, a empresa trabalha na gestão eficaz do conhecimento.

Isso envolve filtrar, organizar e disponibilizar informações internamente para garantir que todos os colaboradores tenham acesso ao conhecimento necessário para promover a inovação e, assim, ter uma melhor comunicação.

3. Marca do Grupo HTB

A inovação não é apenas uma transformação interna, é também uma oportunidade de destacar a empresa no mercado.

O Grupo HTB mostra seus esforços inovadores a fornecedores, clientes e todo o ecossistema, reforçando sua marca como inovadora nesses 57 anos de história.

4. Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) específico:

Este pilar concentra-se na pesquisa e desenvolvimento dos projetos, uso de tecnologias, melhorias de processos e análise de dados para impulsionar a inovação.

O Grupo HTB está comprometido em olhar para o futuro e se manter atualizado com as últimas tendências do setor.

Estrutura organizacional para inovação

A estrutura organizacional do Grupo HTB enfatiza que “inovação = pessoas”. Como visto no pilar da cultura da inovação, tudo vai acontecer se houver pessoas preparadas para tal transformação. Por isso, todos os colaboradores são considerados a base da inovação.

Não se espera que uma única equipe seja responsável por isso ou que as iniciativas sejam feitas de forma isolada por áreas. O setor de inovação da empresa atua como facilitador, mas quem de fato vai fazer acontecer são todos os colaboradores, sendo uma área estratégica composta por muitas pessoas.

Ações de inovação

O Grupo HTB adotou várias iniciativas concretas de inovação para impulsionar seu progresso. Entre elas estão:

Portal de inovação

A HTB criou um portal interno para centralizar materiais sobre inovação. Isso facilita o acesso e a disseminação de informações sobre ações de inovação dentro da empresa. Essa medida está bastante ligada ao pilar de gestão do conhecimento, que tem como objetivo otimizar a comunicação.

HTB Conecta

Um programa de inovação aberta, onde startups e fornecedores conseguem apresentar soluções para a empresa de forma dinâmica. Isso simplifica a comunicação e a seleção de ferramentas ou iniciativas inovadoras.

E-book interno

Os conteúdos do HTB Conecta são registrados também em um e-book digital, que é disponibilizado aos colaboradores. Assim, todos podem consultar as informações de forma mais simples e rápida.

HUB de soluções digitais

O HUB consiste na gestão de todas soluções e ferramentas digitais usadas pelo Grupo HTB para digitalização dos canteiros de obra, melhorando a eficiência operacional e facilitando a tomada de decisões informadas.

Gestão remota de obras: um case de sucesso

Um dos exemplos notáveis de inovação no Grupo HTB é a gestão remota de obras em 360° com a plataforma Construct IN.

Apesar dos desafios iniciais, a empresa começou a colher os benefícios, incluindo:

Gestão e documentação em 360°

As capturas semanais do canteiro de obras permitem que as equipes acompanhem o andamento da obra à distância, garantindo uma documentação completa dos projetos por meio de imagens 360º.

O que antes era feito através de milhares de fotos do celular de todos os ambientes, tendo que extrair, salvar e organizar manualmente os registros da obra, agora é feito de maneira automática e centralizada na plataforma, com fotos 360° organizadas de forma cronológica.

Economia de deslocamento

A gestão remota reduziu a necessidade de visitas físicas às obras, economizando tempo e recursos. Antes, o gestor da obra teria que ficar indo periodicamente nos canteiros e, com a plataforma de gestão de obras em 360º, ele só vai realmente quando precisa resolver algo técnico presencialmente, podendo acompanhar e fazer as reuniões online.

O mesmo se aplica a toda a diretoria corporativa que precisa fazer o acompanhamento e, agora, consegue fazer com a tecnologia da Construct IN.

Reuniões de avanço de obra

Outra aplicação da ferramenta é para realizar reuniões de avanço de obra mensais do Grupo HTB. O sistema permite ainda selecionar qualquer período da obra e fazer comparação entre diferentes datas.

Isso acaba engajando todos os profissionais e trazendo muito mais produtividade para o dia a dia das diferentes áreas envolvidas em um projeto.

Transparência com o cliente

A empresa pode fornecer informações atualizadas de forma rápida e eficaz, evitando o desgaste e melhorando o relacionamento com os clientes.

Além disso, a plataforma também está sendo utilizada para prova de entrega de ambiente para o cliente, principalmente quando se trata de retrofits, onde as entregas são feitas por etapas.

Integração de dados

A integração de sistemas facilitou o acesso e a análise de dados, contribuindo para uma tomada de decisão mais informada. Outras soluções do hub da HTB, além da Construct IN, são as plataformas da ConstruCode e Construflow.

Resultados

O Grupo HTB tem avançado muito quando o assunto é inovar. Antes dessas estratégias serem aplicadas, a taxa de digitalização da empresa era de 30%. Hoje, com todo trabalho desenvolvido, essa taxa já está em 70%.

Com uma cultura de inovação sólida, colaboradores engajados e iniciativas concretas, a empresa busca alcançar os 100% e um futuro cada vez mais inovador e digital para a construção civil.

O evento Construct IN Talks

O Construct IN Talks tem o objetivo de fomentar a inovação na construção civil, reunindo profissionais de construtoras e gerenciadoras que trabalham com obras comerciais, industriais, institucionais ou corporativas para discutir tendências do setor.

Na primeira edição, que aconteceu em agosto, o evento também trouxe como foco as tecnologias e processos para gestão de obras, através do case da Tools Engenharia.

Nesta 2ª edição do Construct IN Talks, que aconteceu no dia 14 de setembro, além do case do Grupo HTB, as startups LandApp, com uma solução focada no transporte da construção civil, e a ConstruCode, com uma plataforma para gestão automática de documentos, também completaram a programação de iniciativas inovadoras.

A próxima edição será em novembro, com participação especial da Engeform. Inscreva-se aqui na lista de espera do próximo evento para garantir a sua vaga e receber em primeira mão a programação completa.