Obras de varejo: fórmula secreta da Localiza para gerenciar projetos de expansão

Para ampliar o número de agências por todo país, empresa conta com a Construct IN no acompanhamento de dezenas de obras de forma simultânea

Isis Gonzaga

Escrito em 23 de mai. de 2023

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A Localiza é líder no mercado de aluguel de carros na América Latina e uma referência mundial no setor. Já são mais de 600 agências espalhadas por todo o Brasil e América do Sul, com expectativa de expandir ainda mais o número de lojas.

Para continuar crescendo, a empresa precisa investir em novos projetos de agências, e é aqui que surgem desafios comuns a outras empresas em processo de expansão: gerenciar muitas obras simultâneas, espalhadas por diferentes regiões, em prazos curtos e com diversos fornecedores envolvidos.

Neste blog, portanto, vamos falar sobre alguns dos principais desafios que empresas em expansão, de forma geral, enfrentam durante a gestão de suas obras rápidas e como a tecnologia pode ser uma forte aliada para a otimização desse processo.

Para mostrar como isso é possível, trouxemos o case da Localiza, que conseguiu ter melhores resultados em seus projetos com a gestão de obras por meio de imagens 360°. O conteúdo foi criado com base no webinar realizado com Stefan Zeller, gerente de engenharia e obras da Localiza, em nosso canal do Youtube.

5 desafios na gestão de obras de expansão

Quando falamos em obras de empresas em expansão, existem alguns pontos que caracterizam esse tipo de obra, como os cronogramas apertados, equipes pequenas de engenharia, grande quantidade de fornecedores envolvidos, número de obras em andamento ao mesmo tempo, itens padronizados, entre outros.

Essas e outras especificidades tornam o processo de construção e gestão dessas obras rápidas ainda mais complexo, gerando alguns desafios na rotina de trabalho. Confira quais são e como superá-los.

Prazos curtos e inegociáveis

Como as empresas precisam abrir novas lojas ou reformas com frequência, os prazos são sempre apertados e as equipes precisam trabalhar de forma muito eficiente para cumprir as datas estipuladas.

Gestão de custos

Devido à quantidade de fornecedores e prestadores de serviços envolvidos, é um desafio controlar os gastos e garantir que o projeto fique dentro do orçamento estabelecido. Em algumas situações, imprevistos e mudanças de última hora também podem gerar custos adicionais.

Deslocamentos

Como são muitas obras em andamento e, geralmente, espalhadas por diferentes regiões, é preciso um número maior de viagens para fazer as vistorias de campo. Isso acarreta em tempo improdutivo dos engenheiros e demais responsáveis pelas visitas presenciais, além de custos com deslocamento e hospedagem.

Garantia de qualidade e segurança

As empresas buscam manter a qualidade e segurança de todos os processos durante a execução de suas obras. O tipo de construção e definições de negócio dessas organizações em expansão também exigem que alguns itens sejam padronizados, o que torna necessária a verificação desses detalhes e o acompanhamento frequente para manter tudo dentro do padrão e qualidade exigida.

Falta de comunicação

Depender de fotos do Whatsapp ou relatórios enviados pelas empresas contratadas também é um desafio na gestão de obras à distância. Isso porque, em algumas situações, informações podem ser omitidas e as fotos convencionais, que só mostram um único ângulo, acabam não mostrando a real situação da construção.

Além disso, a quantidade de fornecedores envolvidos exige uma comunicação clara para que todos estejam alinhados e trabalhando na mesma direção e de acordo com as necessidades da empresa.

O case Localiza na gestão de obras de expansão

A Localiza é um exemplo de organização que passa por desafios semelhantes aos listados anteriormente. Com uma forte estratégia de expansão, que envolve desde reformas, ampliações, adequações, até a construção de novas lojas e centros de distribuição, suas obras se caracterizam pelo tempo que são executadas, sendo, em média, até 90 dias.

Com uma equipe enxuta para gerenciar uma grande variedade de obras ao mesmo tempo, espalhadas por diferentes regiões e com prazos curtos de entrega, a atenção é redobrada e a necessidade de ter mais agilidade e produtividade é ainda maior.

Para lidar com o grande volume de obras e garantir prazos, a Localiza, além de ter uma equipe competente e estruturada, apostou em inovação, fluxos de trabalho bem definidos e em processos automatizados. Tudo isso porque precisavam ser ágeis e práticos na rotina de construção e gestão das obras.

Como a gestão remota de obras em 360° auxilia a Localiza

Entre as tecnologias utilizadas pela Localiza, está a Construct IN, a plataforma especializada em gestão e documentação de obras por meio de imagens 360°. O software é utilizado para gerenciar, de maneira remota, todas as obras rápidas e complexas da empresa que duram entre 30 e 90 dias.

Por meio das imagens 360° é possível ter registros completos da obra, sem depender de fotos do mesmo ângulo ou desatualizadas que são enviadas por aplicativos de mensagem ou inseridas nos relatórios diários de obra.

O sistema também possibilita fazer comparações entre diferentes datas, facilitando o processo de medições, além de ter integração com modelo BIM, podendo verificar se o que está sendo executado está de acordo com o projeto.

Com a Construct IN, além de ter uma visão em 360°, a Localiza consegue acompanhar todos os projetos virtualmente, a qualquer hora e lugar. Os engenheiros da empresa fazem o acompanhamento dos principais pontos à distância e todos os funcionários da empresa têm acesso à plataforma.

Dessa forma, a ferramenta permite que todos os envolvidos no projeto tenham mais transparência do que está acontecendo no canteiro de obras, diminuindo deslocamentos, custos com retrabalhos e tempo improdutivo dos engenheiros.

De acordo com Stefan Zeller, gerente de engenharia e obras da Localiza, a ferramenta impacta no cumprimento de prazos, na elaboração de relatórios e checklists, no relacionamento com empreiteiros e construtoras e na avaliação de aditivos contratuais.

A seguir, separamos alguns depoimentos de Stefan no webinar para você descobrir mais benefícios da plataforma de gestão e documentação de obras em 360.

Transparência do canteiro de obras

“Com o Construct IN não tem jeito de esconder nada porque pega 360°, do piso ao teto você enxerga tudo. Assim, consigo ter a visão e tomar a decisão ali na hora que eu estou vendo, já posso abrir um apontamento ou fazer uma ligação, então a tomada é automática”.

Economia com viagens

“O maior ganho em contratar a Construct IN foi a redução de viagens e agilidade nas tomadas das decisões vendo as fotos 360°. Você reduz muito as viagens aéreas porque quando você está no escritório, em vez de gastar um dia viajando, pega meia hora na frente do Construct IN e consegue dar uma geral na obra, analisar o que precisa, fazer o que tem que ser feito ou acionar o responsável. Com isso, nós já reduzimos pelo menos um terço do número de viagens”.

Produtividade da equipe

“Se você tem uma obra em Fortaleza, por exemplo, gasta horas improdutivas do engenheiro com os deslocamentos, fora o cansaço, e ele fica focado apenas naquela obra e esquece das outras. Com a Construct IN, ao invés de gastar um ou dois dias do engenheiro em uma obra, você gasta horas dele numa obra e ele vai estar mais disponível para outros projetos”.

Rastreabilidade das informações

“Outro ganho com o uso da plataforma é a rastreabilidade, ter o histórico da sua obra para manutenção futura ou algum problema que tiver, você vai voltando no tempo e consegue achar como construíram e ter o registro todo. Antigamente você tinha que ter um milhão de fotos e ficava perdido, hoje, tem uma timeline e consegue pegar tudo”.

Resultados da Localiza com a Construct IN

De forma geral, a Construct IN auxilia a Localiza a suprir os principais desafios na gestão de obras rápidas de varejo, oferecendo uma visão 360° da obra, muito diferente das fotos de WhatsApp ou dos relatórios que mostram apenas um ângulo.

Para Stefan Zeller, a ferramenta é fundamental para garantir o sucesso das obras da empresa, pois aumenta a transparência, agiliza a tomada de decisões, reduz custos com viagens, aumenta a produtividade da equipe e ajuda a descobrir erros com antecedência.

Além disso, ela contribuiu para uma melhor comunicação entre os envolvidos e cria um histórico completo da execução.

Quer saber mais sobre esse case de sucesso? Assista o bate-papo completo com o gerente de engenharia e obras da Localiza:


Escrito por Isis Gonzaga

Escrito em 23 de mai. de 2023

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Jornalista com expertise em Marketing de Conteúdo e Produto, transformando conhecimentos de copywriting em estratégias e lançamentos de sucesso.

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