Transformação digital e a industrialização na construção civil
Como os sistemas construtivos industrializados podem contribuir para o setor? Afinal, eles são realmente uma forma de combater a crise de produtividade?
Isis Gonzaga
Escrito em 18 de nov. de 2020
•
Compartilhe nas redes
Estamos cansados de saber que um dos principais problemas que o setor da construção civil enfrenta está relacionado à baixa produtividade. Por isso, construir mais em menos tempo e com menos recursos, garantindo qualidade e diversas outras vantagens, tem se tornado não só uma possibilidade como uma necessidade.
As tecnologias construtivas, portanto, fazem parte do processo de industrialização, que consiste em diminuir o número de pessoas em uma obra sem comprometer os resultados finais, aperfeiçoando as etapas e tornando-as mais ágeis e produtivas.
A transformação digital, uma vez que está relacionada à implementação de modelos de trabalho auxiliado por tecnologias como o BIM, por exemplo, contribui para que tais mudanças aconteçam.
Certamente você já deve conhecer os sistemas construtivos tradicionais, principalmente os de alvenaria convencional e concreto armado moldado in loco por serem os mais comuns no Brasil. No entanto, quando falamos de sistemas industrializados ainda há muitas dúvidas quanto a aplicação, benefícios e funcionamento dos mesmos.
Diante dessa realidade, montamos um conteúdo sob o ponto de vista de empresas que são exemplos de industrialização, mostrando alguns dos principais sistemas que estão revolucionando a construção, como o wood frame, estruturas metálicas, paredes de concreto e construção modular.