4 empresas que estão utilizando o gerenciamento remoto nas obras
Faça como essas empresas inovadoras, que apostaram na solução da Construct IN para gerenciar seus projetos com mais transparência.
Isis Gonzaga
Escrito em 20 ago 2021
•
Compartilhe nas redes
Muitas empresas da construção civil estão buscando novas técnicas, recursos e inovações que possam melhorar o dia a dia do trabalho e ainda gerar melhores resultados ao final dos processos de obra. Afinal, inovar é a palavra da vez e quem não investe nisso está ficando para trás.
Alguns desafios de gestão, como falta de transparência e descentralização das informações, são os principais responsáveis pela busca constante de melhorias e tecnologias que auxiliem nisso. O gerenciamento remoto de obras é uma das soluções que as organizações têm buscado para solucionar esses e outros problemas.
A Construct IN, plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º, tem solucionado essas dores, tornando o canteiro de obras mais digital. Já são mais de 3 mil obras gerenciadas remotamente e 400 clientes impactados com os resultados que a ferramenta oferece.
A seguir, conheça 4 grandes parceiras que utilizam a ferramenta para fazer o gerenciamento remoto das suas obras, otimizando o tempo e a produtividade de seus projetos. Entre elas estão empresas de planejamento e compatibilização de projetos, de consultorias e varejo.
Empresas que utilizam a plataforma Construct IN
Timenow
Uma das 10 maiores empresas de engenharia consultiva do Brasil e gestão de projetos, tem como foco a inovação e o desenvolvimento de diferentes métodos de gerenciamento.
A parceria entre a Timenow e a Construct IN tem gerado resultados positivos. A plataforma de gerenciamento via câmeras 360° foi essencial para que houvesse um acompanhamento digital e remoto das obras, principalmente durante a pandemia causada pelo coronavírus.
Segundo Octávio Amaranto Magalhães, Head de Inovação e Comunicação, além de possibilitar o gerenciamento remoto das obras, a ferramenta trouxe mais transparência, economia e produtividade para a empresa.
“Temos um ganho de produtividade do fiscal de campo em 50%, reduzindo de duas visitas por dia para uma visita por dia ao canteiro de obras, porque você tem tudo automatizado e a gente fez um processo de integração”.
Clique aqui para conferir o case completo!
Petz
Uma das redes de Pet Shops que mais cresce no Brasil, com o objetivo de levar o melhor do mercado para os animais de estimação e seus donos. Atualmente, é considerada a maior varejista Pet do país e a primeira do setor a abrir capital na B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.
Com os projetos de expansão da Petz, a plataforma de acompanhamento remoto de obras foi fundamental para realizar as visitas de obra à distância, trazendo mais agilidade e produtividade nas tarefas relacionadas ao processo de vistorias de obra.
De acordo com Lucas Carassato, analista de obras na Petz, a captura diária de fotos 360° realizada pela Construct IN oferece mais visibilidade e transparência do canteiro de obras.
“Temos uma visão geral e diariamente de todos os pontos e ambientes. Conseguimos mitigar riscos e diminuir as chances de acontecer um problema que poderia se tornar algo mais crônico e até comprometer a nossa inauguração”, complementa.
Além de melhorias na comunicação do time, a empresa também ressalta a economia com deslocamentos e o histórico de obra como diferenciais da plataforma.
Clique aqui para conferir o case completo!
LD Consulting
Presente no mercado há mais de 10 anos, a LD Consulting atua em consultorias nas mais diversas áreas como Projeto, Planejamento, Pré-construção e Gestão de Obras. Por atuar em todo território nacional, e em outros países como Chile e Uruguai, a empresa sempre esteve em busca das melhores tecnologias e soluções inteligentes para atender as demandas e entregar resultados eficientes e de qualidade.
A falta de transparência e agilidade no fluxo de uma obra está entre os principais desafios da empresa. Com isso, a plataforma Construct IN tem auxiliado na rastreabilidade de informações e tornado a visualização do canteiro de obras à distância mais eficiente, pois todos os dados ficam centralizados em um único lugar e são utilizadas imagens 360° para o registro das etapas de obra.
Marcus Sterzi, Engenheiro Civil e Consultor Lean da empresa, ressalta a importância dessa solução para a produtividade do time:
“A tecnologia permite tomar uma decisão com base em informações de uma forma mais rápida e dinâmica, sem precisar esperar para fazer uma visita presencial ou para viajar”.
Fabrício Berger de Vargas, Engenheiro Civil, Consultor Lean da LD e pesquisador na UFRGS, acredita ainda que o uso da plataforma de gerenciamento remoto de obras pode reduzir questões de retrabalho dentro da obra devido aos registros sistemáticos dos processos:
“Às vezes, é necessário buscar informações sobre os processos anteriores. Logo, com a busca de registros é possível evitar retrabalhos ao ter que, por exemplo, verificar onde foram deixados os reforços dentro de uma parede de drywall”.
Os profissionais destacam também o grande potencial da ferramenta quanto à redução de custo operacional, por terem clientes em diferentes países e estados.
Clique aqui para conferir o case completo!
ProjetaBIM
Com mais de 40 anos no mercado da construção civil, a ProjetaBIM é uma empresa que busca otimizar os processos de planejamento e acompanhamento de uma construção por meio da tecnologia BIM. Seus serviços incluem compatibilização BIM, planejamento 4D, modelagem BIM Executiva, extração de quantitativos, coordenação de projetos e medição 5D.
A empresa foi contratada para realizar o projeto e a coordenação da obra do Colégio Marista, em Sinop/MT - a mais de 3000km de sua sede em Porto Alegre - , tendo como principal desafio a integração da comunicação entre equipes de projetistas, arquitetos e executores de obra.
Algumas tecnologias, como a da Construct IN, foram utilizadas durante o projeto para alinhar o fluxo da informação e trazer mais transparência e objetividade ao processo.
Logo, a integração da Construct IN com o modelo BIM teve um papel importante para que houvesse uma troca de informações e uma visualização clara, assim como as diversas outras funcionalidades da plataforma que proporcionaram um gerenciamento remoto das obras de forma eficaz.
Os principais ganhos da ProjetaBIM com a ferramenta foram:
Melhor acompanhamento da obra pelas suas equipes;
Mais agilidade em mudanças de estratégias do cronograma e priorização de zonas de trabalho;
Relatórios mais precisos;
Redução dos custos de viagem e deslocamento;
Melhor comunicação entre as equipes.
Clique aqui para conferir o case completo!
A sua empresa também pode fazer parte dessa transformação digital na construção. Faça um teste gratuito da plataforma e veja como essa solução pode trazer mais produtividade para o seu negócio.
Você pode acompanhar outros conteúdos do nosso blog para entender o que é e como funciona essa tecnologia e ainda acompanhar a nossa newsletter, que traz as principais notícias do setor e as novidades da Construct IN.
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases
Escrito por Isis Gonzaga
Compartilhe nas redes
Mais posts como este
Categorias
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases