O que a construção civil pode aprender com as Metodologias Ágeis?
Veja como os princípios da cultura ágil podem ser adaptados para os processos e produtos da indústria construtiva.
Isis Gonzaga
Escrito em 9 dic 2021
•
Compartilhe nas redes
O que é Metodologia Ágil
As metodologias ágeis são modelos de trabalho que surgiram no início do século XXI para garantir maior agilidade na entrega de valor aos clientes e stakeholders no desenvolvimento de softwares.
Uma de suas maiores contribuições foi fugir dos modelos tradicionais de gestão de projetos, como o cascata, muito aplicado, até hoje, na construção civil e em projetos de engenharia.
Dessa forma, adotando estratégias e frameworks de trabalho capazes de entregar as funcionalidades de um software aos poucos, para serem testadas, validadas e aperfeiçoadas o mais rápido possível, garantindo um fluxo contínuo de entregas ao cliente.
E é dessa maneira que a Construct IN tem desenvolvido seu software.
Cultura ágil e construção civil
Sabemos que esse setor da construção possui métodos e processos bem convencionais, o que acaba, muitas vezes, afastando essa área das metodologias ágeis e outras iniciativas inovadoras.
Porém, essa realidade vem mudando, empresas e profissionais da construção estão buscando novas formas de trabalhar e, assim, tornar o setor mais ágil e produtivo.
Em uma conversa com Pablo Acosta, Product Owner da Laçador Digital, foi possível entender mais sobre as metodologias de uma cultura ágil e qual a importância para uma empresa e o desenvolvimento de projetos.
Além de inspirar todo o time da Construct IN, o treinamento com Pablo fez refletir sobre o que a Construção Civil tem a aprender com as metodologias ágeis.
O que aprendemos
Identificamos que existem alguns princípios que podem ser adaptados aos projetos de arquitetura e engenharia, assim como outros produtos e serviços da indústria construtiva. Confira abaixo:
Converse com seus clientes. Quer melhorar seus resultados e ou vendas? Fale com seus clientes, entenda sua jornada, expectativas e no que vê valor. Dessa forma, é possível mapear e realizar as melhorias necessárias nos processos de sua organização.
Entrega de valor. Depois de entender o que seu cliente entende por valor, tenha em mente que tudo que não está focado em entregar isso a ele é desperdício e deve ser eliminado ou otimizado. Esse inclusive é um dos princípios do Lean Construction - metodologia de trabalho que vem ganhando espaço na construção civil brasileira.
Privilegie os Indivíduos e interações. Ficar preso aos processos e ferramentas, muitas vezes, atrapalham a comunicação e geram ruídos. Por esse motivo, privilegiar o contato e conversas com as pessoas para compreender suas demandas facilita o entendimento e a entrega de resultados. Isso não significa abandonar processos e ferramentas, mas garantir que o fluxo de informação não será quebrado por eles.
Logo, esses fundamentos, quando adaptados para a nossa realidade, podem fazer a diferença na construção civil.
Para receber mais conteúdos sobre construção civil e novidades da Construct IN, assine a nossa newsletter.
Construct IN
Varejo
Construtoras
Cases
Escrito por Isis Gonzaga
Compartilhe nas redes
Mais posts como este
Categorias
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases