5 mitos e verdades sobre o gerenciamento remoto de obras

Fique por dentro das principais vantagens da plataforma de gestão e documentação de obras por meioo de imagens 360°.
Fique por dentro das principais vantagens da plataforma de gestão e documentação de obras por meioo de imagens 360°.
Fique por dentro das principais vantagens da plataforma de gestão e documentação de obras por meioo de imagens 360°.
Fique por dentro das principais vantagens da plataforma de gestão e documentação de obras por meioo de imagens 360°.

Escrito por Isis Gonzaga

31 de ago. de 2021

O gerenciamento remoto de obras já é uma realidade na construção civil, mas muitas dúvidas ainda surgem quanto à eficácia e ao funcionamento desse método inovador.

A seguir, descubra os principais mitos e verdades sobre gerenciamento remoto e como a plataforma Construct IN pode ser a solução dos problemas mais comuns da construção: falta de transparência, comunicação e baixa produtividade nas obras.


“Vou poder ir menos ao canteiro de obras”


VERDADE

A plataforma de gerenciamento remoto de obras permite que você ande virtualmente pelo canteiro de obras, permitindo a verificação de todo o espaço. Assim, oferecendo uma solução muito mais completa e transparente do que os tradicionais relatórios com imagens convencionais.

Dessa forma, é possível identificar problemas antes mesmo das visitas presenciais ou revisitar imagens de diferentes estágios da obra para fazer inspeções. Isso permite que o engenheiro ou demais responsáveis reduzam as visitas presenciais e otimizem o tempo quando elas forem necessárias.


“Posso fiscalizar as obras a qualquer hora e lugar”


VERDADE

Com a Construct IN é possível visualizar as obras em 360° por meio de um celular, tablet ou computador. Ou seja, você pode visitar as obras virtualmente quando e onde quiser, além de fazer comentários e acompanhar toda a evolução da construção.

A possibilidade de visitar as obras à distância melhora o fluxo de trabalho e se torna ainda mais importante em casos onde a obra está localizada em regiões diferentes dos escritórios de engenharia e dos profissionais envolvidos no projeto.

Como ocorreu na obra do Colégio Marista, em Sinop (MG), onde foi superado mais de 3000km de distância entre o escritório de engenheria e o canteiro de obras.


“Acabo gastando mais com a tecnologia usada do que indo até o local de obra”


MITO

O grande objetivo da plataforma de gerenciamento remoto de obras é, justamente, reduzir custos operacionais e tornar os processos mais produtivos. Por isso, o uso de tecnologias de captura e outros recursos inovadores são essenciais para se ter construções mais inteligentes e econômicas.

A Construct IN garante melhores resultados e uma redução dos custos com deslocamentos desnecessários e retrabalhos durante a execução, pois boa parte das interferências de obra podem ser identificadas com antecedência.


“Consigo armazenar as imagens de todas as etapas de obra”


VERDADE

Por ser uma plataforma em nuvem, todo progresso da obra é documentado digitalmente por meio de imagens 360°, as quais ficam armazenadas no sistema de forma organizada e podem ser acessadas por todos profissionais envolvidos no projeto, quando autorizados. A plataforma permite ainda fazer comparações entre as imagens de diferentes datas e, assim, verificar as mudanças ocorridas em determinado intervalo de tempo.

Cria-se, portanto, um histórico de todas as especificações de um projeto e das etapas da obra a partir dos registros fotográficos em 360°, que proporcionam uma visualização mais completa do canteiro de obras. Com isso, a tecnologia permite que o usuário visite qualquer estágio da obra para fazer consultas e tenha mais rastreabilidade e confiabilidade das informações.


“É difícil implementar uma rotina para capturar as imagens”


MITO

Além de ser muito prático o processo de captura das imagens 360° com a Construct IN, a plataforma oferece a funcionalidade de agendamento de captura, que permite agendar e controlar quando e onde as capturas de imagem devem ocorrer no projeto de obra.

Esse recurso tem como objetivo melhorar ainda mais a experiência dos usuários e tornar as capturas de imagens 360° mais recorrentes e organizadas no sistema. Com isso, é possível criar uma rotina simples e eficaz para realizar as capturas e ter um bom gerenciamento remoto de obras.

A ferramenta oferece diversos outros benefícios capazes de potencializar os resultados de uma obra. Para saber mais, baixe aqui o e-book que traz as principais vantagens e funcionalidades do gerenciamento remoto de obras por meio de imagens em 360º. Nele, você vai descobrir os motivos que levaram grandes empresas a adotar essa tecnologia.