Street View para obras: como funciona o gerenciamento remoto?

Saiba como é possível utilizar imagens 360°, similar a tecnologia usada pelo recurso do Google Maps, para gerenciar o canteiro de obras à distância.

Isis Gonzaga

Escrito em 28 de set. de 2021

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O Google Street View, conhecido por muitos, é um recurso do Google Maps que permite a visualização de lugares e ambientes em 360 graus.

Existe uma plataforma que tem uma solução similar voltada para construção civil, possibilitando visitas virtuais ao canteiro de obras: a Construct IN.

Neste blog vamos contar o que aproxima e diferencia essas duas ferramentas.

Como funciona o Google Street View

Lançada em 2007, a funcionalidade Street View surgiu com o objetivo de proporcionar uma nova forma de explorar o mundo, muito mais realista e com imagens tridimensionais.

A partir da captura das imagens 360°, a ferramenta disponibiliza uma visão panorâmica de diferentes lugares, fazendo que as pessoas tenham uma experiência completa e totalmente virtual ao pesquisar por determinado local.

Esse recurso, portanto, consiste na representação virtual de milhões de imagens panorâmicas. A coleta de imagens é feita usando câmeras 360° e, automaticamente, é realizada a combinação das fotos tiradas com a localização exata com auxílio do GPS (Sistema de Posicionamento Global).

Além de permitir que as pessoas façam um tour virtual pela área solicitada, o sistema disponibiliza informações do local que está sendo apresentado. Ao navegar pelas ruas de uma cidade, por exemplo, são identificados os nomes de alguns pontos comerciais e residenciais e ainda visualizar imagens tiradas em outras datas, como mostra a imagem:

Como funciona a Construct IN

A plataforma Construct IN está transformando a construção civil ao possibilitar o acompanhamento remoto e a documentação de obras por meio de imagens 360°.

Além de proporcionar uma nova forma de fazer a gestão de obras, a ferramenta oferece diversas funcionalidades que tornam as construções mais transparentes e produtivas. A principal delas é a possibilidade de caminhar pelo local para fazer vistorias e acompanhar o andamento das atividades de obra e, com isso, melhorar o fluxo de informações e reduzir os custos com viagens e retrabalhos.

Para fazer os registros, são utilizadas câmeras 360° conectadas ao aplicativo Construct IN Capture, responsável por fazer as capturas dos pontos de obra pré-definidos na planta baixa. Os arquivos são enviados diretamente do App para o sistema do Construct IN, onde ficam armazenados de maneira organizada e cronológica.

A tecnologia utilizada pela Construct IN garante que todos os profissionais envolvidos em um projeto, quando autorizados, visitem as obras a qualquer hora e lugar por meio de um celular, tablet ou computador.

A ferramenta permite ainda fazer apontamentos diretamente nas imagens 360°, comparar a evolução da obra entre diferentes datas, integrar com o modelo BIM, criar um tour virtual compartilhável e muito mais.

Street View para obras

Apesar das limitações e objetivos distintos, a plataforma Construct IN funciona como um Street View para obras, apresentando diversas vantagens aos usuários e pontos em comum com a ferramenta do Google.

Quanto às principais diferenças, podemos citar o público alvo e a questão da privacidade entre uma e outra. Enquanto o Google abrange um público muito mais geral e torna sua plataforma de uso comum para todos, a Construct IN foca nos profissionais da construção civil e de outros setores, como varejo, que possuem projetos de expansão, mantendo sempre a privacidade das informações de obra apenas para membros autorizados.

Já as principais semelhanças, são:

  • Tour virtual

  • Uso de câmeras 360°

  • Compartilhamento de informações por meio de imagens

  • Melhor visualização e mais detalhes do ambiente visualizado

  • Comparação das imagens entre diferentes datas

De uma maneira geral, ambas as ferramentas proporcionam uma nova forma de ver e acompanhar as mudanças que acontecem em determinado ambiente.

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Escrito por Isis Gonzaga

Escrito em 28 de set. de 2021

Escrito em 28 de set. de 2021

Escrito em 28 de set. de 2021

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Jornalista com expertise em Marketing de Conteúdo e Produto, transformando conhecimentos de copywriting em estratégias e lançamentos de sucesso.

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