As Built: as vantagens de ter registros de obra com imagens 360°

Descubra como otimizar a documentação e a rastreabilidade das informações dos projetos de obra.
Descubra como otimizar a documentação e a rastreabilidade das informações dos projetos de obra.
Descubra como otimizar a documentação e a rastreabilidade das informações dos projetos de obra.
Descubra como otimizar a documentação e a rastreabilidade das informações dos projetos de obra.

Escrito por Isis Gonzaga

6 de mai. de 2021

O que é As Built e qual sua importância? 

Em um projeto de obra existem muitas etapas a serem desenvolvidas e, em todas as partes que constituem esse processo, são geradas diversas informações das edificações, as quais podem ser modificadas ou não ao longo da trajetória de obra.

Com isso, é necessário que todos esses dados, sejam eles já planejados ou alterados durante a execução, fiquem registrados para o acompanhamento da evolução de obra ou, até mesmo, para consultas futuras. 

De uma maneira geral, a expressão As Built significa em português “como construído” e se refere à planta de uma edificação após a finalização das obras. Durante a construção, é possível que o projeto inicial seja alterado diversas vezes, podendo ser replanejado ou sofrer pequenas mudanças. Por isso, é fundamental que haja um projeto As Built para a recuperação dos dados ou fiscalização de obras. 

Muito utilizado, portanto, para fazer alterações de projeto, contribuindo para a compatibilização de informações. A falta de documentação das ações feitas na obra pode comprometer o projeto inicial ou a própria estrutura da edificação, por isso, um projeto As Built é importante para manter tudo atualizado.

Assim, quando realizado da forma correta, o processo pode evitar maiores custos em reformas e/ou manutenções futuras.

No que consiste?

Normalmente, o As Built é considerado como a versão final do projeto, porém, é preciso que nele estejam todas as revisões do projeto. De acordo com especialistas, o procedimento consiste em duas etapas

  1. Levantamento em obra de todas as medidas e análises dos sistemas que compõem a edificação; 

  2. Relato e representação gráfica das alterações analisadas em obra no projeto executivo, para que o mesmo se encontre com as mesmas características do projeto construído.

Um As built precisa ser objetivo, mas completo com uma grande quantidade de informações que apresentem os detalhes das atividades. Esses dados incluem, principalmente, os seguintes pontos: todos os registros de mudanças, as datas de quando houve alterações, anexos de desenhos, planilhas e as decisões tomadas ao longo do processo de obra. 

Ainda assim, sabe-se que, atualmente, existem muitas formas de realizar essa prática comum na construção e que há outras estratégias que podem otimizar esses processos de documentação de projetos de obra.

A seguir, vamos conferir como a Construct IN realiza um As Built no seu sistema, as vantagens e o que os usuários da plataforma acham dessa funcionalidade.


As Built com a plataforma Construct IN

Como sabemos, a plataforma Construct IN viabiliza o acompanhamento remoto de obras por meio de imagens em 360°.

Dessa forma, se destaca não só por oferecer esse serviço, como também por ser uma ferramenta de documentação, pois  a principal captação de dados acontece a partir do registro fotográfico das etapas de construção. Lembrando que, atualmente, o acesso a esses dados acontece de forma gratuita.

A tecnologia permite a captação das informações de uma edificação de forma  organizada e que estas sejam utilizadas para revisões durante e ao final do processo, ou até mesmo em futuras reformas e outros empreendimentos.

Assim como todas as modificações e os apontamentos de projeto são registrados, é possível captar o dado da locação, de onde a pessoa tirou determinada foto, de onde fez aquela marcação para tirar aquela informação e ainda registrar a data e a hora em que foi capturada. 

De uma maneira simples e prática, a plataforma garante que todo o progresso da obra seja documentado digitalmente. Com isso, se tem um As Built do projeto de obra para que o usuário possa voltar a qualquer estágio da obra para inspeções e verificações, visto que todas as informações estão registradas no sistema. 

A partir dessa funcionalidade, é gerado um documento que pode ser usado para consultas futuras, garantindo mais rastreabilidade e confiabilidade das informações. Cria-se, portanto, um histórico de todas as especificações de um projeto e as etapas da obra, com o diferencial de ter registros visuais do processo.

O que dizem os clientes?

Frederico Westphalen, engenheiro civil da Construtora JL, destaca a  possibilidade de ter registros da evolução física  como uma grande vantagem da plataforma, pois traz uma segurança para esclarecer os fatos e cria uma documentação:

“Como a obra é um evento muito dinâmico, temos o registro para qualquer tipo de discussão, seja ela com o cliente ou até no ponto de vista civil e trabalhista, mostrando exatamente o que está executando, a realidade da obra. É um registro a mais, a gente tem os relatórios, os diários de obra e tudo mais, mas nada melhor que um registro fotográfico a 360° de todos os pontos da obra”.

No projeto do colégio Marista em Sinop/MT, o qual Frederico participou, a Construct IN se tornou fundamental para a comunicação e visualização do processo de obras à distância.

 Clique aqui para conferir esse estudo de caso e descobrir como foi possível superar mais de 3000km de distância entre os engenheiros e o canteiro de obras.

O processo de As Built da Construct IN também tem chamado atenção de grandes clientes do varejo como a Petz, a maior rede varejista do mercado pet do Brasil. Américo Copola Sampaio, um dos engenheiros civis responsáveis pelos projetos de expansão da empresa, destaca essa funcionalidade como um dos diferenciais: 

"É muito legal poder ter o histórico da obra, saber o que fazem ou em que momento e sincronia certo serviço vai acontecer, ou aconteceu. Hoje, seis meses depois que entreguei determinada obra, eu consigo recapitular exatamente como foi o andamento da obra”. 

Segundo ele, a ordem cronológica das fotos permite resolver muitos problemas e tirar dúvidas durante e depois da execução. Inclusive, afirma que as próprias construtoras têm usado esse artifício com seus fornecedores para resgatar informações:

“Tem sido uma ferramenta importante para acompanhar o dia a dia, mas também de registro para o resgate de informações”.

Baixe o material que conta a experiência da Petz com a Construct IN e veja como a plataforma de acompanhamento remoto trouxe mais transparência e produtividade às obras da empresa. 

Clique aqui para baixar!