Diário de Obra (RDO): o que é e como fazer o seu na Construct IN

Entenda o que é o Diário de Obra, também conhecido como Relatório Diário de Obra. Veja os benefícios e dicas para construir o seu na Construct In!

Tales Silva

Written in Sep 23, 2024

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Mais do que um simples documento, o Diário de Obra (RDO) é obrigatório em alguns casos. Além disso, ele ajuda a acompanhar cada etapa da construção, detectar problemas rapidamente e manter o projeto no caminho certo. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre esse documento.

Continue a leitura e confira: 

  • O que é Diário de Obra (RDO)?

  • Quem deve fazer o Diário de Obra?

  • É obrigatório ter um Diário de Obra?

  • Benefícios de fazer um bom Relatório Diário de Obra

  • Dicas para fazer um bom Diário de Obra

  • Crie o seu Diário de Obra com a Construct IN!

O que é Diário de Obra (RDO)?

O Diário de Obra, também conhecido como Relatório Diário de Obra (RDO), documenta as atividades realizadas no canteiro para o acompanhamento das construções todos os dias.

De forma geral, as informações mais comuns são:

  • Mão de obra;

  • Materiais utilizados;

  • Condições climáticas;

  • Equipamentos empregados.

É possível montá-lo de várias maneiras, inclusive, com o auxílio da plataforma de acompanhamento de obras remoto aqui da Construct IN.

Quem deve fazer o Diário de Obra?

O Diário de Obra deve ser preenchido pelo engenheiro responsável ou um técnico qualificado. Este profissional deve ter um bom entendimento do andamento da construção e conferir todas as informações registradas.

É obrigatório ter um Diário de Obra?

O Diário de Obra é obrigatório em muitos casos, especialmente em obras públicas ou grandes projetos, conforme exigências legais ou contratuais. Mesmo quando não é, se torna essencial para garantir a transparência e o controle do projeto.

Benefícios de fazer um bom Relatório Diário de Obra

1. Melhoria no Gerenciamento de Projetos

O RDO oferece uma visão detalhada das atividades diárias. Ele facilita o gerenciamento de obras ao fazer o controle do cronograma para evitar atrasos na construção. Também facilita a identificação de desvios ou problemas que possam necessitar de ajustes.

2. Documentação legal

Em caso de disputas contratuais ou litígios, o Diário de Obra serve como um documento oficial que pode ser utilizado como prova em processos judiciais.

3. Comunicação eficaz

É uma ferramenta de comunicação importante entre os diferentes stakeholders. Ele garante que todos tenham acesso às mesmas informações e possam alinhar suas expectativas e ações.

- Leia também: Como acabar com a descentralização de informações no canteiro de obras

4. Tomada de decisões informadas

Com os dados registrados no Diário de Obra, os gestores de projeto podem tomar decisões mais assertivas e baseadas em fatos. Além disso, otimizar o andamento da obra e minimizar os riscos.

Dicas para fazer um bom Diário de Obra

Para fazer um bom Diário de Obra, siga estes passos:

1. Use ferramentas digitais com funcionalidade de Diário de Obras

Uma boa opção é contratar a nossa plataforma de gerenciamento de obras remoto

Entre as várias funcionalidades, como: fazer imagens em 360°, dashboards e integração com o BIM, nossa ferramenta também gera relatórios como o “Diário de Obras”. 

Assista ao vídeo para entender:

2. Crie um modelo de RDO

Se você optar pela ferramenta da Construct IN, vai ter um modelo pré-pronto. Ao clicar no botão de criar, a ferramenta já vai puxar de forma automática os seguintes dados do projeto:

  • Nome;

  • Endereço da obra;

  • Data de início e fim;

  • Número do contrato;

  • Nome do cliente;

  • Construtora.

Além disso, aparecem outras informações para você cadastrar de forma rápida na plataforma da Construct IN:

  • Condições climáticas ao longo do dia;

  • Mão de obra;

  • Equipamentos;

  • Comentários;

  • Galeria de fotos.

Recentemente, ainda fizemos uma atualização para melhorar ainda mais essa funcionalidade:

- Leia também: Relatório Fotográfico de Obra: importância e como fazer

3. Preencha diariamente

O RDO deve ser preenchido todos os dias, preferencialmente ao final do expediente, para garantir que as informações estejam atualizadas e precisas. 

Com a funcionalidade de Diário de Obra da Construct IN, gerar esses relatórios diariamente fica muito mais fácil e rápido. Basta duplicar o RDO do dia anterior, atualizar as informações necessárias, as atividades realizadas e ele estará pronto.

4. Detalhe as atividades

Descreva todas as atividades realizadas no canteiro de obras e inclua detalhes, como: a execução de fundações, instalações, entre outros.

Na nossa ferramenta Diário de Obras, na parte de “Atividades”, basta adicionar a que você quer, colocar o status e a porcentagem.

5. Registre a mão de obra e equipamentos

Liste as equipes presentes, especificando funções e as horas trabalhadas. Também é importante registrar os equipamentos utilizados e seu estado de conservação. Dentro da nossa ferramenta, você também pode cadastrar esses detalhes de forma rápida. 

6. Relate ocorrências e imprevistos

Informe sobre situações adversas, problemas climáticos, atrasos ou acidentes e como essas ocorrências afetaram o cronograma.

Para isso, a nossa plataforma disponibiliza dois campos para o gestor de obras informar todos os imprevistos e fazer outros comentários.

Crie o seu Diário de Obra com a Construct IN!

Nosso software de gestão de obras permite que você registre cada detalhe da obra de forma organizada e centralizada, garantindo transparência e eficiência. 

Além do RDO, a Construct IN oferece recursos para capturar imagens em 360°, armazenar toda a documentação do projeto em um só lugar e acabar com a perda de informações em e-mails ou aplicativos de mensagem.

Junte-se aos nossos mais de 200 clientes, como a Afonso França e Construtora LK2. Agende uma demonstração gratuita.

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Written by Tales Silva

Written in Sep 23, 2024

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Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

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