Diário de Obra (RDO): o que é e como fazer o seu na Construct IN

Entenda o que é o Diário de Obra, também conhecido como Relatório Diário de Obra. Veja os benefícios e dicas para construir o seu na Construct In!

Tales Silva

Written in Sep 23, 2024

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Mais do que um simples documento, o Diário de Obra (RDO) é obrigatório em alguns casos. Além disso, ele ajuda a acompanhar cada etapa da construção, detectar problemas rapidamente e manter o projeto no caminho certo. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre esse documento.

Continue a leitura e confira: 

  • O que é Diário de Obra (RDO)?

  • Quem deve fazer o Diário de Obra?

  • É obrigatório ter um Diário de Obra?

  • Benefícios de fazer um bom Relatório Diário de Obra

  • Dicas para fazer um bom Diário de Obra

  • Crie o seu Diário de Obra com a Construct IN!

O que é Diário de Obra (RDO)?

O Diário de Obra, também conhecido como Relatório Diário de Obra (RDO), documenta as atividades realizadas no canteiro para o acompanhamento das construções todos os dias.

De forma geral, as informações mais comuns são:

  • Mão de obra;

  • Materiais utilizados;

  • Condições climáticas;

  • Equipamentos empregados.

É possível montá-lo de várias maneiras, inclusive, com o auxílio da plataforma de acompanhamento de obras remoto aqui da Construct IN.

Quem deve fazer o Diário de Obra?

O Diário de Obra deve ser preenchido pelo engenheiro responsável ou um técnico qualificado. Este profissional deve ter um bom entendimento do andamento da construção e conferir todas as informações registradas.

É obrigatório ter um Diário de Obra?

O Diário de Obra é obrigatório em muitos casos, especialmente em obras públicas ou grandes projetos, conforme exigências legais ou contratuais. Mesmo quando não é, se torna essencial para garantir a transparência e o controle do projeto.

Benefícios de fazer um bom Relatório Diário de Obra

1. Melhoria no Gerenciamento de Projetos

O RDO oferece uma visão detalhada das atividades diárias. Ele facilita o gerenciamento de obras ao fazer o controle do cronograma para evitar atrasos na construção. Também facilita a identificação de desvios ou problemas que possam necessitar de ajustes.

2. Documentação legal

Em caso de disputas contratuais ou litígios, o Diário de Obra serve como um documento oficial que pode ser utilizado como prova em processos judiciais.

3. Comunicação eficaz

É uma ferramenta de comunicação importante entre os diferentes stakeholders. Ele garante que todos tenham acesso às mesmas informações e possam alinhar suas expectativas e ações.

- Leia também: Como acabar com a descentralização de informações no canteiro de obras

4. Tomada de decisões informadas

Com os dados registrados no Diário de Obra, os gestores de projeto podem tomar decisões mais assertivas e baseadas em fatos. Além disso, otimizar o andamento da obra e minimizar os riscos.

Dicas para fazer um bom Diário de Obra

Para fazer um bom Diário de Obra, siga estes passos:

1. Use ferramentas digitais com funcionalidade de Diário de Obras

Uma boa opção é contratar a nossa plataforma de gerenciamento de obras remoto

Entre as várias funcionalidades, como: fazer imagens em 360°, dashboards e integração com o BIM, nossa ferramenta também gera relatórios como o “Diário de Obras”. 

Assista ao vídeo para entender:

2. Crie um modelo de RDO

Se você optar pela ferramenta da Construct IN, vai ter um modelo pré-pronto. Ao clicar no botão de criar, a ferramenta já vai puxar de forma automática os seguintes dados do projeto:

  • Nome;

  • Endereço da obra;

  • Data de início e fim;

  • Número do contrato;

  • Nome do cliente;

  • Construtora.

Além disso, aparecem outras informações para você cadastrar de forma rápida na plataforma da Construct IN:

  • Condições climáticas ao longo do dia;

  • Mão de obra;

  • Equipamentos;

  • Comentários;

  • Galeria de fotos.

Recentemente, ainda fizemos uma atualização para melhorar ainda mais essa funcionalidade:

- Leia também: Relatório Fotográfico de Obra: importância e como fazer

3. Preencha diariamente

O RDO deve ser preenchido todos os dias, preferencialmente ao final do expediente, para garantir que as informações estejam atualizadas e precisas. 

Com a funcionalidade de Diário de Obra da Construct IN, gerar esses relatórios diariamente fica muito mais fácil e rápido. Basta duplicar o RDO do dia anterior, atualizar as informações necessárias, as atividades realizadas e ele estará pronto.

4. Detalhe as atividades

Descreva todas as atividades realizadas no canteiro de obras e inclua detalhes, como: a execução de fundações, instalações, entre outros.

Na nossa ferramenta Diário de Obras, na parte de “Atividades”, basta adicionar a que você quer, colocar o status e a porcentagem.

5. Registre a mão de obra e equipamentos

Liste as equipes presentes, especificando funções e as horas trabalhadas. Também é importante registrar os equipamentos utilizados e seu estado de conservação. Dentro da nossa ferramenta, você também pode cadastrar esses detalhes de forma rápida. 

6. Relate ocorrências e imprevistos

Informe sobre situações adversas, problemas climáticos, atrasos ou acidentes e como essas ocorrências afetaram o cronograma.

Para isso, a nossa plataforma disponibiliza dois campos para o gestor de obras informar todos os imprevistos e fazer outros comentários.

Crie o seu Diário de Obra com a Construct IN!

Nosso software de gestão de obras permite que você registre cada detalhe da obra de forma organizada e centralizada, garantindo transparência e eficiência. 

Além do RDO, a Construct IN oferece recursos para capturar imagens em 360°, armazenar toda a documentação do projeto em um só lugar e acabar com a perda de informações em e-mails ou aplicativos de mensagem.

Junte-se aos nossos mais de 200 clientes, como a Afonso França e Construtora LK2. Agende uma demonstração gratuita.

Written by Tales Silva

Written in Sep 23, 2024

Written in Sep 23, 2024

Written in Sep 23, 2024

Written in Sep 23, 2024

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

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