Acompanhamento de obra: o que é e como aprimorá-lo com a Construct IN

Veja dicas de como fazer de forma eficiente

Tales Silva

Escrito em 10 de jun. de 2024

Compartilhe nas redes

Imagem: Envato/Por AnnaStills

Fazer o acompanhamento de obra pode ser complicado e cheio de desafios. Muitas vezes, informações importantes ficam espalhadas em vários lugares, a comunicação entre a equipe não é eficiente e é difícil ter uma visão clara do progresso de cada projeto. Esses problemas podem causar atrasos nas obras, aumentar os custos e gerar frustração para todos os envolvidos.

Agora, como melhorá-lo? Veja as melhores dicas e saiba como a plataforma da Construct IN pode ser uma excelente aliada. 

O que é o acompanhamento de obra?

O acompanhamento de obra é o processo de monitorar e gerenciar todas as etapas de uma construção, desde o início do planejamento até a conclusão. Ele é muito importante para garantir que tudo seja feito de acordo com o planejado, dentro das normas de segurança e com as expectativas dos clientes.

A importância do acompanhamento de obras simultâneas

Gerenciar múltiplas obras ao mesmo tempo pode ser um desafio para qualquer gestor de projetos de construção. Alguns dos gargalos que podem surgir são: 

  • Informações espalhadas em diferentes plataformas, o que dificulta organizar tudo e acessar rapidamente os dados essenciais. Isso pode causar confusão e atrasos;

  • Se a troca de informações entre a equipe e os gestores for lenta e sujeita a erros, podem ocorrer mal-entendidos e atrasos no projeto;

  • Sem uma visão clara do progresso de cada obra, é difícil identificar problemas antecipadamente e tomar decisões informadas. Isso pode levar a surpresas desagradáveis.

O que fazer em um acompanhamento de obra?

Acompanhar uma obra de construção exige atenção a vários detalhes e etapas para garantir que tudo saia conforme o planejado. Aqui estão algumas ações essenciais e eficazes:

1. Planejar e definir cronograma

Quebre o projeto em etapas menores, defina prazos e estabeleça metas claras para cada fase.

2. Monitore o progresso

Faça visitas regulares presenciais e online ao canteiro de obras para verificar o andamento. Use fotos e vídeos para documentar o progresso e comparar com o cronograma.

3. Garanta a qualidade

Realize inspeções regulares para garantir que o trabalho esteja de acordo com os padrões. Identifique e corrija problemas de qualidade rapidamente.

4. Documente e reporte

Use relatórios diários de obra para documentar o que foi feito, problemas encontrados e soluções aplicadas. Mantenha todas as informações e registros centralizados para fácil acesso e consulta.

5. Melhore a comunicação

Faça reuniões com a equipe para discutir o progresso e resolver questões. Use ferramentas eficientes, como a Construct IN, que centraliza todas as informações em um único lugar.

6. Cumpra normas de segurança

Realize verificações regulares para garantir que as normas de segurança estão sendo seguidas. Assegure que todos os trabalhadores estão usando os equipamentos de proteção necessários.

Como a Construct IN facilita o acompanhamento de obras

Com a Construct IN, você pode gerenciar obras localizadas em locais diferentes sem sair do seu escritório, o que reduz o custo com viagens e o tempo de vistoria. Veja como a nossa plataforma pode aumentar a sua produtividade:

  • Visitas virtuais ao canteiro: com a integração de câmeras 360°, você pode registrar todo o canteiro de obras em minutos e visitar virtualmente o local. isso ajuda a identificar problemas antes que eles se tornem grandes e custosos;

  • Acompanhe o cronograma: utilize o Viewer 360° para acompanhar o cronograma lado a lado com as imagens 360° do canteiro. Filtre tarefas e visualize a Curva S do projeto para garantir que as obras sejam realizadas no tempo previsto;

  • Faça apontamentos (online ou offline): indique pendências, visualize o avanço, delegue tarefas e gere relatórios; 

  • Utilize o Relatório Diário de Obras (RDO) para centralizar todas as informações e registros fotográficos em um único lugar. Reúna todos os dados essenciais, incluindo imagens 360°, para simplificar a documentação e o acompanhamento do progresso;

  • Incorpore todas as informações da modelagem BIM: controle quantidades, custos, cronogramas e outros dados essenciais do projeto de forma integrada e eficiente;

  • Análise de dados: acesse um dashboard com as principais informações dos seus apontamentos, a frequência de capturas de imagens 360° e os acessos dos usuários.


  • Você vai gostar de saber: 5 passos para criar um tour virtual da obra com imagens 360˚

Solicite uma demonstração gratuita e revolucione a gestão da sua obra!

Escrito por Tales Silva

Escrito em 10 de jun. de 2024

Escrito em 10 de jun. de 2024

Escrito em 10 de jun. de 2024

Escrito em 10 de jun. de 2024

Compartilhe nas redes

Mais posts como este