Construct IN

Construct IN

Construct IN

Cases

Cases

Cases

29 de jul. de 2025

29 de jul. de 2025

29 de jul. de 2025

Líder em Captura da Realidade: Construct IN recebe o Prêmio Campeãs da Inovação

Líder em Captura da Realidade: Construct IN recebe o Prêmio Campeãs da Inovação

Imagine documentar a obra no tempo de uma caminhada... Fomos além da imaginação e criamos o projeto de inovação em captura da realidade que nos fez campeões.

Imagine documentar a obra no tempo de uma caminhada... Fomos além da imaginação e criamos o projeto de inovação em captura da realidade que nos fez campeões.

Tales Silva

CEO & founder, Construct IN

Tales Silva

CEO & founder, Construct IN

Tales Silva

CEO & founder, Construct IN

cOMPARTILHE NAS REDES

cOMPARTILHE NAS REDES

Na Construct IN enxergamos a inovação como um caminho contínuo. Não nos contentamos com o funcional, nem com o bom: buscamos o excelente e é com esse espírito que trabalhamos diariamente para que a captura da realidade seja reconhecida como o que ela é: uma solução essencial para a digitalização da construção civil, por seu poder quase mágico de transformar a dinâmica de um canteiro de obras em dados precisos e navegáveis.

Mas a captura da realidade, por mais encantadora que seja, não é magia: é ciência! Explorar as possibilidades e potencialidades dessa tecnologia é a razão de existir da nossa empresa e o empenho que temos dedicado a isto nos rendeu um reconhecimento especial neste ano: lideramos a categoria de MPEs e Startups no prêmio Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã.

E como a transparência é um dos nossos pilares, não poderíamos deixar de trazer ao público um pouco sobre o case que nos rendeu este prêmio, além de dar alguns spoilers do que planejamos para o futuro da nossa solução. É curioso, gosta de tecnologia e de engenharia? Então continue a leitura para saber mais sobre o prêmio e a inovação que estamos desenvolvendo!


O Reconhecimento da Vanguarda: O Que Significa Ser uma Campeã da Inovação?

Ser uma Campeã da Inovação é mais do que receber um troféu, é um atestado de excelência validado por um rigoroso padrão internacional. A iniciativa, realizada pelo Grupo AMANHÃ, permite que empresas da região Sul do Brasil se comparem com líderes globais em gestão da inovação, por meio da ferramenta  Innovation Management Index, da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, nos Estados Unidos.

Realizada há mais de 20 anos, a Campeãs da Inovação é a mais importante pesquisa deste gênero no Brasil. É particularmente significativo que o tema da 21ª edição do prêmio tenha sido "A nova fronteira da inovação: Inteligência Artificial como estratégia". Na Construct IN, IA não é apenas uma ferramenta – é nossa linguagem nativa para conversar com a realidade e transformá-la em inteligência acionável.

A Construct IN foi classificada em 1º lugar na Categoria Especial MPEs & Startups. Encaramos esta premiação como reflexo de algo muito maior que uma solução tecnológica, um resultado da nossa defesa de uma nova forma de conceber a construção civil brasileira. É um reconhecimento que, nas palavras da própria organização, é "resultado da sua dedicação à transformação, ao pensamento de futuro e à coragem de inovar continuamente". A única coisa que mudaríamos nesta citação é a troca do “sua” pelo plural, pois esse prêmio é de cada cliente que confiou em nossa visão, de cada pessoa de nossa equipe que viu possibilidades onde outros veriam obstáculos, de cada projeto que nos desafiou a ir além do que pensávamos ser possível e de cada parceria que aposta em nós.


Captura da realidade para ampliar a presença: a proposta de uma relação mais eficiente com o tempo e o espaço

Nossa expertise consolidada em captura 360° ponto a ponto já estabeleceu um novo padrão de excelência para a digitalização de obras. Mas aqui mora nossa essência de criadores: nunca nos contentamos com o status quo, mesmo quando somos nós mesmos que o definimos.

É por isso que, paralelamente às nossas soluções já consagradas, estamos explorando novas fronteiras. Em nossa busca incessante por performance, ouvimos atentamente os gestores de projetos de grande escala que nos relataram o desafio de documentar centenas de pontos em um único dia. O fluxo de trabalho, embora preciso, pode ser intensivo em tempo. Além disso, em projetos com andares idênticos, a garantia de um trajeto auditável é um diferencial de segurança e conformidade cada vez mais valorizado.

Finalmente, a engenharia moderna demanda dados cada vez mais ricos. Nossos clientes mais visionários nos trouxeram o desejo por uma experiência de navegação mais fluida e foi esta escuta que nos motivou a expandir nossos horizontes com a captura da realidade, somando a captura por vídeo como solução em nosso software, VISI.

Imagine isso: você marca um ponto de início na planta, percorre a obra gravando um vídeo contínuo, marca o ponto final, e nossos algoritmos fazem o resto. O resultado? Uma nuvem de pontos completa, posicionada com precisão na planta baixa: tudo isso proporcionado por uma caminhada! 


Como a nuvem de pontos eleva a tecnologia de captura da realidade?

Uma nuvem de pontos é muito mais do que dados – é a realidade capturada em sua forma mais pura e útil a partir de um conjunto denso de milhões, ou até bilhões, de pontos de dados. Cada ponto carrega coordenadas tridimensionais precisas no espaço, que juntos criam um gêmeo digital fotorrealista do ambiente físico.

O nosso projeto de captura por vídeo torna a geração dessa rica nuvem de pontos um processo surpreendentemente simples para o usuário em campo. O fluxo de trabalho é revolucionário: o engenheiro marca um ponto de início na planta, caminha pela obra gravando um vídeo contínuo com uma câmera 360° e, ao final, marca o ponto de término. É tudo. A partir daí, nosso sistema assume o controle.

O processo que desenvolvemos utiliza tecnologias de visão computacional — um dos campos da inteligência artificial — e SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) para processar cada frame do vídeo, reconstruir o trajeto percorrido e gerar automaticamente a nuvem de pontos correspondente. É engenharia de ponta aplicada para resolver problemas reais de quem constrói o Brasil.

Mas, por que ainda não lançamos esta solução para o mercado? Nossa obsessão por qualidade não nos autoriza. Obtivemos resultados tangíveis que, no entanto, ainda não alcançaram a excelência da nossa régua de qualidade. Analisamos os aspectos que demandam um desenvolvimento mais aprofundado para oferecer uma solução premium e sustentável e continuamos as pesquisas junto a um time interno e especialistas externos.

A decisão foi audaciosa: ao invés de adaptar ferramentas existentes, estamos construindo uma biblioteca de processamento proprietária que combina o que há de mais avançado na academia com nossa experiência prática de campo.

Mais do que integrar soluções, estamos criando o motor da próxima geração de captura da realidade. É um investimento de longo prazo em uma tecnologia que será verdadeiramente nossa e de nossos clientes.


O Contexto Maior: a necessária digitalização da construção civil 

Nossa inovação não acontece no vácuo. Ela responde a uma transformação profunda que está redefinindo a construção civil brasileira. Em um cenário de custos crescentes e escassez de profissionais qualificados, a digitalização deixou de ser opcional para se tornar estratégica.

Ferramentas como BIM, construção modular e monitoramento por drones são realidade. Nossa tecnologia de captura da realidade com imagens 360º já integra e potencializa esse ecossistema. Com a captura por vídeo e geração de nuvem de pontos, caminhamos para o próximo nível desta solução.

Ao aumentar drasticamente a produtividade das equipes, permitindo que façam mais com recursos otimizados, estamos respondendo diretamente aos maiores desafios macroeconômicos do setor. E ao fornecer dados tridimensionais ricos desde o primeiro dia, criamos a base para uma gestão de projetos genuinamente inteligente.


O Amanhã Que Já Começou

O VISI e o Advysor by Construct IN já transformaram e transformam centenas de obras pelo país. Nossa pesquisa promete, em um futuro próximo, amplificar esse impacto exponencialmente.

A expectativa é que os primeiros frutos dessa pesquisa intensiva comecem a chegar ao mercado em 2026. Não nos comprometemos com datas porque temos um compromisso consolidado com a qualidade de nossas soluções. Quando lançarmos esta inovação, será para revolucionar – não para iterar.

Mas você não precisa esperar para fazer parte dessa revolução. Nossas soluções atuais já representam o estado da arte em captura da realidade, e continuamos evoluindo-as constantemente, incorporando os aprendizados de nossas pesquisas.

Para acompanhar nossa jornada de inovação e ser o primeiro a descobrir as próximas fronteiras que estamos desbravando, conecte-se conosco no LinkedIn e Instagram. Porque o futuro da construção civil não está sendo construído em laboratórios distantes – está sendo criado aqui, no Brasil, pela Construct IN.

A revolução da captura da realidade tem nome, tem endereço, e tem mais um prêmio que comprova: somos nós.



Na Construct IN enxergamos a inovação como um caminho contínuo. Não nos contentamos com o funcional, nem com o bom: buscamos o excelente e é com esse espírito que trabalhamos diariamente para que a captura da realidade seja reconhecida como o que ela é: uma solução essencial para a digitalização da construção civil, por seu poder quase mágico de transformar a dinâmica de um canteiro de obras em dados precisos e navegáveis.

Mas a captura da realidade, por mais encantadora que seja, não é magia: é ciência! Explorar as possibilidades e potencialidades dessa tecnologia é a razão de existir da nossa empresa e o empenho que temos dedicado a isto nos rendeu um reconhecimento especial neste ano: lideramos a categoria de MPEs e Startups no prêmio Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã.

E como a transparência é um dos nossos pilares, não poderíamos deixar de trazer ao público um pouco sobre o case que nos rendeu este prêmio, além de dar alguns spoilers do que planejamos para o futuro da nossa solução. É curioso, gosta de tecnologia e de engenharia? Então continue a leitura para saber mais sobre o prêmio e a inovação que estamos desenvolvendo!


O Reconhecimento da Vanguarda: O Que Significa Ser uma Campeã da Inovação?

Ser uma Campeã da Inovação é mais do que receber um troféu, é um atestado de excelência validado por um rigoroso padrão internacional. A iniciativa, realizada pelo Grupo AMANHÃ, permite que empresas da região Sul do Brasil se comparem com líderes globais em gestão da inovação, por meio da ferramenta  Innovation Management Index, da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, nos Estados Unidos.

Realizada há mais de 20 anos, a Campeãs da Inovação é a mais importante pesquisa deste gênero no Brasil. É particularmente significativo que o tema da 21ª edição do prêmio tenha sido "A nova fronteira da inovação: Inteligência Artificial como estratégia". Na Construct IN, IA não é apenas uma ferramenta – é nossa linguagem nativa para conversar com a realidade e transformá-la em inteligência acionável.

A Construct IN foi classificada em 1º lugar na Categoria Especial MPEs & Startups. Encaramos esta premiação como reflexo de algo muito maior que uma solução tecnológica, um resultado da nossa defesa de uma nova forma de conceber a construção civil brasileira. É um reconhecimento que, nas palavras da própria organização, é "resultado da sua dedicação à transformação, ao pensamento de futuro e à coragem de inovar continuamente". A única coisa que mudaríamos nesta citação é a troca do “sua” pelo plural, pois esse prêmio é de cada cliente que confiou em nossa visão, de cada pessoa de nossa equipe que viu possibilidades onde outros veriam obstáculos, de cada projeto que nos desafiou a ir além do que pensávamos ser possível e de cada parceria que aposta em nós.


Captura da realidade para ampliar a presença: a proposta de uma relação mais eficiente com o tempo e o espaço

Nossa expertise consolidada em captura 360° ponto a ponto já estabeleceu um novo padrão de excelência para a digitalização de obras. Mas aqui mora nossa essência de criadores: nunca nos contentamos com o status quo, mesmo quando somos nós mesmos que o definimos.

É por isso que, paralelamente às nossas soluções já consagradas, estamos explorando novas fronteiras. Em nossa busca incessante por performance, ouvimos atentamente os gestores de projetos de grande escala que nos relataram o desafio de documentar centenas de pontos em um único dia. O fluxo de trabalho, embora preciso, pode ser intensivo em tempo. Além disso, em projetos com andares idênticos, a garantia de um trajeto auditável é um diferencial de segurança e conformidade cada vez mais valorizado.

Finalmente, a engenharia moderna demanda dados cada vez mais ricos. Nossos clientes mais visionários nos trouxeram o desejo por uma experiência de navegação mais fluida e foi esta escuta que nos motivou a expandir nossos horizontes com a captura da realidade, somando a captura por vídeo como solução em nosso software, VISI.

Imagine isso: você marca um ponto de início na planta, percorre a obra gravando um vídeo contínuo, marca o ponto final, e nossos algoritmos fazem o resto. O resultado? Uma nuvem de pontos completa, posicionada com precisão na planta baixa: tudo isso proporcionado por uma caminhada! 


Como a nuvem de pontos eleva a tecnologia de captura da realidade?

Uma nuvem de pontos é muito mais do que dados – é a realidade capturada em sua forma mais pura e útil a partir de um conjunto denso de milhões, ou até bilhões, de pontos de dados. Cada ponto carrega coordenadas tridimensionais precisas no espaço, que juntos criam um gêmeo digital fotorrealista do ambiente físico.

O nosso projeto de captura por vídeo torna a geração dessa rica nuvem de pontos um processo surpreendentemente simples para o usuário em campo. O fluxo de trabalho é revolucionário: o engenheiro marca um ponto de início na planta, caminha pela obra gravando um vídeo contínuo com uma câmera 360° e, ao final, marca o ponto de término. É tudo. A partir daí, nosso sistema assume o controle.

O processo que desenvolvemos utiliza tecnologias de visão computacional — um dos campos da inteligência artificial — e SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) para processar cada frame do vídeo, reconstruir o trajeto percorrido e gerar automaticamente a nuvem de pontos correspondente. É engenharia de ponta aplicada para resolver problemas reais de quem constrói o Brasil.

Mas, por que ainda não lançamos esta solução para o mercado? Nossa obsessão por qualidade não nos autoriza. Obtivemos resultados tangíveis que, no entanto, ainda não alcançaram a excelência da nossa régua de qualidade. Analisamos os aspectos que demandam um desenvolvimento mais aprofundado para oferecer uma solução premium e sustentável e continuamos as pesquisas junto a um time interno e especialistas externos.

A decisão foi audaciosa: ao invés de adaptar ferramentas existentes, estamos construindo uma biblioteca de processamento proprietária que combina o que há de mais avançado na academia com nossa experiência prática de campo.

Mais do que integrar soluções, estamos criando o motor da próxima geração de captura da realidade. É um investimento de longo prazo em uma tecnologia que será verdadeiramente nossa e de nossos clientes.


O Contexto Maior: a necessária digitalização da construção civil 

Nossa inovação não acontece no vácuo. Ela responde a uma transformação profunda que está redefinindo a construção civil brasileira. Em um cenário de custos crescentes e escassez de profissionais qualificados, a digitalização deixou de ser opcional para se tornar estratégica.

Ferramentas como BIM, construção modular e monitoramento por drones são realidade. Nossa tecnologia de captura da realidade com imagens 360º já integra e potencializa esse ecossistema. Com a captura por vídeo e geração de nuvem de pontos, caminhamos para o próximo nível desta solução.

Ao aumentar drasticamente a produtividade das equipes, permitindo que façam mais com recursos otimizados, estamos respondendo diretamente aos maiores desafios macroeconômicos do setor. E ao fornecer dados tridimensionais ricos desde o primeiro dia, criamos a base para uma gestão de projetos genuinamente inteligente.


O Amanhã Que Já Começou

O VISI e o Advysor by Construct IN já transformaram e transformam centenas de obras pelo país. Nossa pesquisa promete, em um futuro próximo, amplificar esse impacto exponencialmente.

A expectativa é que os primeiros frutos dessa pesquisa intensiva comecem a chegar ao mercado em 2026. Não nos comprometemos com datas porque temos um compromisso consolidado com a qualidade de nossas soluções. Quando lançarmos esta inovação, será para revolucionar – não para iterar.

Mas você não precisa esperar para fazer parte dessa revolução. Nossas soluções atuais já representam o estado da arte em captura da realidade, e continuamos evoluindo-as constantemente, incorporando os aprendizados de nossas pesquisas.

Para acompanhar nossa jornada de inovação e ser o primeiro a descobrir as próximas fronteiras que estamos desbravando, conecte-se conosco no LinkedIn e Instagram. Porque o futuro da construção civil não está sendo construído em laboratórios distantes – está sendo criado aqui, no Brasil, pela Construct IN.

A revolução da captura da realidade tem nome, tem endereço, e tem mais um prêmio que comprova: somos nós.



Na Construct IN enxergamos a inovação como um caminho contínuo. Não nos contentamos com o funcional, nem com o bom: buscamos o excelente e é com esse espírito que trabalhamos diariamente para que a captura da realidade seja reconhecida como o que ela é: uma solução essencial para a digitalização da construção civil, por seu poder quase mágico de transformar a dinâmica de um canteiro de obras em dados precisos e navegáveis.

Mas a captura da realidade, por mais encantadora que seja, não é magia: é ciência! Explorar as possibilidades e potencialidades dessa tecnologia é a razão de existir da nossa empresa e o empenho que temos dedicado a isto nos rendeu um reconhecimento especial neste ano: lideramos a categoria de MPEs e Startups no prêmio Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã.

E como a transparência é um dos nossos pilares, não poderíamos deixar de trazer ao público um pouco sobre o case que nos rendeu este prêmio, além de dar alguns spoilers do que planejamos para o futuro da nossa solução. É curioso, gosta de tecnologia e de engenharia? Então continue a leitura para saber mais sobre o prêmio e a inovação que estamos desenvolvendo!


O Reconhecimento da Vanguarda: O Que Significa Ser uma Campeã da Inovação?

Ser uma Campeã da Inovação é mais do que receber um troféu, é um atestado de excelência validado por um rigoroso padrão internacional. A iniciativa, realizada pelo Grupo AMANHÃ, permite que empresas da região Sul do Brasil se comparem com líderes globais em gestão da inovação, por meio da ferramenta  Innovation Management Index, da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, nos Estados Unidos.

Realizada há mais de 20 anos, a Campeãs da Inovação é a mais importante pesquisa deste gênero no Brasil. É particularmente significativo que o tema da 21ª edição do prêmio tenha sido "A nova fronteira da inovação: Inteligência Artificial como estratégia". Na Construct IN, IA não é apenas uma ferramenta – é nossa linguagem nativa para conversar com a realidade e transformá-la em inteligência acionável.

A Construct IN foi classificada em 1º lugar na Categoria Especial MPEs & Startups. Encaramos esta premiação como reflexo de algo muito maior que uma solução tecnológica, um resultado da nossa defesa de uma nova forma de conceber a construção civil brasileira. É um reconhecimento que, nas palavras da própria organização, é "resultado da sua dedicação à transformação, ao pensamento de futuro e à coragem de inovar continuamente". A única coisa que mudaríamos nesta citação é a troca do “sua” pelo plural, pois esse prêmio é de cada cliente que confiou em nossa visão, de cada pessoa de nossa equipe que viu possibilidades onde outros veriam obstáculos, de cada projeto que nos desafiou a ir além do que pensávamos ser possível e de cada parceria que aposta em nós.


Captura da realidade para ampliar a presença: a proposta de uma relação mais eficiente com o tempo e o espaço

Nossa expertise consolidada em captura 360° ponto a ponto já estabeleceu um novo padrão de excelência para a digitalização de obras. Mas aqui mora nossa essência de criadores: nunca nos contentamos com o status quo, mesmo quando somos nós mesmos que o definimos.

É por isso que, paralelamente às nossas soluções já consagradas, estamos explorando novas fronteiras. Em nossa busca incessante por performance, ouvimos atentamente os gestores de projetos de grande escala que nos relataram o desafio de documentar centenas de pontos em um único dia. O fluxo de trabalho, embora preciso, pode ser intensivo em tempo. Além disso, em projetos com andares idênticos, a garantia de um trajeto auditável é um diferencial de segurança e conformidade cada vez mais valorizado.

Finalmente, a engenharia moderna demanda dados cada vez mais ricos. Nossos clientes mais visionários nos trouxeram o desejo por uma experiência de navegação mais fluida e foi esta escuta que nos motivou a expandir nossos horizontes com a captura da realidade, somando a captura por vídeo como solução em nosso software, VISI.

Imagine isso: você marca um ponto de início na planta, percorre a obra gravando um vídeo contínuo, marca o ponto final, e nossos algoritmos fazem o resto. O resultado? Uma nuvem de pontos completa, posicionada com precisão na planta baixa: tudo isso proporcionado por uma caminhada! 


Como a nuvem de pontos eleva a tecnologia de captura da realidade?

Uma nuvem de pontos é muito mais do que dados – é a realidade capturada em sua forma mais pura e útil a partir de um conjunto denso de milhões, ou até bilhões, de pontos de dados. Cada ponto carrega coordenadas tridimensionais precisas no espaço, que juntos criam um gêmeo digital fotorrealista do ambiente físico.

O nosso projeto de captura por vídeo torna a geração dessa rica nuvem de pontos um processo surpreendentemente simples para o usuário em campo. O fluxo de trabalho é revolucionário: o engenheiro marca um ponto de início na planta, caminha pela obra gravando um vídeo contínuo com uma câmera 360° e, ao final, marca o ponto de término. É tudo. A partir daí, nosso sistema assume o controle.

O processo que desenvolvemos utiliza tecnologias de visão computacional — um dos campos da inteligência artificial — e SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) para processar cada frame do vídeo, reconstruir o trajeto percorrido e gerar automaticamente a nuvem de pontos correspondente. É engenharia de ponta aplicada para resolver problemas reais de quem constrói o Brasil.

Mas, por que ainda não lançamos esta solução para o mercado? Nossa obsessão por qualidade não nos autoriza. Obtivemos resultados tangíveis que, no entanto, ainda não alcançaram a excelência da nossa régua de qualidade. Analisamos os aspectos que demandam um desenvolvimento mais aprofundado para oferecer uma solução premium e sustentável e continuamos as pesquisas junto a um time interno e especialistas externos.

A decisão foi audaciosa: ao invés de adaptar ferramentas existentes, estamos construindo uma biblioteca de processamento proprietária que combina o que há de mais avançado na academia com nossa experiência prática de campo.

Mais do que integrar soluções, estamos criando o motor da próxima geração de captura da realidade. É um investimento de longo prazo em uma tecnologia que será verdadeiramente nossa e de nossos clientes.


O Contexto Maior: a necessária digitalização da construção civil 

Nossa inovação não acontece no vácuo. Ela responde a uma transformação profunda que está redefinindo a construção civil brasileira. Em um cenário de custos crescentes e escassez de profissionais qualificados, a digitalização deixou de ser opcional para se tornar estratégica.

Ferramentas como BIM, construção modular e monitoramento por drones são realidade. Nossa tecnologia de captura da realidade com imagens 360º já integra e potencializa esse ecossistema. Com a captura por vídeo e geração de nuvem de pontos, caminhamos para o próximo nível desta solução.

Ao aumentar drasticamente a produtividade das equipes, permitindo que façam mais com recursos otimizados, estamos respondendo diretamente aos maiores desafios macroeconômicos do setor. E ao fornecer dados tridimensionais ricos desde o primeiro dia, criamos a base para uma gestão de projetos genuinamente inteligente.


O Amanhã Que Já Começou

O VISI e o Advysor by Construct IN já transformaram e transformam centenas de obras pelo país. Nossa pesquisa promete, em um futuro próximo, amplificar esse impacto exponencialmente.

A expectativa é que os primeiros frutos dessa pesquisa intensiva comecem a chegar ao mercado em 2026. Não nos comprometemos com datas porque temos um compromisso consolidado com a qualidade de nossas soluções. Quando lançarmos esta inovação, será para revolucionar – não para iterar.

Mas você não precisa esperar para fazer parte dessa revolução. Nossas soluções atuais já representam o estado da arte em captura da realidade, e continuamos evoluindo-as constantemente, incorporando os aprendizados de nossas pesquisas.

Para acompanhar nossa jornada de inovação e ser o primeiro a descobrir as próximas fronteiras que estamos desbravando, conecte-se conosco no LinkedIn e Instagram. Porque o futuro da construção civil não está sendo construído em laboratórios distantes – está sendo criado aqui, no Brasil, pela Construct IN.

A revolução da captura da realidade tem nome, tem endereço, e tem mais um prêmio que comprova: somos nós.



Na Construct IN enxergamos a inovação como um caminho contínuo. Não nos contentamos com o funcional, nem com o bom: buscamos o excelente e é com esse espírito que trabalhamos diariamente para que a captura da realidade seja reconhecida como o que ela é: uma solução essencial para a digitalização da construção civil, por seu poder quase mágico de transformar a dinâmica de um canteiro de obras em dados precisos e navegáveis.

Mas a captura da realidade, por mais encantadora que seja, não é magia: é ciência! Explorar as possibilidades e potencialidades dessa tecnologia é a razão de existir da nossa empresa e o empenho que temos dedicado a isto nos rendeu um reconhecimento especial neste ano: lideramos a categoria de MPEs e Startups no prêmio Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã.

E como a transparência é um dos nossos pilares, não poderíamos deixar de trazer ao público um pouco sobre o case que nos rendeu este prêmio, além de dar alguns spoilers do que planejamos para o futuro da nossa solução. É curioso, gosta de tecnologia e de engenharia? Então continue a leitura para saber mais sobre o prêmio e a inovação que estamos desenvolvendo!


O Reconhecimento da Vanguarda: O Que Significa Ser uma Campeã da Inovação?

Ser uma Campeã da Inovação é mais do que receber um troféu, é um atestado de excelência validado por um rigoroso padrão internacional. A iniciativa, realizada pelo Grupo AMANHÃ, permite que empresas da região Sul do Brasil se comparem com líderes globais em gestão da inovação, por meio da ferramenta  Innovation Management Index, da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, nos Estados Unidos.

Realizada há mais de 20 anos, a Campeãs da Inovação é a mais importante pesquisa deste gênero no Brasil. É particularmente significativo que o tema da 21ª edição do prêmio tenha sido "A nova fronteira da inovação: Inteligência Artificial como estratégia". Na Construct IN, IA não é apenas uma ferramenta – é nossa linguagem nativa para conversar com a realidade e transformá-la em inteligência acionável.

A Construct IN foi classificada em 1º lugar na Categoria Especial MPEs & Startups. Encaramos esta premiação como reflexo de algo muito maior que uma solução tecnológica, um resultado da nossa defesa de uma nova forma de conceber a construção civil brasileira. É um reconhecimento que, nas palavras da própria organização, é "resultado da sua dedicação à transformação, ao pensamento de futuro e à coragem de inovar continuamente". A única coisa que mudaríamos nesta citação é a troca do “sua” pelo plural, pois esse prêmio é de cada cliente que confiou em nossa visão, de cada pessoa de nossa equipe que viu possibilidades onde outros veriam obstáculos, de cada projeto que nos desafiou a ir além do que pensávamos ser possível e de cada parceria que aposta em nós.


Captura da realidade para ampliar a presença: a proposta de uma relação mais eficiente com o tempo e o espaço

Nossa expertise consolidada em captura 360° ponto a ponto já estabeleceu um novo padrão de excelência para a digitalização de obras. Mas aqui mora nossa essência de criadores: nunca nos contentamos com o status quo, mesmo quando somos nós mesmos que o definimos.

É por isso que, paralelamente às nossas soluções já consagradas, estamos explorando novas fronteiras. Em nossa busca incessante por performance, ouvimos atentamente os gestores de projetos de grande escala que nos relataram o desafio de documentar centenas de pontos em um único dia. O fluxo de trabalho, embora preciso, pode ser intensivo em tempo. Além disso, em projetos com andares idênticos, a garantia de um trajeto auditável é um diferencial de segurança e conformidade cada vez mais valorizado.

Finalmente, a engenharia moderna demanda dados cada vez mais ricos. Nossos clientes mais visionários nos trouxeram o desejo por uma experiência de navegação mais fluida e foi esta escuta que nos motivou a expandir nossos horizontes com a captura da realidade, somando a captura por vídeo como solução em nosso software, VISI.

Imagine isso: você marca um ponto de início na planta, percorre a obra gravando um vídeo contínuo, marca o ponto final, e nossos algoritmos fazem o resto. O resultado? Uma nuvem de pontos completa, posicionada com precisão na planta baixa: tudo isso proporcionado por uma caminhada! 


Como a nuvem de pontos eleva a tecnologia de captura da realidade?

Uma nuvem de pontos é muito mais do que dados – é a realidade capturada em sua forma mais pura e útil a partir de um conjunto denso de milhões, ou até bilhões, de pontos de dados. Cada ponto carrega coordenadas tridimensionais precisas no espaço, que juntos criam um gêmeo digital fotorrealista do ambiente físico.

O nosso projeto de captura por vídeo torna a geração dessa rica nuvem de pontos um processo surpreendentemente simples para o usuário em campo. O fluxo de trabalho é revolucionário: o engenheiro marca um ponto de início na planta, caminha pela obra gravando um vídeo contínuo com uma câmera 360° e, ao final, marca o ponto de término. É tudo. A partir daí, nosso sistema assume o controle.

O processo que desenvolvemos utiliza tecnologias de visão computacional — um dos campos da inteligência artificial — e SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) para processar cada frame do vídeo, reconstruir o trajeto percorrido e gerar automaticamente a nuvem de pontos correspondente. É engenharia de ponta aplicada para resolver problemas reais de quem constrói o Brasil.

Mas, por que ainda não lançamos esta solução para o mercado? Nossa obsessão por qualidade não nos autoriza. Obtivemos resultados tangíveis que, no entanto, ainda não alcançaram a excelência da nossa régua de qualidade. Analisamos os aspectos que demandam um desenvolvimento mais aprofundado para oferecer uma solução premium e sustentável e continuamos as pesquisas junto a um time interno e especialistas externos.

A decisão foi audaciosa: ao invés de adaptar ferramentas existentes, estamos construindo uma biblioteca de processamento proprietária que combina o que há de mais avançado na academia com nossa experiência prática de campo.

Mais do que integrar soluções, estamos criando o motor da próxima geração de captura da realidade. É um investimento de longo prazo em uma tecnologia que será verdadeiramente nossa e de nossos clientes.


O Contexto Maior: a necessária digitalização da construção civil 

Nossa inovação não acontece no vácuo. Ela responde a uma transformação profunda que está redefinindo a construção civil brasileira. Em um cenário de custos crescentes e escassez de profissionais qualificados, a digitalização deixou de ser opcional para se tornar estratégica.

Ferramentas como BIM, construção modular e monitoramento por drones são realidade. Nossa tecnologia de captura da realidade com imagens 360º já integra e potencializa esse ecossistema. Com a captura por vídeo e geração de nuvem de pontos, caminhamos para o próximo nível desta solução.

Ao aumentar drasticamente a produtividade das equipes, permitindo que façam mais com recursos otimizados, estamos respondendo diretamente aos maiores desafios macroeconômicos do setor. E ao fornecer dados tridimensionais ricos desde o primeiro dia, criamos a base para uma gestão de projetos genuinamente inteligente.


O Amanhã Que Já Começou

O VISI e o Advysor by Construct IN já transformaram e transformam centenas de obras pelo país. Nossa pesquisa promete, em um futuro próximo, amplificar esse impacto exponencialmente.

A expectativa é que os primeiros frutos dessa pesquisa intensiva comecem a chegar ao mercado em 2026. Não nos comprometemos com datas porque temos um compromisso consolidado com a qualidade de nossas soluções. Quando lançarmos esta inovação, será para revolucionar – não para iterar.

Mas você não precisa esperar para fazer parte dessa revolução. Nossas soluções atuais já representam o estado da arte em captura da realidade, e continuamos evoluindo-as constantemente, incorporando os aprendizados de nossas pesquisas.

Para acompanhar nossa jornada de inovação e ser o primeiro a descobrir as próximas fronteiras que estamos desbravando, conecte-se conosco no LinkedIn e Instagram. Porque o futuro da construção civil não está sendo construído em laboratórios distantes – está sendo criado aqui, no Brasil, pela Construct IN.

A revolução da captura da realidade tem nome, tem endereço, e tem mais um prêmio que comprova: somos nós.



Sobre o autor

Tales Silva

CEO & founder, Construct IN

Tales Silva

CEO & founder, Construct IN

Tales Silva

CEO & founder, Construct IN

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

cOMPARTILHE NAS REDES

Recomendado para você

carregar mais ↓

Subscribe to our newsletter

Subscribe to our newsletter

Subscribe to our newsletter

Explora nossas ferramentas

Entra em contato e descobre como dados e tecnologia podem ser a solução que tu precisas.

Conhece as ferramentas →

contato@constructin.com.br

Avenida Unisinos, 950 UNITEC 1 - G12 / Sala 120
- Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750

English (United States)

Termos de uso

© 2025 Construct IN | 34.351.521-0001/05

Política de Privacidade

contato@constructin.com.br

Avenida Unisinos, 950 UNITEC 1 - G12 / Sala 120
- Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750

English (United States)

Termos de uso

© 2025 Construct IN | 34.351.521-0001/05

Política de Privacidade

contato@constructin.com.br

Avenida Unisinos, 950 UNITEC 1 - G12 / Sala 120
- Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750

English (United States)

Termos de uso

© 2025 Construct IN | 34.351.521-0001/05

Política de Privacidade

contato@constructin.com.br

Avenida Unisinos, 950 UNITEC 1 - G12 / Sala 120
- Cristo Rei, São Leopoldo - RS, 93022-750

English (United States)

Termos de uso

© 2025 Construct IN | 34.351.521-0001/05

Política de Privacidade