Capex: estratégias da Localiza para redução dos custos de obra

Gerente de Engenharia revela os 5 pilares para controle de orçamento e aumento da produtividade nos projetos de expansão.
Gerente de Engenharia revela os 5 pilares para controle de orçamento e aumento da produtividade nos projetos de expansão.
Gerente de Engenharia revela os 5 pilares para controle de orçamento e aumento da produtividade nos projetos de expansão.
Gerente de Engenharia revela os 5 pilares para controle de orçamento e aumento da produtividade nos projetos de expansão.

Escrito por Isis Gonzaga

29 de nov. de 2023

A gestão eficiente de investimentos (Capex) e o aumento da produtividade são desafios constantes enfrentados por equipes de engenharia de empresas do varejo ou em expansão, especialmente no cenário de alta nos insumos e demais problemas da construção civil.

O Gerente de Engenharia da Localiza&Co, Stefan Zeller, compartilhou, durante sua apresentação no evento Retail Expansion by Construct IN, as principais barreiras enfrentadas no setor e suas estratégias para o controle de orçamento das suas obras.

A seguir estão os 5 pilares da Localiza&Co para reduzir Capex e aprimorar a produtividade do seu time.

1. Inovação Tecnológica: Modernizando Processos

O time de engenharia está focado em trazer novas tecnologias para seus processos, tanto para reduzir os custos de obra, como para melhorar o ambiente de trabalho e produtividade. Algumas das iniciativas inovadoras, são:

  • Aplicativos de gestão à distância: a plataforma Construct IN tem auxiliado no acompanhamento remoto da execução dos projetos. Por meio de imagens 360°, os profissionais conseguem visualizar toda evolução física das obras, reduzindo custos com deslocamentos e trazendo mais agilidade para a rotina.

  • BIM: alguns parceiros já utilizam essa metodologia e a Localiza&Co tem como meta começar a implementação do BIM nos projetos internos a partir de 2024.

  • BI’s: os dashboards são de extrema importância para poder analisar os números, entender os resultados e identificar possíveis melhorias a partir das informações geradas. Conhecer o seu negócio é essencial.

  • RDO eletrônico: a automatização dos Relatórios Diários de Obra (RDO) gera uma economia gigantesca de tempo, visto que é uma atividade obrigatória e que demanda tempo quando feita manualmente ou sem auxílio de uma tecnologia.

  • GED: o Gerenciamento Eletrônico de Documentos também faz parte dos processos da equipe, garantindo mais segurança de dados e evitando projetos desatualizados.

  • Imersão virtual: a simulação em 3D permite uma melhor visualização dos projetos, principalmente para quem não está muito envolvido ou não tem muita experiência com projetos 2D.

  • Levantamento virtual: ajuda muito a arquitetura, visto que uma equipe faz o mapeamento com laser scanner e gera tudo em mapa de pontos, economizando tempo e viagens, além de ter toda parte de dados levantada e arquivada.

  • Novos materiais: um dos cases da Localiza&Co com materiais inovadores, é o uso de bloco de plástico reciclado nas obras das agências, o que agiliza a construção e contribui para a sustentabilidade.

  • Industrialização do canteiro: trata-se de tirar o máximo de processo manual da obra, pois o custo da mão de obra está encarecendo e a qualidade diminuindo.

2. Gestão dos Fornecedores: Parcerias Estratégicas

Mais do que ter fornecedores, a empresa entende que estabelecer parcerias sólidas é crucial. O objetivo é selecionar parceiros comprometidos com a qualidade e alinhados aos valores da empresa. Para isso, buscam tomar algumas ações, como:

  • Elaboração de Vendor list por região e especialidade

  • Avaliação dos fornecedores pela engenharia, suprimentos e ponta

  • Treinamento dos fornecedores nos padrões da empresa

  • Ranking anual das empresas que prestaram serviço com premiação e penalidades

Em 2023, foram mais de 100 empreiteiros trabalhando para a Localiza&Co.

Com essas parcerias, é possível incentivar relações comerciais duradouras, além de reduzir custos e retrabalhos, pois o fornecedor se compromete em colaborar ao longo do ciclo da obra e em fazer um trabalho de qualidade.

3. Área de Suprimento: Estratégias de Negociação

A passagem das negociações para a área de suprimentos demonstrou ser um passo estratégico para a equipe.

Essa mudança permitiu uma abordagem especializada na contratação de fornecedores, resultando até em redução de custos devido a ações como uso de software de leilão virtual.

O departamento de engenharia ainda é responsável por olhar a área técnica, de projeto e capacidade do fornecedor, mas quem faz a negociação, de forma mais eficiente e mantendo a qualidade dos materiais e serviços, é a equipe de suprimentos.

4. Análise de Dados: Orientação por Indicadores

A análise de dados e o estabelecimento de KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) são fundamentais para monitorar o progresso e identificar oportunidades de melhoria.

O gerente Stefan Zeller ressaltou a importância de criar uma narrativa a partir dos dados, possibilitando uma compreensão clara do negócio, do fluxo do cliente e facilitando a tomada de decisões embasadas.

5. Gestão de Equipes: Foco nas Pessoas

Investir na gestão de equipes é crucial para uma cultura organizacional saudável e produtiva. Afinal, toda empresa é feita por ou para pessoas.

A Localiza&Co adota uma abordagem de autonomia com responsabilidade, promovendo um ambiente de trabalho estimulante, que valoriza o aprendizado contínuo e incentiva a inovação.

Além disso, a implementação de “squads” (núcleos) trouxe agilidade e eficiência na troca de informações, aumentando a produtividade e evitando o uso de e-mails e chats. Outro ponto importante é o treinamento constante e a busca pessoal e contínua da evolução de carreira.

Segundo Stefan, de nada adianta contratar pessoas inteligentes se elas não tiverem a liberdade de pensar, produzir e criar. “Testou e não funcionou? Busca melhorar e vamos para outra coisa, e assim a gente vai crescendo e criando engajamento”, destaca.

Eficiência e qualidade para suas obras

A estratégia de Stefan Zeller e sua equipe demonstra um compromisso contínuo com a inovação, parcerias estratégicas, utilização eficaz de dados, foco nas pessoas e otimização de processos.

Os cinco pilares apresentados, oferecem um exemplo prático para equipes de engenharia que buscam reduzir Capex, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade das entregas em um cenário desafiador como o da construção civil.

Sobre o evento Retail Expansion

A 8ª e última edição do ano do Retail Expansion by Construct IN aconteceu no dia 07 de novembro, em São Paulo, repleta de inovação e aprendizados.

Além da Localiza, a empresa R4DESIGN, especialista em arquitetura de varejo e ambientes corporativos de alto desempenho, também esteve presente no evento, representada pelos arquitetos e sócios-fundadores, Leonardo Blumm e Marcelo Cunha.

Somente em 2023 foram realizadas 7 edições do Retail Expansion, com convidados especiais dos times de engenharia e expansão da Leroy Merlin, Grupo Nós, Dasa, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Carrefour, Petz e, neste último, da Localiza.

A programação volta em 2024 com mais conteúdos e conexões únicas para o setor de obras do varejo e expansão. Fique por dentro das novidades e agenda dos eventos por meio da newsletter Retail Expansion News.

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