Integração na construção: como o BIM pode auxiliar na documentação de obra

Veja como essa tecnologia está ampliando possibilidades e tornando os processos mais produtivos.
Veja como essa tecnologia está ampliando possibilidades e tornando os processos mais produtivos.
Veja como essa tecnologia está ampliando possibilidades e tornando os processos mais produtivos.
Veja como essa tecnologia está ampliando possibilidades e tornando os processos mais produtivos.

Escrito por Isis Gonzaga

11 de nov. de 2021

Muito se fala sobre o uso de BIM (Building Information Modeling) para as etapas de elaboração e compatibilização de projetos de obras. No entanto, existe um movimento no setor da construção civil que busca levar essa tecnologia também para o canteiro de obras.

A necessidade de levar o modelo em 3D de forma integrada às atividades de campo surge diante da capacidade desta tecnologia em tornar os processos mais precisos e produtivos.

Vale ressaltar ainda que todo o projeto, seja ele elaborado em BIM ou não, funciona como base para as etapas seguintes, inclusive durante e depois da execução das obras.

Com o uso do modelo BIM, portanto, é possível ter uma experiência ainda mais completa, pois facilita na compreensão dos desenhos na hora de executar um empreendimento e traz mais detalhes de todas as etapas e modificações de um projeto de obra.

Tendo isso em vista, você já parou para pensar como essa metodologia pode auxiliar na documentação dos projetos? E de que forma isso pode ser integrado nas etapas de construção?

Já vimos como a Construct IN, plataforma de documentação e gerenciamento remoto de obras, consegue integrar esse modelo no seu sistema, permitindo a comparação entre o projeto em BIM e a execução de obra em 360°.

Agora, vamos falar um pouco sobre a importância de elaborar e documentar os projetos em BIM e quais os benefícios dessa integração com diferentes fases da obra.

BIM para documentação

O uso do BIM pode ir muito além das etapas de projeto. O próprio significado da sigla ‘Modelo da Informação da Construção’, no qual consiste em um conjunto de informações geradas de uma edificação, explica a importância dessa tecnologia. Ou seja, são todos dados de um projeto de obra que permite criar simulações digitais e modelos 3D.

A tecnologia permite ainda a integração dos dados e que estes sejam compartilhados durante o ciclo de vida de um projeto. Logo, sua aplicação não se limita apenas ao projeto e pode servir como documentação de todo o processo.

A etapa de As Built, por exemplo, nada mais é do que o registro das modificações que são feitas durante a execução de uma obra ou reforma, funcionando como como um histórico das ações realizadas e técnicas aplicadas em um projeto de obra específico.

Com o uso do modelo BIM, essa prática tão comum na construção pode ser otimizada, pois a metodologia traz mais precisão, agilidade, registros mais realistas e ainda permite integração entre as disciplinas, facilitando a comunicação e a visualização das informações documentadas.

Cria-se a documentação de todas as etapas de obra, onde é possível resgatar desde o projeto inicial até a última versão do projeto na versão em 3D. Assim, os dados coletados podem ser resgatados a qualquer momento, podendo ser utilizados para inspeções ou alterações futuras sem causar prejuízos ao empreendimento.

Integração com modelo BIM

A plataforma Construct IN é um exemplo de como pode ocorrer a integração da modelagem BIM no canteiro de obras e melhorar o gerenciamento das informações e o acompanhamento remoto de obras, pois possibilita a comparação do que foi planejado com o que está sendo executado de maneira mais realista.

Além disso, vimos neste blog que, a partir dessa integração com modelo BIM e outros sistemas durante a fase de construção, é possível ter mais rastreabilidade de informações, principalmente através dos projetos As Built otimizados com uso do BIM.

Fica evidente que o BIM está crescendo com suas potencialidades, tornando diferentes processos mais ágeis e digitais. Seja através da comparação com as fotos da Construct IN ou outros sistemas e atividades que estão sendo impactadas por essa tecnologia, pode-se dizer que essa metodologia está transformando a forma de construir e documentar.

Para conferir mais conteúdos como esse e ficar por dentro das tendências da construção civil, siga as redes sociais da Construct IN (Linkedin e Instagram) e se inscreva em nossa newsletter.

Clique aqui para assinar!