O que a construção civil pode aprender com as Metodologias Ágeis?

Veja como os princípios da cultura ágil podem ser adaptados para os processos e produtos da indústria construtiva.

Isis Gonzaga

Written in Dec 9, 2021

Share on social networks

O que é Metodologia Ágil

As metodologias ágeis são modelos de trabalho que surgiram no início do século XXI para garantir maior agilidade na entrega de valor aos clientes e stakeholders no desenvolvimento de softwares.

Uma de suas maiores contribuições foi fugir dos modelos tradicionais de gestão de projetos, como o cascata, muito aplicado, até hoje, na construção civil e em projetos de engenharia.

Dessa forma, adotando estratégias e frameworks de trabalho capazes de entregar as funcionalidades de um software aos poucos, para serem testadas, validadas e aperfeiçoadas o mais rápido possível, garantindo um fluxo contínuo de entregas ao cliente.

E é dessa maneira que a Construct IN tem desenvolvido seu software.

Cultura ágil e construção civil

Sabemos que esse setor da construção possui métodos e processos bem convencionais, o que acaba, muitas vezes, afastando essa área das metodologias ágeis e outras iniciativas inovadoras.

Porém, essa realidade vem mudando, empresas e profissionais da construção estão buscando novas formas de trabalhar e, assim, tornar o setor mais ágil e produtivo.

Em uma conversa com Pablo Acosta, Product Owner da Laçador Digital, foi possível entender mais sobre as metodologias de uma cultura ágil e qual a importância para uma empresa e o desenvolvimento de projetos.

Além de inspirar todo o time da Construct IN, o treinamento com Pablo fez refletir sobre o que a Construção Civil tem a aprender com as metodologias ágeis.

O que aprendemos

Identificamos que existem alguns princípios que podem ser adaptados aos projetos de arquitetura e engenharia, assim como outros produtos e serviços da indústria construtiva. Confira abaixo:

  • Converse com seus clientes. Quer melhorar seus resultados e ou vendas? Fale com seus clientes, entenda sua jornada, expectativas e no que vê valor. Dessa forma, é possível mapear e realizar as melhorias necessárias nos processos de sua organização.

  • Entrega de valor. Depois de entender o que seu cliente entende por valor, tenha em mente que tudo que não está focado em entregar isso a ele é desperdício e deve ser eliminado ou otimizado. Esse inclusive é um dos princípios do Lean Construction - metodologia de trabalho que vem ganhando espaço na construção civil brasileira.

  • Privilegie os Indivíduos e interações. Ficar preso aos processos e ferramentas, muitas vezes, atrapalham a comunicação e geram ruídos. Por esse motivo, privilegiar o contato e conversas com as pessoas para compreender suas demandas facilita o entendimento e a entrega de resultados. Isso não significa abandonar processos e ferramentas, mas garantir que o fluxo de informação não será quebrado por eles.

Logo, esses fundamentos, quando adaptados para a nossa realidade, podem fazer a diferença na construção civil.

Para receber mais conteúdos sobre construção civil e novidades da Construct IN, assine a nossa newsletter.

Clique aqui para assinar!

Written by Isis Gonzaga

Written in Dec 9, 2021

Written in Dec 9, 2021

Written in Dec 9, 2021

Written in Dec 9, 2021

Journalist with expertise in Content and Product Marketing, transforming copywriting knowledge into successful strategies and launches.

Journalist with expertise in Content and Product Marketing, transforming copywriting knowledge into successful strategies and launches.

Journalist with expertise in Content and Product Marketing, transforming copywriting knowledge into successful strategies and launches.

Share on social networks