3 benefícios do gerenciamento remoto de obras

Descubra as principais vantagens de utilizar uma plataforma de acompanhamento de obras à distância por meio de imagens 360°.

Isis Gonzaga

Escrito em 4 ago 2021

Compartilhe nas redes

Você sabia que o gerenciamento remoto de obras já é uma realidade na construção civil? Isso mesmo! Ele permite fiscalizar o canteiro de obras à distância e obter diversas vantagens competitivas. Confira as 3 principais abaixo.

O gerenciamento remoto de obras permite acompanhar e fiscalizar a execução de obras a qualquer hora e lugar, sem precisar realizar todas as visitas ao canteiro de obras presencialmente.

Com a Construct IN, esse processo funciona por meio de uma plataforma que utiliza câmeras 360° para realizar a documentação e o registro do canteiro de obras, garantindo uma experiência imersiva.

Para conhecer os ganhos reais da solução oferecida pela Construct IN, não deixe de conferir a lista a seguir com os principais benefícios desta plataforma de gerenciamento remoto de obras que está revolucionando a construção civil.

Mais controle e eficiência

Sabe quando você precisa fazer aquela visita rápida na obra, mas acaba não indo por algum imprevisto? Ou ainda, acaba acontecendo algum problema no canteiro? Pois então, com o uso da plataforma Construct IN, isso não é mais um problema para os profissionais da construção civil que precisam fazer inspeções de obras com frequência.

Tendo em vista que nem sempre é possível fazer visitas presenciais ao canteiro de obra, a solução chegou para viabilizar esse processo remotamente. A partir de imagens 360°, a ferramenta permite acompanhar a execução e a evolução da obra à distância, podendo controlar as atividades do campo com qualidade e precisão nos detalhes.

E o melhor é que você pode fiscalizar as obras a qualquer hora e lugar por meio de um celular, tablet ou computador.

Tendo a sua obra a um clique de distância, fica muito mais fácil identificar erros de execução com antecedência e tomar decisões corretas e eficientes antes que o problema se torne ainda maior. Dessa forma, além de ter mais controle e eficiência na etapa de construção, a tecnologia é capaz de otimizar o tempo de trabalho e reduzir os custos com deslocamentos ou retrabalhos.

Em casos onde a obra acontece em lugares distantes do escritório ou dos profissionais responsáveis pela gestão, como foi o caso do Colégio Marista em Sinop/MT, o gerenciamento remoto de obras se torna ainda mais importante e eficaz.

Clique aqui para conferir esse case de sucesso, onde superamos mais de 3000 km de distância entre os engenheiros e o canteiro de obras.

Frederico Westphalen, engenheiro civil da Construtora JL, considerou a ferramenta como fundamental nessa obra para a comunicação e visualização do processo de obras, principalmente pelo distanciamento do projeto em relação aos gestores principais que estavam em Porto Alegre:

“A gente tinha just in time a evolução da obra e poderia fazer as intervenções necessárias mesmo não estando lá. Além disso, nada melhor do que um registro fotográfico a 360° de todos os pontos da obra em andamento”.

Vale lembrar que a tecnologia não substitui as visitas presenciais, mas serve como um complemento às atividades de gestão de obras, pois incentiva o acompanhamento diário de uma construção. Assim, não é preciso esperar o dia da vistoria no local para validar informações, corrigir erros ou avaliar a evolução da obra.

Otimização da comunicação

O fluxo de informações durante um processo de obras é consideravelmente grande, por isso, é importante ter boas práticas de comunicação. Apesar de estarmos muito acostumados com canais de comunicação como e-mail e Whatsapp, na construção civil esses métodos não são os mais eficazes, pois as informações podem ficar perdidas.

Um dos grandes desafios do setor está, justamente, na falta de transparência e desconexão entre o canteiro de obras e os escritórios de engenharia. Uma comunicação mal estabelecida ou o uso de recursos inadequados para a necessidade da indústria construtiva podem acarretar em falhas na execução e resultados ineficientes.

Sabendo dessas dificuldades, por que não utilizar uma ferramenta específica para as atividades de obra que auxilia na comunicação entre o time?

Com uma comunicação por meio de apontamentos, a plataforma Construct IN permite que a troca de informações durante a obra aconteça de forma centralizada e muito mais eficiente.

Além de concentrar os dados em um único lugar, ela garante que todos os profissionais responsáveis por determinada atividade visualizem e acompanhem as anotações feitas em algum ponto da obra. Os apontamentos podem ser inseridos diretamente nas imagens 360° como mostra a imagem abaixo.

*Apontamentos Construct IN

Com isso, a plataforma permite acompanhar as obras de forma remota e ainda enviar instruções e validações durante a execução, auxiliando no fluxo de trabalho e na produtividade das obras.

*Apontamentos Construct IN

A possibilidade de fazer apontamentos colabora para que o gerenciamento e a comunicação nas obras ocorram de forma mais ágil. A funcionalidade permite ainda anexar documentos, fazer comentários nas imagens, delegar tarefas e gerar relatórios de todas alterações e avanços de obra.

*Relatório Construct IN

Documentação 360° das obras

Já se sabe que a Construct IN trabalha com câmeras 360° para fazer os registros da obra e, com isso, poder acompanhar e documentar a evolução das obras de uma forma mais imersiva e realista. Mas qual a vantagem de ser uma plataforma de documentação?

O diferencial da plataforma em nuvem é poder ter todo o progresso da obra documentado digitalmente e poder voltar a qualquer estágio da obra para inspeções e verificações.

Com os registros fotográficos feitos em 360°, esse histórico fica visualmente mais atraente e eficaz. Além disso, as imagens ficam organizadas de forma cronológica, possibilitando resolver problemas rapidamente e tirar dúvidas durante e depois da execução. Vale lembrar que, mesmo depois do término do período de contratação da plataforma, o usuário pode acessar os dados da obra sem custos adicionais.

Com base nisso, a documentação digital proporciona uma maior rastreabilidade e confiabilidade das informações.

Sendo uma ferramenta importante para acompanhar o dia a dia e também resgatar informações, essa funcionalidade é bem vista por grandes empresas como a Petz, uma grande cliente e parceira da Construct IN. Um dos engenheiros civis da empresa, Americo Copola Sampaio, destacou como um dos diferenciais da plataforma:

“Um benefício muito legal é poder ter o histórico da obra, saber o que fazem ou em que momento e sincronia certo serviço vai acontecer, ou aconteceu. Seis meses depois que entreguei determinada obra, eu consigo recapitular exatamente como foi o andamento da obra”.

Confira o case da Petz completo para entender como a Construct IN está impactando em diversos aspectos e potencializando os resultados desta grande varejista do mercado pet. Clique aqui para baixar.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o que é e como fazer o gerenciamento remoto, acompanhe outros conteúdos aqui do blog. Você também pode assinar a CIN News, a newsletter que traz as principais notícias da construção civil e as novidades da plataforma Construct IN.

Clique aqui para assinar!

Construct IN

Gestão de obras

Varejo

Construtoras

Cases

Escrito por Isis Gonzaga

Escrito em 4 ago 2021

Escrito em 4 ago 2021

Escrito em 4 ago 2021

Escrito em 4 ago 2021

Jornalista com expertise em Marketing de Conteúdo e Produto, transformando conhecimentos de copywriting em estratégias e lançamentos de sucesso.

Jornalista com expertise em Marketing de Conteúdo e Produto, transformando conhecimentos de copywriting em estratégias e lançamentos de sucesso.

Jornalista com expertise em Marketing de Conteúdo e Produto, transformando conhecimentos de copywriting em estratégias e lançamentos de sucesso.

Compartilhe nas redes

Mais posts como este
Categorias

Construct IN

Gestão de obras

Varejo

Construtoras

Cases