Relatório Fotográfico de Obra: importância e como fazer

Descubra o que é o Relatório Fotográfico de Obra, qual sua importância e veja dicas importantes da Construct IN de como fazer o seu!

Tales Silva

Escrito em 15 de jul. de 2024

Compartilhe nas redes

Gerenciar uma obra de construção civil pode parecer bem complicado. Com tanta coisa acontecendo, como você pode ter certeza de que tudo está caminhando como deveria? Por isso existe um recurso que pode te ajudar: o Relatório Fotográfico de Obra.

Continue a leitura e confira mais detalhes sobre o recurso. Até o final do artigo, veja: 

  • O que é o Relatório Fotográfico de Obra?

  • Qual objetivo de um relatório fotográfico?

  • 4 motivos para fazer um Relatório Fotográfico de Obra

  • Dicas iniciais de como fazer um relatório fotográfico 

  • Como montar o Relatório Fotográfico de Obra?

  • Gere o seu Relatório Fotográfico de Obra com a Construct IN

O que é o Relatório Fotográfico de Obra?

O Relatório Fotográfico de Obra é um conjunto de fotos tiradas de forma organizada que mostram como a construção está avançando ao longo do tempo.

- Leia também: O que é gerenciamento remoto de obras? 

Qual objetivo de um relatório fotográfico?

Facilitar o acompanhamento da construção, identificar problemas e comunicar a todos os envolvidos no projeto. Como o Relatório Fotográfico de Obra é um registro histórico detalhado, ele ajuda a garantir que tudo esteja de acordo com as normas e regulamentos necessários.

4 motivos para fazer um Relatório Fotográfico de Obra

1. Documentação detalhada

O Relatório Fotográfico de Obra serve como um diário visual do projeto. Ele documenta cada etapa da construção, oferecendo uma visão clara do progresso e permitindo a identificação de eventuais desvios ou problemas que precisam ser corrigidos.

2. Comunicação eficaz

Ele facilita a comunicação entre todos os envolvidos no projeto. Com fotos claras e atuais, é mais fácil explicar situações complexas para gestores, investidores e clientes.

3. Auxílio na tomada de decisões

As fotos podem ajudar na tomada de decisões, especialmente quando precisam ser rápidas e bem-informadas. Uma imagem pode revelar detalhes que relatórios escritos talvez não consigam captar.

Nas fotos convencionais, aquelas tiradas de celulares ou câmeras comuns, a pessoa que vai fazer o registro precisa ser bem orientada sobre os ângulos e as partes da obra que devem estar nessas imagens. Tudo isso é fundamental para não se esquecer de registrar algo importante.

No caso das câmeras em 360°, utilizadas por quem contrata a Construct IN, essa preocupação não é necessária porque ela captura todos os ângulos do ambiente

4. Registro de conformidade

Em muitos casos, o relatório fotográfico é utilizado para comprovar a conformidade com normas técnicas, de segurança e ambientais, o que é essencial em auditorias e processos de certificação.

Dicas iniciais de como fazer um relatório fotográfico 

Você sabia que com a plataforma da Construct IN você pode criar o seu próprio relatório fotográfico de forma muito mais fácil e também desenvolver o Relatório Diário de Obras (RDO)

Mas para começar a prepará-lo, é preciso ter atenção no momento pré-relatório. Essa dica vale para quem usa a Construct IN ou vai fazer esse relatório de forma manual. 

1. Crie uma rotina para tirar as fotos

Seja todo dia, toda semana ou de acordo com o andamento do projeto, o ideal é manter a mesma iluminação, os mesmos ângulos e locais quando for tirar as fotos. Fazendo assim, fica mais fácil comparar como a obra está mudando com o tempo.

Quem contrata a Construct IN pode tirar fotos em 360° de todo o canteiro de obras e resolver esses problemas relacionados aos ângulos, posições, e iluminação. Entenda um pouco mais sobre a nossa solução: 

2. Use câmeras de boa qualidade

Em lugares com pouca luz, é bom ter um cuidado extra. Celulares modernos geralmente funcionam bem, mas confira se as fotos estão com boa qualidade para que você possa analisar os detalhes.

Com a Construct IN, as fotos são tiradas com tipos de câmeras 360° específicas. A mais utilizada por aqui é a RICOH THETA SC2, porque tem uma excelente qualidade de imagem e atende a quase todos os tipos de projetos, sejam eles grandes ou pequenos.

- Leia também: Câmeras 360º e IA: transforme a gestão e segurança de suas obras

3. Marque cada foto com a data e a hora que foi tirada

Também é bom colocar uma descrição rápida do que está na foto. Isso ajuda a evitar confusões e torna o relatório mais útil durante e depois da construção.

Com a Construct IN, esse registro é automático e você pode navegar pelas fotos com base nas datas com apenas alguns cliques. 

Sem contar que ao utilizar a funcionalidade de Screenshot para fazer apontamentos, eles podem ser usados para gerar relatórios fotográficos. Ao capturar com a tela dividida, por exemplo, você tem já um comparativo entre diferentes datas facilitando a criação para mostrar o avanço da obra em determinado período. 

Veja nesse vídeo: 

Além disso, as fotos na plataforma da Construct IN ficam vinculadas ao local onde elas foram registradas por meio da planta baixa enviada. Isso acontece, porque no momento do registro, a pessoa precisa sinalizar no aplicativo da Construct IN onde está realizando a imagem.

Já em fotografias convencionais, a pessoa precisa se organizar para anotar ou registrar qual foi o local exato onde a foto foi tirada, o que dá muito mais trabalho.  

4. Tome cuidado para não violar a privacidade ou a segurança 

Evite tirar fotos de pessoas sem consentimento e concentre-se nos detalhes técnicos da construção.

Aqui na plataforma da Construct IN, você pode contratar um serviço extra chamado Blur automático de rostos. Ele apaga a face das pessoas que aparecem nas fotos para que as imagens estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

5. Organize as fotos de forma lógica e armazene-as em um sistema

Se você não tem a ajuda de uma plataforma como a Construct IN, existe a necessidade de tirar as fotos, passar para o computador, organizar em pastas, trocar os nomes, listar as datas… tudo de forma manual. 

Agora, quando você decide contratar a Construct IN essa organização é feita de forma automática e na hora em que a imagem é feita. Sem contar que ele armazena esses dados em um único lugar o que torna um local de fácil acesso de informações para toda a equipe. 

Como montar o Relatório Fotográfico de Obra?

Se as informações necessárias estão à mão, está na hora de criar o relatório. Veja os dados que não podem faltar: 

1. Crie um cabeçalho com dados básicos:

O Relatório Fotográfico de Obra deve começar com um cabeçalho claro e direto que inclui:

  • Nome do projeto;

  • Localização exata da obra (endereço completo ou descrição detalhada do local);

  • Data em que o relatório está sendo compilado e entregue;

  • Nome da pessoa responsável por tirar as fotos ou do coordenador do relatório.

2. Coloque as imagens

Coloque as imagens e as datas em que elas foram tiradas. Cada foto deve ter um texto explicativo breve detalhando o que está sendo mostrado, como: etapas de construção, materiais utilizados ou equipamentos importantes. 

Não se esqueça de identificar a localização exata dentro do canteiro de obras onde a foto foi tirada. Você pode facilitar isso referenciando a um mapa ou plano do local, o que ajuda a contextualizar as imagens no espaço da obra.

Ao usar a plataforma da Construct IN vai ser muito mais fácil! A imagem já vai estar linkada com o ponto que foi criado o apontamento. O relatório vai apresentar a imagem e o ponto na planta em que se refere.

3. Escreva notas e observações

Se algo não está conforme o esperado, isso deve ser destacado com observações sobre o que pode estar errado e sugestões de ações para resolver os problemas identificados. Fique à vontade para incluir qualquer outro comentário relevante que ajude a entender o contexto das fotos ou a situação da obra naquele momento.

Na Construct IN, você tem um recurso muito prático chamado Apontamentos. Com ele, fica mais fácil montar relatórios rápidos porque você pode adicionar fotos e comentários diretamente. É muito útil para fazer checklists na obra, conferir se tudo está sendo feito corretamente, fiscalizar a segurança do trabalho e muito mais.

4. Progresso da obra

Inclua no relatório uma avaliação geral sobre o progresso da obra em relação ao cronograma planejado. É importante destacar quaisquer mudanças ou desenvolvimentos que ocorreram desde o último relatório, para que todos possam visualizar claramente como o projeto está evoluindo ao longo do tempo.

5. Conformidade com as normas

É essencial verificar e documentar se todos os procedimentos e materiais utilizados na obra estão em conformidade com as normas de segurança e qualidade. Também é importante garantir que o projeto atenda às legislações e regulamentos ambientais, principalmente em projetos sujeitos às fiscalizações ambientais.

6. Deixe um espaço para assinatura

Inclua no relatório um espaço para a assinatura do responsável, validando as informações apresentadas. Além disso, reserve um local para as assinaturas de supervisores, engenheiros e outros profissionais que precisam aprovar o documento.

Gere o seu Relatório Fotográfico de Obra com a Construct In

Se você ainda não tem um, acesse o nosso modelo de relatório fotográfico

Contrate a Construct IN para facilitar o acompanhamento das suas obras e a geração do relatório fotográfico 

Com o software de gestão de obras remoto Construct IN, você reduz em até 50% as visitas presenciais às obras, diminui o tempo de vistoria e os custos com deslocamentos. Um dos maiores benefícios é que você vai poder acompanhar remotamente como a construção está evoluindo com a ajuda de imagens 360°. 

Além disso, você vai poder integrar o BIM, colocar todas as informações em um único lugar, gerar dashboards e relatórios como o fotográfico de obras, entre outros. 

Mais de 200 clientes, como a Petz, Engeform e o Grupo Alife Nino já viram os benefícios de contratar a nossa plataforma. Agora só falta você. 

Escrito por Tales Silva

Escrito em 15 de jul. de 2024

Escrito em 15 de jul. de 2024

Escrito em 15 de jul. de 2024

Escrito em 15 de jul. de 2024

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Compartilhe nas redes