Gerenciamento de obras: como fazer e dicas para boa gestão

Confira um passo a passo de como fazer um gerenciamento de obras eficaz com a ferramenta Construct In. Confira também nossas dicas para uma boa gestão!

Tales Silva

Escrito em 16 de jul. de 2024

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Durante o gerenciamento de obras, cada detalhe precisa ser verificado para que tudo saia como você espera. A sua missão passa a ser garantir que a construção esteja dentro do prazo, do orçamento e com a qualidade desejada. Veja como fazer o seu projeto dar certo com a ajuda da Construct IN

Até o final do artigo, confira:

  • 1° passo da gestão de obras: planejamento

  • 2° passo: manter a comunicação e transparência

  • 3° passo da gestão de obras: ter um bom controle de qualidade

  • 4° passo: focar na Gestão de Riscos

  • 5° passo: preocupe-se com o controle de custos

  • Contrate a Construct IN para facilitar o seu gerenciamento de obras

1° passo da gestão de obras: planejamento

É nessa fase que os objetivos, prazos, recursos e cronograma são definidos. Um bom planejamento durante o gerenciamento de obras antecipa problemas e define estratégias para reduzi-los. Essas são as dicas para você começar:

  • Crie um cronograma realista: divida a obra em etapas e defina prazos realistas para cada uma delas. Use ferramentas como o Microsoft Project ou Excel para montá-lo. Já o acompanhamento do cronograma da obra pode ser feito diretamente na plataforma da Construct IN, o que facilita o seu dia a dia;

  • Faça um orçamento preciso: detalhe todos os custos previstos e mantenha uma reserva para imprevistos. Utilize planilhas para monitorar os gastos ou o modelo BIM. Com esse último, é possível ter uma estimativa de custos muito mais precisa porque ele permite a quantificação automática de materiais e componentes diretamente do modelo 3D. A melhor parte é que a nossa plataforma faz a integração completa com esse modelo e você pode até verificar a conformidade entre o que foi planejado em BIM e o que está sendo executado em 360°;

  • Documentação completa: tenha todos os projetos, plantas, e especificações técnicas bem organizados e acessíveis a todos os envolvidos. Com a Construct IN, tudo isso pode ser acessado em um único lugar! 

- Leia também: O que é gerenciamento remoto de obras?

2° passo: manter a comunicação e transparência

Uma comunicação eficiente é essencial em todas as etapas da obra. Desde o início, é importante ter canais claros e simples entre os engenheiros, arquitetos, fornecedores e clientes. Manter todos informados garante que a equipe inteira esteja na mesma página.

Um erro comum que atrapalha muito a comunicação é ter informações espalhadas em vários lugares diferentes, como WhatsApp e e-mail. A solução é centralizar todos os dados em uma plataforma única, como a Construct IN. Ela permite que todos tenham acesso às informações necessárias, o que melhora muito a gestão do projeto.

Com a Construct IN, você consegue conversar com a equipe, fazer apontamentos (comentários), criar relatórios de progresso (Relatório Diário de Obras e Relatório Fotográfico de Obras, entre outros) de forma automatizada e muito mais. 

3° passo da gestão de obras: ter um bom controle de qualidade

Um dos principais objetivos do gerenciamento de obras é garantir a qualidade do projeto final. Por isso que você deve se preocupar desde a escolha dos materiais até a execução dos serviços. 

Fazer inspeções regulares e testes de qualidade são essenciais para identificar e corrigir problemas antes que se tornem grandes obstáculos. 

Uma das maneiras de continuar sempre observando o progresso da obra sem ter tanto custo é fazer uma visita virtual usando a plataforma da Construct IN. 

Com ela, qualquer pessoa no local pode usar uma câmera 360° para capturar as imagens da construção. As fotos podem ser tiradas sem a necessidade de internet no local (quando o smartphone entra em um local com rede wi-fi/4g/5g elas são carregadas automaticamente para a plataforma). 

Outra funcionalidade é a possibilidade de comparar as imagens entre diferentes datas para ver como a construção está ficando e muito mais. 

- Leia também: Acompanhamento de obra: o que é e como aprimorar o processo

4° passo: focar na Gestão de Riscos

Obras sempre são complexas e cheias de imprevistos. Fazer uma boa gestão de riscos envolve identificar possíveis problemas e desenvolver planos para lidar com eles. Seja um atraso na entrega de materiais ou condições climáticas adversas, estar preparado para o inesperado é uma característica fundamental de um bom gerenciador de obras.

Veja algumas dicas para lidar bem com essa etapa da gestão de obras:

  • Faça uma lista de todos os possíveis riscos que podem surgir durante a obra; 

  • Avalie o impacto de cada um deles e priorize aqueles que podem causar os maiores atrasos ou custos adicionais na obra.

  • Desenvolva um plano de contingência. Por exemplo, se há possibilidade de atraso na entrega de materiais, tenha fornecedores alternativos prontos para entrar em ação;

  • Durante a obra, monitore continuamente os riscos e revise seus planos de contingência conforme necessário. Use ferramentas como a Construct IN para acompanhar o progresso e a eficácia das medidas adotadas.

5° passo: preocupe-se com o controle de custos

Gerenciar os custos de uma obra é uma tarefa desafiadora, mas essencial. Para isso: 

  • Acompanhe continuamente os gastos durante a obra: utilize planilhas ou softwares de gestão de projetos para registrar todas as despesas em tempo real. Se você contratar a Construct IN, e tiver um item de custos nas planilhas do cronograma, pode acompanhar tudo isso em um único lugar na nossa plataforma;

  • Compare regularmente os gastos reais com o orçamento planejado: identifique qualquer desvio e analise suas causas para tomar medidas corretivas rapidamente;

  • Utilize a Construct IN, que tem integração com BIM, para ter uma visão clara e atualizada dos custos do projeto: essa tecnologia pode ajudar a prever despesas e evitar surpresas;

  • Gere relatórios financeiros regulares para manter todos informados sobre o status do orçamento;

  • Negocie preços e condições de pagamento com fornecedores para obter os melhores custos possíveis;

  • Gerencie rigorosamente as mudanças no escopo do projeto. Qualquer alteração deve ser cuidadosamente avaliada em termos de impacto financeiro;

  • Realize revisões e auditorias periódicas dos custos para garantir que tudo está sendo registrado corretamente e que não há desvios significativos;

  • Mantenha uma reserva financeira para cobrir despesas imprevistas que possam surgir ao longo do projeto.

Contrate a Construct IN para facilitar o seu gerenciamento de obras

Com o nosso software de gestão de obras remota, você reduz em até 50% as visitas presenciais às obras, diminui o tempo de vistoria e os custos com deslocamentos. Um dos maiores benefícios é que você vai poder acompanhar remotamente como a construção está evoluindo com a ajuda de imagens 360°. 

Além disso, você vai poder integrar o modelo BIM, acompanhar o cronograma do projeto, colocar todas as informações em um único lugar, gerar dashboards, relatórios, entre outros recursos. 

Mais de 200 clientes, como a Afonso França Engenharia, Carrefour e a Localiza já viram os benefícios de contratar a nossa plataforma. Agora só falta você. 

- Leia também: ERP para construtora: principais benefícios e quando contratar

Escrito por Tales Silva

Escrito em 16 de jul. de 2024

Escrito em 16 de jul. de 2024

Escrito em 16 de jul. de 2024

Escrito em 16 de jul. de 2024

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

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