Gestão remota: o segredo da Petz para visitar obras diariamente
Petz revoluciona gestão de obras rápidas com plataforma digital e consegue gerenciar mais de 50 projetos por ano em diferentes regiões do Brasil.
Isis Gonzaga
Escrito en 6 abr 2023
•
Comparta en las redes
A Petz é a maior rede varejista do mercado pet no Brasil e, com seu projeto de expansão, tem como objetivo ser o melhor ecossistema do segmento até 2025.
Para atingir essa meta, a empresa enfrenta o desafio de gerenciar mais de 50 obras por ano, muitas delas feitas de forma simultânea, e em diferentes localidades do país, com prazos curtos e inegociáveis.
Os desafios da Petz para gerenciar as obras de suas lojas
As obras de varejo, em sua maioria, são complexas pela rapidez que evoluem e pela quantidade de itens ou processos padronizados, por isso, exigem muita atenção e agilidade na execução e gestão desses projetos.
Na Petz, essa realidade não é diferente, pois o tempo médio de suas obras é de 30 a 90 dias, sendo necessária a entrega das lojas dentro do prazo e orçamento previstos.
A rede varejista trabalha diretamente com as construtoras, sem nenhum intermediário, ou seja, sem contratar uma gerenciadora. Assim, a gestão é feita pela própria equipe, formada com pouco mais de 10 pessoas entre gerentes, analistas de obra, setor de qualidade, administração, entre outros.
Com uma equipe enxuta e centralizada em São Paulo, precisam acompanhar o andamento de dezenas de obras espalhadas pelo Brasil. Cerca de 47% das obras são fora do estado, impactando a produtividade dos profissionais que precisam se deslocar, além de gerar custos com viagens para outras regiões.
Diante dessa realidade, é possível afirmar que os principais desafios da Petz para gerenciar as obras de suas lojas são:
Descentralização da informação com dados e fotos de whatsapp ou email;
Relatórios e fotos da obra enviadas pelas construtoras que mostram apenas o que está bom;
Ter que esperar as visitas presenciais para identificar algum problema ou tomar alguma decisão;
Baixa produtividade da equipe devido ao tempo gasto pelos profissionais que visitam as obras presencialmente;
Muitos projetos em andamento para serem gerenciados por um time pequeno;
Custos adicionais com deslocamentos e retrabalhos;
Aditivos contratuais.
Como a tecnologia 360° auxiliou a Petz na gestão de obras
Para superar os obstáculos, a equipe de engenharia da Petz passou a utilizar a Construct IN, a plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360°.
Além de digitalizar seus processos e criar indicadores que garantem eficiência na gestão das obras, essa tecnologia permite ter uma visão completa do canteiro de forma remota, trazendo mais transparência e agilidade ao fazer as vistorias à distância.
Como funciona
A construtora contratada para executar os projetos da Petz fica responsável pelas capturas do canteiro de obras, as quais são feitas por meio de uma câmera 360° e o aplicativo da Construct IN específico para captura.
Após conectar à uma rede de internet, as imagens são enviadas automaticamente para o sistema, permitindo a visualização completa e organizada de todas as etapas da execução.
Além disso, a ferramenta possibilita que todos os envolvidos nos projetos da Petz, quando permitido, tenham acesso a essas imagens, podendo acompanhar a evolução física das obras ou até fazer apontamentos. Com isso, ela facilita a comunicação e o fluxo de informações dentro de uma única plataforma.
Resultados da Petz
Antes da implementação da Construct IN, a equipe de engenharia da Petz visitava algumas obras toda semana, outras a cada 10 ou 15 dias.
Com a plataforma, eles passaram a visitar as obras a cada 20 dias. Isso porque a tecnologia 360° para a gestão e documentação de suas obras tornou possível acompanhar remotamente e, assim, diminuir a periodicidade.
Outras áreas da empresa também utilizam a plataforma, como a equipe de Project Management Office (PMO) - setor responsável por garantir a manutenção dos padrões e gerenciamento dos projetos -, que organiza checklists de todas as áreas da empresa e consegue reduzir as visitas em 50%.
A Petz começou a usar a Construct IN em 2019, sendo o primeiro cliente no segmento de varejo da plataforma. Durante a pandemia, a plataforma foi fundamental para a gestão remota das obras, permitindo que a empresa gerenciasse as obras à distância sem perder a qualidade.
Os benefícios da gestão remota de obras em 360°
Além de reduzir o número de visitas ao canteiro de obras, a Construct IN trouxe diversos outros benefícios para o sucesso nos projetos de expansão da rede varejista, como:
Agilidade e eficiência
Com a possibilidade de acompanhar o que acontece nas obras à distância, a equipe de engenharia consegue ser mais eficaz na gestão dos projetos, podendo gerenciar mais obras simultâneas. Também permite tomar decisões de forma mais prática e ágil em determinadas situações.
“O engenheiro senta na frente do computador e consegue ter uma visão geral das 5 obras e tomar uma ação para qualquer desvio de percurso, porque tem informação praticamente todo dia. Diferente de antes, que precisava esperar o momento da visita para tomar qualquer decisão”, ressalta o gerente de obras da Petz, André Ortega.
Visão 360° da obra
Poder visualizar a obra de forma completa e organizada de tudo que acontece na obra, sem depender de fotos de whatsapp ou relatórios que não mostram a real situação da obra ou de determinada atividade.
“Antigamente as empresas só registravam aquilo que estava bom. Hoje, como tem que tirar foto de todos os pontos, a gente consegue ter uma visão 360° e acompanhar tudo que acontece”, relembra.
Redução de custos
Além de diminuir os custos com deslocamentos das visitas presenciais, ter o histórico completo das obras auxilia na análise de aditivos contratuais ao final da obra, ou até mesmo durante a execução para evitar algum erro e retrabalho.
“A gente consegue fazer a visita remota na plataforma, verificar o andamento da obra, se os materiais chegaram e também nos adicionais, a gente volta para ver como foi feito ou conferir alguma coisa. Então pra gente é importante e a gente exige das construtoras que as fotos sejam de todos ambientes e diárias”, afirma o gerente de obras.
Segundo André, a Construct IN tem sido uma ferramenta importante para a gestão das obras de expansão da Petz pelo Brasil e, por isso, já está sendo utilizada em 100% dos seus projetos:
“Muitas vezes, a gestão é praticamente toda remota e tem dado certo, temos entregado as obras dentro do prazo, custo e com qualidade e a ferramenta tem auxiliado bastante nisso”.
Para descobrir mais benefícios que a plataforma trouxe para a Petz, assista o vídeo case completo aqui.
Escrito por Isis Gonzaga
Comparta en las redes