Gestão remota: o segredo da Petz para visitar obras diariamente
Petz revoluciona gestão de obras rápidas com plataforma digital e consegue gerenciar mais de 50 projetos por ano em diferentes regiões do Brasil.
Isis Gonzaga
Escrito em 6 abr 2023
•
Compartilhe nas redes
A Petz é a maior rede varejista do mercado pet no Brasil e, com seu projeto de expansão, tem como objetivo ser o melhor ecossistema do segmento até 2025.
Para atingir essa meta, a empresa enfrenta o desafio de gerenciar mais de 50 obras por ano, muitas delas feitas de forma simultânea, e em diferentes localidades do país, com prazos curtos e inegociáveis.
Os desafios da Petz para gerenciar as obras de suas lojas
As obras de varejo, em sua maioria, são complexas pela rapidez que evoluem e pela quantidade de itens ou processos padronizados, por isso, exigem muita atenção e agilidade na execução e gestão desses projetos.
Na Petz, essa realidade não é diferente, pois o tempo médio de suas obras é de 30 a 90 dias, sendo necessária a entrega das lojas dentro do prazo e orçamento previstos.
A rede varejista trabalha diretamente com as construtoras, sem nenhum intermediário, ou seja, sem contratar uma gerenciadora. Assim, a gestão é feita pela própria equipe, formada com pouco mais de 10 pessoas entre gerentes, analistas de obra, setor de qualidade, administração, entre outros.
Com uma equipe enxuta e centralizada em São Paulo, precisam acompanhar o andamento de dezenas de obras espalhadas pelo Brasil. Cerca de 47% das obras são fora do estado, impactando a produtividade dos profissionais que precisam se deslocar, além de gerar custos com viagens para outras regiões.
Diante dessa realidade, é possível afirmar que os principais desafios da Petz para gerenciar as obras de suas lojas são:
Descentralização da informação com dados e fotos de whatsapp ou email;
Relatórios e fotos da obra enviadas pelas construtoras que mostram apenas o que está bom;
Ter que esperar as visitas presenciais para identificar algum problema ou tomar alguma decisão;
Baixa produtividade da equipe devido ao tempo gasto pelos profissionais que visitam as obras presencialmente;
Muitos projetos em andamento para serem gerenciados por um time pequeno;
Custos adicionais com deslocamentos e retrabalhos;
Aditivos contratuais.
Como a tecnologia 360° auxiliou a Petz na gestão de obras
Para superar os obstáculos, a equipe de engenharia da Petz passou a utilizar a Construct IN, a plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360°.
Além de digitalizar seus processos e criar indicadores que garantem eficiência na gestão das obras, essa tecnologia permite ter uma visão completa do canteiro de forma remota, trazendo mais transparência e agilidade ao fazer as vistorias à distância.
Como funciona
A construtora contratada para executar os projetos da Petz fica responsável pelas capturas do canteiro de obras, as quais são feitas por meio de uma câmera 360° e o aplicativo da Construct IN específico para captura.
Após conectar à uma rede de internet, as imagens são enviadas automaticamente para o sistema, permitindo a visualização completa e organizada de todas as etapas da execução.
Além disso, a ferramenta possibilita que todos os envolvidos nos projetos da Petz, quando permitido, tenham acesso a essas imagens, podendo acompanhar a evolução física das obras ou até fazer apontamentos. Com isso, ela facilita a comunicação e o fluxo de informações dentro de uma única plataforma.
Resultados da Petz
Antes da implementação da Construct IN, a equipe de engenharia da Petz visitava algumas obras toda semana, outras a cada 10 ou 15 dias.
Com a plataforma, eles passaram a visitar as obras a cada 20 dias. Isso porque a tecnologia 360° para a gestão e documentação de suas obras tornou possível acompanhar remotamente e, assim, diminuir a periodicidade.
Outras áreas da empresa também utilizam a plataforma, como a equipe de Project Management Office (PMO) - setor responsável por garantir a manutenção dos padrões e gerenciamento dos projetos -, que organiza checklists de todas as áreas da empresa e consegue reduzir as visitas em 50%.
A Petz começou a usar a Construct IN em 2019, sendo o primeiro cliente no segmento de varejo da plataforma. Durante a pandemia, a plataforma foi fundamental para a gestão remota das obras, permitindo que a empresa gerenciasse as obras à distância sem perder a qualidade.
Os benefícios da gestão remota de obras em 360°
Além de reduzir o número de visitas ao canteiro de obras, a Construct IN trouxe diversos outros benefícios para o sucesso nos projetos de expansão da rede varejista, como:
Agilidade e eficiência
Com a possibilidade de acompanhar o que acontece nas obras à distância, a equipe de engenharia consegue ser mais eficaz na gestão dos projetos, podendo gerenciar mais obras simultâneas. Também permite tomar decisões de forma mais prática e ágil em determinadas situações.
“O engenheiro senta na frente do computador e consegue ter uma visão geral das 5 obras e tomar uma ação para qualquer desvio de percurso, porque tem informação praticamente todo dia. Diferente de antes, que precisava esperar o momento da visita para tomar qualquer decisão”, ressalta o gerente de obras da Petz, André Ortega.
Visão 360° da obra
Poder visualizar a obra de forma completa e organizada de tudo que acontece na obra, sem depender de fotos de whatsapp ou relatórios que não mostram a real situação da obra ou de determinada atividade.
“Antigamente as empresas só registravam aquilo que estava bom. Hoje, como tem que tirar foto de todos os pontos, a gente consegue ter uma visão 360° e acompanhar tudo que acontece”, relembra.
Redução de custos
Além de diminuir os custos com deslocamentos das visitas presenciais, ter o histórico completo das obras auxilia na análise de aditivos contratuais ao final da obra, ou até mesmo durante a execução para evitar algum erro e retrabalho.
“A gente consegue fazer a visita remota na plataforma, verificar o andamento da obra, se os materiais chegaram e também nos adicionais, a gente volta para ver como foi feito ou conferir alguma coisa. Então pra gente é importante e a gente exige das construtoras que as fotos sejam de todos ambientes e diárias”, afirma o gerente de obras.
Segundo André, a Construct IN tem sido uma ferramenta importante para a gestão das obras de expansão da Petz pelo Brasil e, por isso, já está sendo utilizada em 100% dos seus projetos:
“Muitas vezes, a gestão é praticamente toda remota e tem dado certo, temos entregado as obras dentro do prazo, custo e com qualidade e a ferramenta tem auxiliado bastante nisso”.
Para descobrir mais benefícios que a plataforma trouxe para a Petz, assista o vídeo case completo aqui.
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases
Escrito por Isis Gonzaga
Compartilhe nas redes
Mais posts como este
Categorias
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases