3 benefícios do gerenciamento remoto de obras

Descubra as principais vantagens de utilizar uma plataforma de acompanhamento de obras à distância por meio de imagens 360°.

Isis Gonzaga

Written in Aug 4, 2021

Share on social networks

Você sabia que o gerenciamento remoto de obras já é uma realidade na construção civil? Isso mesmo! Ele permite fiscalizar o canteiro de obras à distância e obter diversas vantagens competitivas. Confira as 3 principais abaixo.

O gerenciamento remoto de obras permite acompanhar e fiscalizar a execução de obras a qualquer hora e lugar, sem precisar realizar todas as visitas ao canteiro de obras presencialmente.

Com a Construct IN, esse processo funciona por meio de uma plataforma que utiliza câmeras 360° para realizar a documentação e o registro do canteiro de obras, garantindo uma experiência imersiva.

Para conhecer os ganhos reais da solução oferecida pela Construct IN, não deixe de conferir a lista a seguir com os principais benefícios desta plataforma de gerenciamento remoto de obras que está revolucionando a construção civil.

Mais controle e eficiência

Sabe quando você precisa fazer aquela visita rápida na obra, mas acaba não indo por algum imprevisto? Ou ainda, acaba acontecendo algum problema no canteiro? Pois então, com o uso da plataforma Construct IN, isso não é mais um problema para os profissionais da construção civil que precisam fazer inspeções de obras com frequência.

Tendo em vista que nem sempre é possível fazer visitas presenciais ao canteiro de obra, a solução chegou para viabilizar esse processo remotamente. A partir de imagens 360°, a ferramenta permite acompanhar a execução e a evolução da obra à distância, podendo controlar as atividades do campo com qualidade e precisão nos detalhes.

E o melhor é que você pode fiscalizar as obras a qualquer hora e lugar por meio de um celular, tablet ou computador.

Tendo a sua obra a um clique de distância, fica muito mais fácil identificar erros de execução com antecedência e tomar decisões corretas e eficientes antes que o problema se torne ainda maior. Dessa forma, além de ter mais controle e eficiência na etapa de construção, a tecnologia é capaz de otimizar o tempo de trabalho e reduzir os custos com deslocamentos ou retrabalhos.

Em casos onde a obra acontece em lugares distantes do escritório ou dos profissionais responsáveis pela gestão, como foi o caso do Colégio Marista em Sinop/MT, o gerenciamento remoto de obras se torna ainda mais importante e eficaz.

Clique aqui para conferir esse case de sucesso, onde superamos mais de 3000 km de distância entre os engenheiros e o canteiro de obras.

Frederico Westphalen, engenheiro civil da Construtora JL, considerou a ferramenta como fundamental nessa obra para a comunicação e visualização do processo de obras, principalmente pelo distanciamento do projeto em relação aos gestores principais que estavam em Porto Alegre:

“A gente tinha just in time a evolução da obra e poderia fazer as intervenções necessárias mesmo não estando lá. Além disso, nada melhor do que um registro fotográfico a 360° de todos os pontos da obra em andamento”.

Vale lembrar que a tecnologia não substitui as visitas presenciais, mas serve como um complemento às atividades de gestão de obras, pois incentiva o acompanhamento diário de uma construção. Assim, não é preciso esperar o dia da vistoria no local para validar informações, corrigir erros ou avaliar a evolução da obra.

Otimização da comunicação

O fluxo de informações durante um processo de obras é consideravelmente grande, por isso, é importante ter boas práticas de comunicação. Apesar de estarmos muito acostumados com canais de comunicação como e-mail e Whatsapp, na construção civil esses métodos não são os mais eficazes, pois as informações podem ficar perdidas.

Um dos grandes desafios do setor está, justamente, na falta de transparência e desconexão entre o canteiro de obras e os escritórios de engenharia. Uma comunicação mal estabelecida ou o uso de recursos inadequados para a necessidade da indústria construtiva podem acarretar em falhas na execução e resultados ineficientes.

Sabendo dessas dificuldades, por que não utilizar uma ferramenta específica para as atividades de obra que auxilia na comunicação entre o time?

Com uma comunicação por meio de apontamentos, a plataforma Construct IN permite que a troca de informações durante a obra aconteça de forma centralizada e muito mais eficiente.

Além de concentrar os dados em um único lugar, ela garante que todos os profissionais responsáveis por determinada atividade visualizem e acompanhem as anotações feitas em algum ponto da obra. Os apontamentos podem ser inseridos diretamente nas imagens 360° como mostra a imagem abaixo.

*Apontamentos Construct IN

Com isso, a plataforma permite acompanhar as obras de forma remota e ainda enviar instruções e validações durante a execução, auxiliando no fluxo de trabalho e na produtividade das obras.

*Apontamentos Construct IN

A possibilidade de fazer apontamentos colabora para que o gerenciamento e a comunicação nas obras ocorram de forma mais ágil. A funcionalidade permite ainda anexar documentos, fazer comentários nas imagens, delegar tarefas e gerar relatórios de todas alterações e avanços de obra.

*Relatório Construct IN

Documentação 360° das obras

Já se sabe que a Construct IN trabalha com câmeras 360° para fazer os registros da obra e, com isso, poder acompanhar e documentar a evolução das obras de uma forma mais imersiva e realista. Mas qual a vantagem de ser uma plataforma de documentação?

O diferencial da plataforma em nuvem é poder ter todo o progresso da obra documentado digitalmente e poder voltar a qualquer estágio da obra para inspeções e verificações.

Com os registros fotográficos feitos em 360°, esse histórico fica visualmente mais atraente e eficaz. Além disso, as imagens ficam organizadas de forma cronológica, possibilitando resolver problemas rapidamente e tirar dúvidas durante e depois da execução. Vale lembrar que, mesmo depois do término do período de contratação da plataforma, o usuário pode acessar os dados da obra sem custos adicionais.

Com base nisso, a documentação digital proporciona uma maior rastreabilidade e confiabilidade das informações.

Sendo uma ferramenta importante para acompanhar o dia a dia e também resgatar informações, essa funcionalidade é bem vista por grandes empresas como a Petz, uma grande cliente e parceira da Construct IN. Um dos engenheiros civis da empresa, Americo Copola Sampaio, destacou como um dos diferenciais da plataforma:

“Um benefício muito legal é poder ter o histórico da obra, saber o que fazem ou em que momento e sincronia certo serviço vai acontecer, ou aconteceu. Seis meses depois que entreguei determinada obra, eu consigo recapitular exatamente como foi o andamento da obra”.

Confira o case da Petz completo para entender como a Construct IN está impactando em diversos aspectos e potencializando os resultados desta grande varejista do mercado pet. Clique aqui para baixar.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o que é e como fazer o gerenciamento remoto, acompanhe outros conteúdos aqui do blog. Você também pode assinar a CIN News, a newsletter que traz as principais notícias da construção civil e as novidades da plataforma Construct IN.

Clique aqui para assinar!

Construir DENTRO

Construction management

Retail

Construction companies

Casos

Written by Isis Gonzaga

Written in Aug 4, 2021

Written in Aug 4, 2021

Written in Aug 4, 2021

Written in Aug 4, 2021

Journalist with expertise in Content and Product Marketing, transforming copywriting knowledge into successful strategies and launches.

Journalist with expertise in Content and Product Marketing, transforming copywriting knowledge into successful strategies and launches.

Journalist with expertise in Content and Product Marketing, transforming copywriting knowledge into successful strategies and launches.

Share on social networks

More posts like this
Categories

Construir DENTRO

Construction management

Retail

Construction companies

Casos