Construct IN Talks: processos e tecnologias inovadoras para gestão de obras
Evento promovido pela Construct IN reúne profissionais de construtoras e gerenciadoras para discutirem sobre inovação nas obras.
Isis Gonzaga
Escrito em 22 ago 2023
•
Compartilhe nas redes
A indústria da construção civil está em constante transformação, impulsionada pela tecnologia e pela busca por processos mais eficientes.
No cenário de obras comerciais, industriais, institucionais e corporativas, inovações e otimizações desempenham um papel crucial na gestão e execução bem-sucedidas. Ainda assim, o setor tem muito o que evoluir quando o assunto é tecnologia nas obras.
E foi pensando em como fomentar a inovação na construção civil que a Construct IN, startup que oferece um software para gestão de obras em 360°, promoveu a primeira edição do Construct IN Talks, um evento exclusivo para gerenciadoras, construtoras e fornecedores de obras não residenciais.
A seguir, confira os principais destaques da primeira edição do encontro, que aconteceu no dia 16 de agosto de 2023, em São Paulo.
Construct IN Talks: conectando profissionais e ideias inovadoras
O Construct IN Talks é voltado para construtoras, gerenciadoras e fornecedores que trabalham com obras comerciais, industriais, institucionais ou corporativas, e que buscam por inovação em seus projetos.
Com o objetivo de auxiliar na evolução do setor, reúne profissionais que trabalham com obras não residenciais para compartilharem experiências, inovações e aprendizados.
Para tornar isso possível, busca trazer palestras de startups e empresas da construção civil com conteúdos e soluções exclusivas, além de proporcionar um momento de networking entre os participantes.
Case Tools Engenharia: tecnologia no gerenciamento de obras
A primeira edição do Construct IN Talks contou com a palestra principal do time da Tools Gerenciamento e Engenharia sobre tecnologia no gerenciamento de obras de ponta a ponta.
A fundadora da empresa, Fernanda Rossi, juntamente com os Sócios-Diretores Flavio Graziano e Rafael Trevisan, compartilharam os principais insights sobre iniciativas que têm gerado resultados positivos para a Tools.
O time apresentou as soluções inovadoras que utilizam em diferentes etapas da construção, tanto no pré-obra como na gestão da execução, e como fazem a integração e centralização dessas informações e tecnologias.
Para mostrar seus processos de organização na prática, compartilharam estratégias de gerenciamento de projeto e de obra que se dividem em 3 pilares fundamentais para cada fase:
Gerenciamento de projeto
Contratação assertiva: por meio de um vendor list com a classificação dos fornecedores, da emissão de cartas convite com objetivos e requisitos BIM e de um sistema de medição vinculado, considerando parâmetros BIM.
Planejamento estratégico: realização de reuniões de Kickoff, emissão de plano de execução BIM, elaboração de um cronograma detalhado de projetos e de um orçamento preliminar.
Uso de tecnologia: desenvolvimento de projetos em BIM, compatibilização 3D e comunicação colaborativa, além da digitalização da obra.
Gerenciamento de obra
Contratação assertiva: por meio de um vendor list com a classificação dos fornecedores, da emissão de cartas convite e personalização da EAP do projeto, além da equalização técnica-comercial.
Monitoramento e gestão: uso de ferramentas de gestão e suporte na tomada de decisão, e um trabalho colaborativo entre projetista, construtora e gerenciadora.
Uso tecnologia: o BIM também é aplicado na obra, digitalização dos canteiros de obras, Big Data e Power BI.
*Rafael Trevisan, Fernanda Rossi, Flavio Graziano e Tales Silva (CEO da Construct IN)
Case SuperViz: aumentando a produtividade no trabalho remoto
Buscando trazer ainda mais tecnologia e produtividade, Marcelo Franco, Diretor de Novos Negócios da SuperViz, foi o convidado para falar sobre processos e ferramentas que otimizam o trabalho remoto.
Sua palestra trouxe cases reais de como a solução da SuperViz viabiliza a colaboração e aumenta a produtividade nesse modelo, facilitando a comunicação e a coordenação entre equipes dispersas geograficamente.
Dessa forma, ela permite que projetos avancem de maneira eficiente de forma assíncrona e síncrona, auxiliando também na gestão remota de obras.
Construct IN: gestão remota de obras
O Diretor de Operações da Construct IN, Arthur Netto, também falou sobre a plataforma, que permite o gerenciamento de obras por meio de imagens 360° e a importância da centralização de informações durante a execução de um projeto.
Arthur apresentou ainda o protótipo da Inteligência Artificial da Construct IN capaz de transformar os dados imputados sobre a obra no sistema e nos apontamentos da plataforma em respostas de textos, como uma conversa em um aplicativo de mensagem.
O modelo estará disponível em breve para todos usuários, assim como outras novidades da plataforma que vão melhorar ainda mais na gestão e documentação das obras.
Para conhecer mais sobre a tecnologia e todas suas funcionalidades acesse aqui.
*Arthur Netto, Diretor de Operações da Construct IN
Faça parte da transformação
Sabemos que o futuro da construção civil está ligado à adoção contínua de tecnologias e práticas inovadoras. O evento, portanto, proporcionou muito networking, aprendizado e troca de ideias entre os participantes, buscando fomentar ainda mais a evolução do setor.
Se você é um profissional da área e trabalha com obras comerciais, industriais, institucionais ou corporativas, o Construct IN Talks é uma ótima oportunidade para expandir suas conexões e conhecimentos.
Faça parte dessa transformação e junte-se às gerenciadoras e construtoras mais inovadoras do Brasil. Clique aqui e garanta seu nome na lista de espera do próximo Construct IN Talks.
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases
Escrito por Isis Gonzaga
Compartilhe nas redes
Mais posts como este
Categorias
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases