7 passos para implementar a tecnologia na construção civil

O uso da tecnologia na construção civil é uma realidade. Por isso, entenda o significado dessa evolução e veja 7 passos para implementá-la no seu negócio!

Tales Silva

Escrito em 16 de jul. de 2024

Compartilhe nas redes

O uso da tecnologia na construção civil é uma realidade. Com a chegada da Indústria 4.0 e 5.0, o setor está passando por grandes mudanças. Uma delas é o surgimento dos chamados “canteiros de obras inteligentes" ou smart construction site que usam recursos tecnológicos para tornar a obra mais eficiente, sustentável e integrada.

Para manter a competitividade, muitas empresas apostam em tecnologias e os engenheiros precisam saber como implementá-las para não ficarem para trás. 

Continue a leitura e saiba mais sobre esse processo. Até o final do artigom confira:

  • Descomplicando o termo “canteiros inteligentes”

  • O que é a tecnologia na construção civil?

  • Como colocar em prática a tecnologia na construção civil na sua empresa

  • Como a Construct IN pode te ajudar a implementar a tecnologia na construção civil?

Descomplicando o termo “canteiros inteligentes”

Os “canteiros inteligentes” são ambientes de construção civil modernizados com a implementação e a integração de várias tecnologias digitais. Elas facilitam a comunicação em tempo real entre todos os envolvidos no projeto, melhoram o planejamento, monitoramento e a gestão geral da obra. 

- Leia também: Construção inteligente: confira 6 novidades do setor

O que é a tecnologia na construção civil?

A tecnologia na construção civil refere-se ao uso de ferramentas digitais, equipamentos e materiais avançados que ajudam a otimizar o planejamento, a execução e a gestão de projetos de construção. 

Isso inclui desde softwares de design, de acompanhamento de obra e gestão de projetos até equipamentos de construção robóticos e materiais inovadores. O objetivo é melhorar a eficiência, reduzir custos, aumentar a segurança e minimizar o impacto ambiental das construções.

Como colocar em prática a tecnologia na construção civil na sua empresa

1.  A tecnologia na construção civil deve curar as suas dores

Muitos gestores de obras olham para as novas tecnologias e pensam que precisam ser inovadores. Saem contratando várias ferramentas, muitas vezes, que não vão realmente melhorar o dia a dia. Tudo isso só para não ficarem para trás.  

O ideal é refletir sobre a sua rotina e seus problemas e pensar qual é o objetivo que a contratação dessa tecnologia vai te auxiliar a atingir

Existem vários que você pode escolher: 

  • Deixar as documentações com mais credibilidade; 

  • Diminuir a burocracia;

  • Integrar dados;

  • Tornar o acesso à informação mais rápido;

  • Melhorar a precisão na execução da obra;

  • Reduzir o tempo de vistoria;

  • Cortar custos com deslocamento de equipe e viagens.

Enfim, essas são só algumas das várias dores que as tecnologias podem sanar. Dessas listadas acima, muitas podem ser resolvidas com a contratação da nossa plataforma Construct IN, por exemplo. 

Com ela, você pode fazer o acompanhamento das obras à distância, reunir informações do canteiro, se comunicar com a equipe, fazer anotações e gerar relatórios. 

2. Conhecer as grandes inovações tecnológicas

É muito importante que você sempre esteja atualizado com as mudanças que podem impactar várias áreas, incluindo a Engenharia Civil, como:

BIM (Building Information Modeling): 

O BIM 3D utiliza informações digitais para criar modelos tridimensionais detalhados de construções, incorporando tanto dados gráficos quanto não gráficos. No BIM, esses modelos são organizados em um ambiente seguro e de fácil acesso para o compartilhamento de informações.

Avançando para o BIM 4D, ele adiciona a dimensão do tempo ao modelo 3D, melhorando o planejamento e o monitoramento dos cronogramas em projetos de construção

Por fim, o BIM 5D expande ainda mais esse modelo ao incluir custos de materiais e outros recursos financeiros, proporcionando um planejamento orçamentário mais integrado e detalhado.

Captura da realidade (realidade as-built)

É uma tecnologia que envolve o uso de scanners a laser, fotografia, drones, câmeras em 360° e outras ferramentas para criar representações digitais precisas e detalhadas de estruturas físicas e ambientes. 

A técnica facilita a precisão e a eficiência ao permitir que engenheiros visualizem e interajam com condições físicas reais dentro de um ambiente virtual. Estes modelos digitais são utilizados para análise, monitoramento, e planejamento em engenharia civil, ajudando na manutenção, renovação, ou expansão de projetos existentes. 

Gêmeos digitais (Digital Twin) 

Gêmeos digitais, também conhecidos pelo termo Digital Twin, são réplicas digitais de objetos, processos ou sistemas físicos. Eles utilizam dados em tempo real obtidos por meio de sensores, câmeras e outras fontes para descrever, diagnosticar e prever o estado e o comportamento desses elementos. 

Essa tecnologia permite que engenheiros e gestores monitorem, analisem e otimizem operações e a manutenção de infraestruturas em tempo real. Ao integrar IA, IoT e análise de dados, os gêmeos digitais podem prever problemas antes que ocorram, melhorando o planejamento e a execução de projetos e operações. Nossa plataforma da Construct IN, por exemplo, pode ser considerada um gêmeo digital.

- Leia também: 3 tecnologias para a digitalização da construção civil

Inteligência Artificial (IA): 

Área da ciência da computação onde algoritmos são desenhados para realizar tarefas que normalmente precisavam somente de inteligência humana, como aprender, raciocinar, etc.

- Leia também: Inteligência Artificial na construção civil: importância e usos

Internet das Coisas (IoT):

É uma rede de objetos físicos ("coisas") equipados com sensores, software e outras tecnologias para conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet, sem necessidade de intervenção humana direta.

Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR): 

A Realidade Virtual (VR) é uma tecnologia que cria ambientes completamente imersivos, substituindo o mundo real por um cenário virtual. É muito usado por dispositivos, como: headsets VR.

Já Realidade Aumentada (AR) combina elementos do mundo real com elementos virtuais, sobrepondo dados digitais ao ambiente físico, visíveis através de dispositivos como smartphones e óculos especiais.

RFID (Radio Frequency Identification)

Tecnologia que utiliza sinais de rádio para identificar e rastrear objetos através de etiquetas que respondem a leituras de radiofrequência.

3. Saber quais são os dispositivos tecnológicos disponíveis

Diversos dispositivos são inovações da tecnologia na construção civil. Os equipamentos mais utilizados no canteiro de obra inteligente são:

  • Capacetes inteligentes: integram sensores e câmeras para aumentar a segurança dos trabalhadores, monitorando condições de trabalho e alertando sobre perigos potenciais;

  • Câmeras 360°: capturam as imagens do espaço completo da obra e  documentam o progresso com muito mais facilidade do que com fotos comuns de celulares;

  • Drones: podem fazer o mapeamento aéreo, inspeção e monitoramento das obras;

  • Equipamentos autônomos: robôs e máquinas para executar tarefas específicas e reduzir a mão de obra manual;

  • Etiquetas inteligentes (QR Code): facilitam o rastreamento e gerenciamento de materiais e equipamentos ao permitir acesso rápido a informações através de um simples scan;

  • Óculos AR (Realidade aumentada): projetam informações digitais sobre o mundo real, auxiliam na visualização de projetos e precisão das tarefas. 

4. Escolha ferramentas que vão realmente resolver as suas dores 

Antes de escolher qualquer tecnologia na construção civil, entenda quais processos podem ser digitalizados para melhorar a eficiência. Este estudo ajuda a identificar as áreas onde os problemas mais impactam a produtividade e a eficiência.

Só assim a empresa pode escolher de forma mais assertiva quais tecnologias são mais adequadas para suas necessidades específicas. Por exemplo, companhias com dificuldade para acompanhar obras em cidades ou estados diferentes podem usar a Construct IN para resolver isso. 

Só é preciso ter atenção que algumas tecnologias podem não ser compatíveis entre si. Isso torna difícil a integração de novos sistemas com os já existentes.

- Leia também: ERP para construtora: principais benefícios e quando contratar

5. Conquiste o engajamento dos colaboradores

Sempre explique a utilidade dessas ferramentas e como essas inovações não vão substituir os empregos dos colaboradores. Dizer como elas podem facilitar as tarefas do dia a dia ajuda a quebrar alguma possível resistência.

6. Invista em treinamento

Depois de escolher a melhor plataforma, invista sempre em um treinamento adequado para os seus colaboradores. Busque por tecnologias e ferramentas fáceis de serem utilizadas, como a Construct IN no gerenciamento das obras, para atingir um nível alto de produtividade.

Só tenha em mente que os colaboradores vão precisar de um tempo para se adaptar aos novos sistemas e processos. Isso significa que o aumento na produtividade não será imediato. 

7. Faça monitoramento e avaliação contínua 

Permita que a equipe acompanhe de perto o desempenho das tecnologias na construção civil e avalie seu impacto real na produtividade e eficiência da obra. O feedback regular também deve ser incentivado para identificar áreas que precisam de ajustes ou outras melhorias.

Como a Construct IN pode te ajudar a implementar a tecnologia na construção civil?

Nosso software para gestão de obras remota traz os melhores recursos para acompanhar as suas obras. Quem contrata a nossa ferramenta tem vários benefícios das tecnologias listadas nesse post: 

  • Gêmeo digital;

  • Realidade as-built com o uso de câmeras em 360°;

  • Inteligência artificial que monitora o uso de EPIs;

  • Integração total com o BIM e muito mais!

Temos também um setor de Sucesso do Cliente que realiza um plano de implementação do sistema, com follow ups em 45 e 90 dias. Depois disso, oferece treinamentos semanais da plataforma para novos colaboradores ou reciclagens. 

Junte-se a mais de 200 clientes satisfeitos, incluindo grandes nomes do varejo e construtoras líderes de mercado, que já aumentaram a produtividade diária.

- Leia também: Inovação na construção: principais desafios e soluções

*Imagem de capa: Envato / nd3000

Escrito por Tales Silva

Escrito em 16 de jul. de 2024

Escrito em 16 de jul. de 2024

Escrito em 16 de jul. de 2024

Escrito em 16 de jul. de 2024

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Compartilhe nas redes