Os 3 P’s na Gestão de Projetos: integrando pessoas, processos e produtos

Especialista em obras rápidas para varejo compartilha como funciona a metodologia e explica como ela transforma o sucesso de cada execução.

Bianca Mariani

Escrito en 28 ago 2024

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Uma gestão eficiente de projetos é o que toda empresa de varejo busca para obter sucesso em suas operações. Para potencializar a qualidade das entregas, o especialista em obras rápidas para varejo e gestão de equipes de alta performance Geberson Coelho compartilhou em sua palestra na 12ª edição do Retail Expansion a importância da metodologia dos 3 P’s e como aplicá-la para obter resultados cada vez melhores. 

Os ensinamentos se aplicam tanto no contexto de empresas varejistas em expansão, mas também na gestão de equipes em construtoras e outros segmentos. Neste post, vamos mostrar como integrar estes três elementos pode ser a chave para uma gestão e performance cada vez melhores.

O que são os 3 P’s

  1. Pessoas: um ativo essencial em qualquer empresa e o elemento mais importante para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Independente do cargo e área, é preciso saber trabalhar em equipe com sintonia, pois todos são responsáveis pela entrega final. A forma como as pessoas são tratadas, motivadas e capacitadas influenciam diretamente o sucesso do projeto. 

  1. Processos: são as diretrizes que definem como as atividades serão feitas. Garante que todos os envolvidos saibam de forma clara o seu papel, bem como o impacto de suas ações no decorrer do projeto. 

  1. Produtos: Trata-se da entrega final, o principal a ser oferecido, que vai levar o nome da sua marca para o mercado. Precisa ter qualidade, ser bom e solucionar a demanda do cliente.

Como os 3 P’s se conectam

Segundo Geberson, a metodologia 3P’s permite aos gestores cuidarem de todas as dimensões que envolvem a entrega de projetos e obras: pessoas criam e aprimoram processos, que se bem executados permitem o desenvolvimento dos produtos, funcionando como uma reação em cadeia rumo a resultados positivos. 

Não se trata de uma estrutura acadêmica rígida, mas integrar os 3 P’s permite que o gestor analise pontos críticos que precisam de atenção ao longo do projeto. 

Ele sinaliza também que, além de método, é importante que os gestores e executores adotem os 3 P’s como uma mentalidade, replicando em todas as etapas do processo de desenvolvimento do projeto e da obra, implementando como parte da rotina.

Por que adotar os 3 P’s?

A implementação da integração entre pessoas, processos e produtos traz vários ganhos para dentro do projeto, entre eles:

  • Abordagem holística

  • Simplicidade e clareza

  • Equilíbrio

  • Adaptabilidade

  • Foco nos fundamentos

  • Implementação prática

  • Identificação e resolução de problemas

  • Ênfase em relacionamentos de qualidade 

A sinergia e alinhamento entre os P’s possibilita uma maior eficiência e eficácia na rotina. Cuidando bem das pessoas envolvidas, você as encontrará motivadas e tomando protagonismo dentro de suas responsabilidades; quando os processos estão alinhados, você tem uma visão clara de pontos de melhoria dentro dos fluxos de trabalho.

Isso tudo resulta em produtos e entregáveis de melhor qualidade, que chegam ao clientes e geram resultados e lucratividade.


Desafios 

Como em qualquer novo processo, a implementação é desafiadora principalmente por causar resistência à mudança por aqueles que já estão envolvidos e deveras acostumados com o processo atual. 

Geberson sinaliza que leva tempo e atenção contínua para garantir que todos os pontos estão integrados e funcionando da melhor maneira possível. Implementar indicadores para medir o sucesso ou sinalizar uma mudança de rota também pode ser um desafio, mas é uma etapa fundamental para que o planejamento funcione.

Você pode encontrar outros desafios na implementação dos 3 P’s, que são:

  • Simplicidade excessiva ou superficialidade;

  • Implementação desafiante mediante falta de recursos;

  • Dependência de liderança forte e comunicação eficaz;

  • Adaptação ao contexto específico e particularidades;

  • Integração com outras estratégias.

“A integração entre pessoas, processos e produtos requer disposição para fazer quantas adaptações forem necessárias no decorrer do projeto”, cita Geberson. Entender o processo de aprendizado é essencial para superar os obstáculos listados acima.

A implementação na prática

Durante o evento, Geberson explicou que a implementação da metodologia dos 3 P’s  passa pelas seguintes etapas:

  • Avaliação inicial: Identifique o contexto em que sua empresa está inserida e faça um mapeamento de como o fluxo entre as pessoas, processos e produtos funcionam atualmente;

  • Desenvolvimento de estratégia: Trace objetivos e como as ações serão medidas. Uma boa dica é utilizar o método 5W2H (what, when, where, who, why, how e how much), que em português significa: o que, quando, onde, quem, por que, como e quanto. O método permite elencar as estratégias mais importantes e trazer um racional de plano de ação;

  • Treinamento: Capacite os demais envolvidos no projeto. Todos precisam ter em mente o seu papel dentro da nova estrutura e como será o novo fluxo de atuação;

  • Execução: De nada adianta planejar e não colocar em prática. Defina uma data de início e comece a testar;

  • Monitoramento e avaliação: Estabeleça métricas para acompanhar a evolução da implementação. Estes dados darão o direcionamento preciso para ajustar a rota ou aprimorar o que já funciona.

Seja você gestor ou executor, é preciso ficar atento às novidades que podem surgir na rotina do projeto e da obra; profissionais eficientes pensam em novos processos, em como aumentar a qualidade do serviço ou avaliando o mercado para desenvolvimento de novos produtos ou melhorias. Por isso, lembre-se de cuidar das pessoas e de desenvolver as equipes. 

São atitudes simples, mas que fazem a diferença na entrega final.

O Retail Expansion

O Retail Expansion não é só um evento, mas sim uma comunidade que tem como objetivo colaborar para melhorar a eficiência e trazer inovação e excelência nos setores de engenharia, manutenção e expansão de empresas de varejo e serviços. 

Ao reunir executivos do ramo em eventos, criamos um ambiente de troca de experiências, cases de sucesso e uma oportunidade de networking para aqueles que participam. O tema tratado neste artigo é da edição de Junho de 2024, mas todos os meses trazemos novos temas e profissionais diferentes para expandir o conhecimento e crescer a nossa rede. 

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Escrito por Bianca Mariani

Escrito en 28 ago 2024

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