Gerenciamento de obras: como fazer e dicas para boa gestão

Confira um passo a passo de como fazer um gerenciamento de obras eficaz com a ferramenta Construct In. Confira também nossas dicas para uma boa gestão!

Tales Silva

Written in Jul 16, 2024

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Durante o gerenciamento de obras, cada detalhe precisa ser verificado para que tudo saia como você espera. A sua missão passa a ser garantir que a construção esteja dentro do prazo, do orçamento e com a qualidade desejada. Veja como fazer o seu projeto dar certo com a ajuda da Construct IN

Até o final do artigo, confira:

  • 1° passo da gestão de obras: planejamento

  • 2° passo: manter a comunicação e transparência

  • 3° passo da gestão de obras: ter um bom controle de qualidade

  • 4° passo: focar na Gestão de Riscos

  • 5° passo: preocupe-se com o controle de custos

  • Contrate a Construct IN para facilitar o seu gerenciamento de obras

1° passo da gestão de obras: planejamento

É nessa fase que os objetivos, prazos, recursos e cronograma são definidos. Um bom planejamento durante o gerenciamento de obras antecipa problemas e define estratégias para reduzi-los. Essas são as dicas para você começar:

  • Crie um cronograma realista: divida a obra em etapas e defina prazos realistas para cada uma delas. Use ferramentas como o Microsoft Project ou Excel para montá-lo. Já o acompanhamento do cronograma da obra pode ser feito diretamente na plataforma da Construct IN, o que facilita o seu dia a dia;

  • Faça um orçamento preciso: detalhe todos os custos previstos e mantenha uma reserva para imprevistos. Utilize planilhas para monitorar os gastos ou o modelo BIM. Com esse último, é possível ter uma estimativa de custos muito mais precisa porque ele permite a quantificação automática de materiais e componentes diretamente do modelo 3D. A melhor parte é que a nossa plataforma faz a integração completa com esse modelo e você pode até verificar a conformidade entre o que foi planejado em BIM e o que está sendo executado em 360°;

  • Documentação completa: tenha todos os projetos, plantas, e especificações técnicas bem organizados e acessíveis a todos os envolvidos. Com a Construct IN, tudo isso pode ser acessado em um único lugar! 

- Leia também: O que é gerenciamento remoto de obras?

2° passo: manter a comunicação e transparência

Uma comunicação eficiente é essencial em todas as etapas da obra. Desde o início, é importante ter canais claros e simples entre os engenheiros, arquitetos, fornecedores e clientes. Manter todos informados garante que a equipe inteira esteja na mesma página.

Um erro comum que atrapalha muito a comunicação é ter informações espalhadas em vários lugares diferentes, como WhatsApp e e-mail. A solução é centralizar todos os dados em uma plataforma única, como a Construct IN. Ela permite que todos tenham acesso às informações necessárias, o que melhora muito a gestão do projeto.

Com a Construct IN, você consegue conversar com a equipe, fazer apontamentos (comentários), criar relatórios de progresso (Relatório Diário de Obras e Relatório Fotográfico de Obras, entre outros) de forma automatizada e muito mais. 

3° passo da gestão de obras: ter um bom controle de qualidade

Um dos principais objetivos do gerenciamento de obras é garantir a qualidade do projeto final. Por isso que você deve se preocupar desde a escolha dos materiais até a execução dos serviços. 

Fazer inspeções regulares e testes de qualidade são essenciais para identificar e corrigir problemas antes que se tornem grandes obstáculos. 

Uma das maneiras de continuar sempre observando o progresso da obra sem ter tanto custo é fazer uma visita virtual usando a plataforma da Construct IN. 

Com ela, qualquer pessoa no local pode usar uma câmera 360° para capturar as imagens da construção. As fotos podem ser tiradas sem a necessidade de internet no local (quando o smartphone entra em um local com rede wi-fi/4g/5g elas são carregadas automaticamente para a plataforma). 

Outra funcionalidade é a possibilidade de comparar as imagens entre diferentes datas para ver como a construção está ficando e muito mais. 

- Leia também: Acompanhamento de obra: o que é e como aprimorar o processo

4° passo: focar na Gestão de Riscos

Obras sempre são complexas e cheias de imprevistos. Fazer uma boa gestão de riscos envolve identificar possíveis problemas e desenvolver planos para lidar com eles. Seja um atraso na entrega de materiais ou condições climáticas adversas, estar preparado para o inesperado é uma característica fundamental de um bom gerenciador de obras.

Veja algumas dicas para lidar bem com essa etapa da gestão de obras:

  • Faça uma lista de todos os possíveis riscos que podem surgir durante a obra; 

  • Avalie o impacto de cada um deles e priorize aqueles que podem causar os maiores atrasos ou custos adicionais na obra.

  • Desenvolva um plano de contingência. Por exemplo, se há possibilidade de atraso na entrega de materiais, tenha fornecedores alternativos prontos para entrar em ação;

  • Durante a obra, monitore continuamente os riscos e revise seus planos de contingência conforme necessário. Use ferramentas como a Construct IN para acompanhar o progresso e a eficácia das medidas adotadas.

5° passo: preocupe-se com o controle de custos

Gerenciar os custos de uma obra é uma tarefa desafiadora, mas essencial. Para isso: 

  • Acompanhe continuamente os gastos durante a obra: utilize planilhas ou softwares de gestão de projetos para registrar todas as despesas em tempo real. Se você contratar a Construct IN, e tiver um item de custos nas planilhas do cronograma, pode acompanhar tudo isso em um único lugar na nossa plataforma;

  • Compare regularmente os gastos reais com o orçamento planejado: identifique qualquer desvio e analise suas causas para tomar medidas corretivas rapidamente;

  • Utilize a Construct IN, que tem integração com BIM, para ter uma visão clara e atualizada dos custos do projeto: essa tecnologia pode ajudar a prever despesas e evitar surpresas;

  • Gere relatórios financeiros regulares para manter todos informados sobre o status do orçamento;

  • Negocie preços e condições de pagamento com fornecedores para obter os melhores custos possíveis;

  • Gerencie rigorosamente as mudanças no escopo do projeto. Qualquer alteração deve ser cuidadosamente avaliada em termos de impacto financeiro;

  • Realize revisões e auditorias periódicas dos custos para garantir que tudo está sendo registrado corretamente e que não há desvios significativos;

  • Mantenha uma reserva financeira para cobrir despesas imprevistas que possam surgir ao longo do projeto.

Contrate a Construct IN para facilitar o seu gerenciamento de obras

Com o nosso software de gestão de obras remota, você reduz em até 50% as visitas presenciais às obras, diminui o tempo de vistoria e os custos com deslocamentos. Um dos maiores benefícios é que você vai poder acompanhar remotamente como a construção está evoluindo com a ajuda de imagens 360°. 

Além disso, você vai poder integrar o modelo BIM, acompanhar o cronograma do projeto, colocar todas as informações em um único lugar, gerar dashboards, relatórios, entre outros recursos. 

Mais de 200 clientes, como a Afonso França Engenharia, Carrefour e a Localiza já viram os benefícios de contratar a nossa plataforma. Agora só falta você. 

- Leia também: ERP para construtora: principais benefícios e quando contratar

Written by Tales Silva

Written in Jul 16, 2024

Written in Jul 16, 2024

Written in Jul 16, 2024

Written in Jul 16, 2024

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

Tales Silva é Engenheiro Civil formado pela PUCRS (2016) e possui MBA Executivo com foco em marketing pela ESPM-Sul (2019). Tem experiência em projetos estruturais e em construções industrializadas. É fundador e CEO da Construct IN, construtech que oferece uma plataforma de gestão e documentação de obras por meio de imagens 360º.

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