Capex: estratégias da Localiza para redução dos custos de obra
Gerente de Engenharia revela os 5 pilares para controle de orçamento e aumento da produtividade nos projetos de expansão.
Isis Gonzaga
Escrito em 29 nov 2023
•
Compartilhe nas redes
A gestão eficiente de investimentos (Capex) e o aumento da produtividade são desafios constantes enfrentados por equipes de engenharia de empresas do varejo ou em expansão, especialmente no cenário de alta nos insumos e demais problemas da construção civil.
O Gerente de Engenharia da Localiza&Co, Stefan Zeller, compartilhou, durante sua apresentação no evento Retail Expansion by Construct IN, as principais barreiras enfrentadas no setor e suas estratégias para o controle de orçamento das suas obras.
A seguir estão os 5 pilares da Localiza&Co para reduzir Capex e aprimorar a produtividade do seu time.
1. Inovação Tecnológica: Modernizando Processos
O time de engenharia está focado em trazer novas tecnologias para seus processos, tanto para reduzir os custos de obra, como para melhorar o ambiente de trabalho e produtividade. Algumas das iniciativas inovadoras, são:
Aplicativos de gestão à distância: a plataforma Construct IN tem auxiliado no acompanhamento remoto da execução dos projetos. Por meio de imagens 360°, os profissionais conseguem visualizar toda evolução física das obras, reduzindo custos com deslocamentos e trazendo mais agilidade para a rotina.
BIM: alguns parceiros já utilizam essa metodologia e a Localiza&Co tem como meta começar a implementação do BIM nos projetos internos a partir de 2024.
BI’s: os dashboards são de extrema importância para poder analisar os números, entender os resultados e identificar possíveis melhorias a partir das informações geradas. Conhecer o seu negócio é essencial.
RDO eletrônico: a automatização dos Relatórios Diários de Obra (RDO) gera uma economia gigantesca de tempo, visto que é uma atividade obrigatória e que demanda tempo quando feita manualmente ou sem auxílio de uma tecnologia.
GED: o Gerenciamento Eletrônico de Documentos também faz parte dos processos da equipe, garantindo mais segurança de dados e evitando projetos desatualizados.
Imersão virtual: a simulação em 3D permite uma melhor visualização dos projetos, principalmente para quem não está muito envolvido ou não tem muita experiência com projetos 2D.
Levantamento virtual: ajuda muito a arquitetura, visto que uma equipe faz o mapeamento com laser scanner e gera tudo em mapa de pontos, economizando tempo e viagens, além de ter toda parte de dados levantada e arquivada.
Novos materiais: um dos cases da Localiza&Co com materiais inovadores, é o uso de bloco de plástico reciclado nas obras das agências, o que agiliza a construção e contribui para a sustentabilidade.
Industrialização do canteiro: trata-se de tirar o máximo de processo manual da obra, pois o custo da mão de obra está encarecendo e a qualidade diminuindo.
2. Gestão dos Fornecedores: Parcerias Estratégicas
Mais do que ter fornecedores, a empresa entende que estabelecer parcerias sólidas é crucial. O objetivo é selecionar parceiros comprometidos com a qualidade e alinhados aos valores da empresa. Para isso, buscam tomar algumas ações, como:
Elaboração de Vendor list por região e especialidade
Avaliação dos fornecedores pela engenharia, suprimentos e ponta
Treinamento dos fornecedores nos padrões da empresa
Ranking anual das empresas que prestaram serviço com premiação e penalidades
Em 2023, foram mais de 100 empreiteiros trabalhando para a Localiza&Co.
Com essas parcerias, é possível incentivar relações comerciais duradouras, além de reduzir custos e retrabalhos, pois o fornecedor se compromete em colaborar ao longo do ciclo da obra e em fazer um trabalho de qualidade.
3. Área de Suprimento: Estratégias de Negociação
A passagem das negociações para a área de suprimentos demonstrou ser um passo estratégico para a equipe.
Essa mudança permitiu uma abordagem especializada na contratação de fornecedores, resultando até em redução de custos devido a ações como uso de software de leilão virtual.
O departamento de engenharia ainda é responsável por olhar a área técnica, de projeto e capacidade do fornecedor, mas quem faz a negociação, de forma mais eficiente e mantendo a qualidade dos materiais e serviços, é a equipe de suprimentos.
4. Análise de Dados: Orientação por Indicadores
A análise de dados e o estabelecimento de KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) são fundamentais para monitorar o progresso e identificar oportunidades de melhoria.
O gerente Stefan Zeller ressaltou a importância de criar uma narrativa a partir dos dados, possibilitando uma compreensão clara do negócio, do fluxo do cliente e facilitando a tomada de decisões embasadas.
5. Gestão de Equipes: Foco nas Pessoas
Investir na gestão de equipes é crucial para uma cultura organizacional saudável e produtiva. Afinal, toda empresa é feita por ou para pessoas.
A Localiza&Co adota uma abordagem de autonomia com responsabilidade, promovendo um ambiente de trabalho estimulante, que valoriza o aprendizado contínuo e incentiva a inovação.
Além disso, a implementação de “squads” (núcleos) trouxe agilidade e eficiência na troca de informações, aumentando a produtividade e evitando o uso de e-mails e chats. Outro ponto importante é o treinamento constante e a busca pessoal e contínua da evolução de carreira.
Segundo Stefan, de nada adianta contratar pessoas inteligentes se elas não tiverem a liberdade de pensar, produzir e criar. “Testou e não funcionou? Busca melhorar e vamos para outra coisa, e assim a gente vai crescendo e criando engajamento”, destaca.
Eficiência e qualidade para suas obras
A estratégia de Stefan Zeller e sua equipe demonstra um compromisso contínuo com a inovação, parcerias estratégicas, utilização eficaz de dados, foco nas pessoas e otimização de processos.
Os cinco pilares apresentados, oferecem um exemplo prático para equipes de engenharia que buscam reduzir Capex, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade das entregas em um cenário desafiador como o da construção civil.
Sobre o evento Retail Expansion
A 8ª e última edição do ano do Retail Expansion by Construct IN aconteceu no dia 07 de novembro, em São Paulo, repleta de inovação e aprendizados.
Além da Localiza, a empresa R4DESIGN, especialista em arquitetura de varejo e ambientes corporativos de alto desempenho, também esteve presente no evento, representada pelos arquitetos e sócios-fundadores, Leonardo Blumm e Marcelo Cunha.
Somente em 2023 foram realizadas 7 edições do Retail Expansion, com convidados especiais dos times de engenharia e expansão da Leroy Merlin, Grupo Nós, Dasa, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Carrefour, Petz e, neste último, da Localiza.
A programação volta em 2024 com mais conteúdos e conexões únicas para o setor de obras do varejo e expansão. Fique por dentro das novidades e agenda dos eventos por meio da newsletter Retail Expansion News.
Clique aqui para assinar gratuitamente!
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases
Escrito por Isis Gonzaga
Compartilhe nas redes
Mais posts como este
Categorias
Construct IN
Gestão de obras
Varejo
Construtoras
Cases